30.9.16

EPISÓDIO DOS SETENTA E DOIS - LUCAS 10,13-16 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Memória de São Jerônimo – Presbítero e Doutor. Jerônimo – Dalmácia, 342-420, possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço de Deus a pedido do papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu em Belém os últimos 35 anos, na oração, na penitência e no estudo da Bíblia.
Liturgia

Caríssimos, sinto que quanto mais acumulamos conhecimento e vivência da palavra de Deus, mais leves e livres ficamos, e mais e mais, queremos perseverar nela, como fez São Jerônimo, pois nos diz o Senhor: “conhecerás a verdade e a verdade vos libertará”! Jo 8,32.

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno, para sempre – Sl 136, quer que todos nós sejamos felizes... Enviou-nos Anjos, Profetas e o próprio Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo - Jo 3,16, mas mesmo vendo e sabendo dos feitos do Senhor, muitos corações fechados pelo obscurantismo, rejeitaram Jesus, rejeitando o próprio Deus que os criou...

Verdadeiramente, nosso Deus e Pai é compassivo, clemente, misericordioso – Sl 103,8.13, mas a indiferença, a rejeição de muitos, se não se converterem, resultarão em condenação, como nos narra Lucas, no Evangelho de hoje:
                                  



'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.' Lucas 10,13-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, os milagres, os testemunhos, expressam a vossa presença e a vossa ação no meio de nós... Pai Amado, inflame nosso coração de vosso amor para que estejamos sempre voltados para o vosso Filho e aprendamos a reconhece-lo em cada irmão... Pai, em nome de Jesus Cristo, libertai-nos ó Senhor das futilidades e dos ídolos deste mundo para que nos voltemos para vós!  Pai, que pela graça, unção e pela força de vosso Espírito Santo, a vossa luz seja derramada sobre nós, nos ilumine, nos impregne e fique conosco para a irradiarmos, testemunhando a vossa Palavra e a vossa vontade aos irmãos, aonde quer que nós estejamos!   Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘busquemos conhecer o Senhor de coração aberto e sincero’, amém!

São Jerônimo, rogai a Deus por nós para que ‘preservemos e renovemos em nós o amor à Sagrada Escritura, seguindo o vosso exemplo’, amém!

       Brasília-DF., 30 de setembro de 2016

                      Ana Miranda Bessa



29.9.16

VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL - JOÃO 1,47-51 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Festa dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel – quem é como Deus – é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel – força de Deus – revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus. Rafael – Deus curou – acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego.
Liturgia.

Depreende-se que os três  Arcanjos têm dons nobres e missões específicas, e meditando a história da nossa salvação, nosso Deus e Pai, Onisciente, Onipresente, Onipotente, como Pai compassivo e misericordioso que é, quis também a colaboração de Anjos e Profetas e de seus filhos amados, estendendo-nos seus dons e carismas, para que na força e na graça do seu Espírito Santo, colaboremos com o seu Reino de Amor – 1 Cor 12-14.

Sabe-se que pessoas de bem buscam a verdade, a justiça, e procuram conviver com os bons de alma e de coração: João falou de Jesus a seus discípulos; os discípulos de João falaram de Jesus aos seus irmãos e amigos, que vieram até Jesus, e Jesus, que tudo sabe e tudo vê, acolhe, elogia e promete maravilhas a serem vistas, por aquele que vem ao seu encontro e  que o seguirá, como nos narra João no evangelho de hoje:
                                                               



'Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás! ” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.’ João 1,47-51.

Caríssimos, Jesus não só nos acolhe, mas já nos antecipa aquilo que veremos e o que seremos, por isso, devemos sempre querer encontrá-lo... Nossa recompensa está nos céus - Mt 5. Esta tenda, o nosso corpo, ficará, mas a nossa alma, o nosso espírito, subirá aos céus, na Ressurreição – Mt 22,30; esta é a nossa fé; esta é a nossa esperança: para com, e ‘perante os vossos Anjos, vamos cantar-vos, ó Senhor!" Sl 138. Graças! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, Deus Eterno e Todo Poderoso, sois bendito para sempre em Cristo Jesus! Com toda a Igreja, nós vos pedimos:
- ‘ Deus santo, que mandastes vossos anjos para proteger todos os nossos passos, conduzi-nos sempre pelos caminhos do bem.
- Pai de bondade, a quem os anjos contemplam dia e noite, fazei-nos procurar sem cessar vossa face misericordiosa.
- Deus eterno, cujos filhos e filhas serão como anjos no céu, dai-nos a pureza de mente e de coração.
- Deus todo-poderoso, que enviastes os anjos para anunciar vossas maravilhas, ajudai-nos a proclamar com fé vossa bondade.
- Deus misericordioso, que nos destes vosso Filho, concedei que a humanidade aprenda dele a fazer brilhar vosso reino de amor e justiça. ’ Amém! Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa com os Arcanjos e Anjos de Deus, rogai por nós Mãe, para que um dia,  juntando-nos à multidão do exército celeste louvemos ao nosso Deus e Pai, dizendo-lhe: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados”. Lc 2,13-14. Amém!

         Brasília-DF., 29 de setembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa



28.9.16

EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO - LUCAS 9,57-62 - REFLEXÃO DIÁRIA





Nosso Deus e Pai concebeu a Moisés, a Aliança e o Decálogo – Ex 19-24 para disciplinar a conduta dos seus filhos, e seguindo este exemplo - dentre outros, os homens elaboraram a Constituição – Lei Magna que se desdobra em direitos e deveres específicos para os cidadãos...

A lei do trabalho, determina o tempo e o horário funcional, o descanso diário, as férias, aposentadoria...

A palavra de Jesus hoje parece-nos a princípio ser bastante radical quanto ao seu seguimento, mas sinto, que a vivência cristã, não tem como delimitar tempo e espaço, como o dedicar-se a X horas por exemplo, mas, a estarmos conectados com nosso Deus e Pai sempre, em todos os lugares e circunstâncias, pois o próprio Jesus que curava em dia de sábado, diz aos judeus que ‘seu Pai trabalha até agora e ele também trabalha ‘– Jo 5,16-17.

Acolhamos a Palavra de Salvação de Jesus Cristo, narrada por Lucas, com a mente e o coração abertos e receptivos para escutar o que o Senhor quer nos dizer:
                                             


'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.' Lucas 9,57-62.

Caríssimos, quando amamos e nos sentimos amados, não estipulamos tempo para ficarmos com a pessoa amada, porque com ela queremos sempre estar... Que assim seje o nosso amor por Jesus, porque assim é o seu amor e o amor de nosso Deus e Pai, por cada um de nós: amor eterno, amor para sempre! Sl 136. Graças, Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque em Maria, Mãe de Jesus e nossa nos deixastes o modo para que aprendamos a fazer a vossa vontade, fazendo-nos servos, segundo a vossa Palavra – Lc 1,38, e assim, seguindo Jesus, atendendo ao seu chamado,   contribuamos para anunciar, testemunhar  e edificar o vosso reino de amor! Graças Pai Santo, porque tudo converge para vós, nosso Deus e Criador; tudo converge para Jesus, nosso Senhor e Salvador e tudo converge para o Espírito Santo, que nos dá sabedoria, força e coragem para perseverar no vosso caminho! Graças, Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos obedientes à Palavra de Deus, sem olharmos para trás, cantando com a Senhora: ‘Minha alma glorifica o Senhor e exulta de alegria o meu espírito, em Deus meu Salvador’. Lc 1,46-47. Amém!

          Brasília-DF., 28 de setembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa

27.9.16

RECUSA DOS SAMARITANOS - LUCAS 9,51-56 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de São Vicente de Paulo – Presbítero e Fundador. Vicente – França, 1581-1660, fundador da Congregação da Missão – Lazaristas – e das Filhas da Caridade – Vicentinas, foi apóstolo da caridade entre os pobres, doentes e sofredores. O amor com que tratou os mais necessitados espelhava o próprio Cristo.
Liturgia

Caríssimos, deliberar, tomar atitudes e decisões com relação a mudanças radicais em nossas vidas exigem de nós reflexão, silêncio, oração e escuta quanto ao caminho a seguir...

Penso que a maioria de nós prefere o cotidiano tranquilo já conquistado, mas quando surgem os imprevistos, requerem de nós ação para que não fiquemos à mercê de acontecimentos que nos tragam preocupações e desconforto...

Jesus Cristo, nosso exemplo de obediência ao Pai, nos ensina a viver segundo a vontade do Pai e diante de obstáculos, ele os contorna e segue adiante, sem contestações, nem conflitos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                                  



'Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? ” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. Lucas 9,51-56.

Sobre a subida de Jesus a Jerusalém, diz-nos a igreja do Senhor: “Ora, quando se completaram os dias de sua elevação, Jesus tomou resolutamente o caminho de Jerusalém” – Lc 9,51; Jo 13,1. Com esta decisão, indicava que subia a Jerusalém pronto para morrer. Por três vezes tinha anunciado sua Paixão e sua Ressurreição – Mc 8,31-33; 9,31-32; 10,32-34. Ao dirigir-se para Jerusalém, disse: “Não convém que um profeta pereça fora de Jerusalém” – Lc 13,33. ’ CIC 557.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo, a que façamos a vossa vontade!  Pai, ajuda-nos a sermos tolerantes e misericordiosos para com as pessoas de duro coração que impõem de forma inflexível suas atitudes de discriminação e preconceitos, para que deixemos ir os empecilhos, sem discussões e sem imposições da nossa parte, buscando com sabedoria outras soluções conciliatórias que nos favoreçam...

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe, a sermos sábios e inteligentes em situações que fogem ao nosso controle.

São Vicente de Paulo, sabemos que nosso 'Deus e Pai ama os pobres e se fez pobre também', rogai  por nós, para que 'tomemos decisões que promovam a vida dos necessitados e infelizes'. Amém!


        Brasília-DF., 27 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

26.9.16

QUEM É O MAIOR? O EXORCISTA ESTRANHO - LUCAS 9,46-50 - REFLEXÃO DIÁRIA




Conheci uma pessoa que passou por muito esforço para alcançar seu objetivo numa atividade que lhe proporcionou independência financeira, fama, poder e etc., mas que assumiu um modo de ser que difere de sua origem humilde e se tornou altiva, pretensiosa, orgulhosa de si mesma, incorporando uma personalidade que contrasta com a sua  identidade...

Muitos de nós, vivemos dificuldades para alcançarmos uma meta, um objetivo na vida e por isso devemos ter em mente o sermos gratos à nossa família e às pessoas com as quais convivemos no percurso da nossa caminhada, porque de forma direta ou indireta, também contribuíram para a nossa formação, edificando-nos, uns aos outros...

Penso que quando Jesus nos exorta a que sejamos como crianças e a que aceitemos o diferente que ajuda o próximo, ele nos exorta à humildade, ao desprendimento do que somos e temos – como se não os tivéssemos; a não disputarmos lugares de destaque,  a não nos sentirmos melhores que os demais  e a não fazermos acepção de pessoas, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:                                     


'Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.' Lucas 9,46-50.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque quando passamos por situações difíceis, suscitas em nós ‘a atividade de nossa fé, o esforço da nossa caridade e a perseverança da nossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo’. 1Ts 1,3. Graças, Senhor!

Pai Santo, ‘inclinai o vosso ouvido e escutai-nos - Sl 17': ajuda-nos Senhor a sermos como crianças que tudo espera dos pais, e que mesmo sendo pessoas adultas assim devemos ser com o Senhor porque sois nosso Criador, e tudo o que somos e temos, procedem de vós!  Pai, ajuda-nos para que mais nos voltemos para o Senhor, porque isso vos é agradável, pois a tristeza de muitos pais, é verem seus filhos distantes deles...

Pai Santo, nós vos amamos, ajuda-nos Senhor a amarmos os nossos irmãos – Mt 22,36-40; a sermos misericordiosos como o Senhor é misericordioso – Lc 6,36-38. Ajuda-nos Pai, a sermos mansos e humildes de coração, como Jesus, é manso e humilde de coração – Mt 11,28s, e que os nossos critérios de preferência, sejam semelhantes aos vossos, ó Pai!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que nos ‘façamos pequenos em benefício dos irmãos e irmãs’, servindo-os despretensiosamente! Amém!

       Brasília-DF., 26 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa



25.9.16

O RICO E O INDIGENTE, LÁZARO - LUCAS 16,19-31 : 'OBRAS DE MISERICÓRDIA' - REFLEXÃO DO PASTOR




'A Liturgia da Palavra continua a nos interpelar a respeito da nossa relação com os bens materiais, levando-nos a pensar como administramos, utilizamos e partilhamos os bens deste mundo, perante Lázaro (Lc 16,19-31). Ele, que era “pobre” e “cheio de feridas”, representa inúmeras pessoas que sofrem, sem receber atenção, especialmente os que padecem em meio à miséria e à enfermidade. O profeta Amós denuncia uma triste realidade que perdura em nossos dias: os que viviam no luxo e não se preocupavam com os sofrimentos dos pobres (Am 6,1-7). Lázaro continua “no chão” à espera de quem o levante; ele permanece à nossa “porta”, interpelando especialmente quem “se veste com roupas finas e elegantes e faz festas esplêndidas”. Neste Ano Santo somos chamados a enxergar Lázaro com olhos misericordiosos, sendo solidários com os pobres e sofredores, praticando as obras de misericórdia. O que temos feito por Lázaro?
                                         


Os discípulos de Cristo devem testemunhar o amor ao próximo em ações concretas de compaixão e partilha. Por isso, procure realizar ao menos uma obra de misericórdia, por iniciativa pessoal e espontânea, mas sempre que possível, também em família. Ajude a sua comunidade paroquial a realizar ao menos uma obra de misericórdia comunitária. Experimente a alegria de ser misericordioso como o Pai para alcançar a misericórdia.

“É o meu vivo desejo que o povo cristão reflita durante o Jubileu sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais”, escreveu o Papa Francisco. “Redescubramos as obras de misericórdia corporal: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos” (Misericordiae Vultus, n. 15).

A parábola de Jesus, narrada por Lucas, se conclui com a referência aos cinco irmãos que necessitavam ser advertidos para mudar de vida, a fim de não terem o triste fim daquele homem insensível aos sofrimentos de Lázaro. “Eles têm Moisés e os Profetas; que os escutem! ” (Lc 16,9). Nós também temos, hoje, a Palavra de Deus proclamada pela Igreja. Basta escutá-la! Neste domingo em que celebramos o Dia da Bíblia é importante refletir sobre como temos vivido este mês, considerando as nossas atitudes diante da Palavra de Deus. Qual é o tempo que temos dedicado à leitura e meditação da Bíblia? Como está a nossa escuta e vivência da Palavra de Deus? '


            PALAVRA DO PASTOR
                  OBRAS DE MISERICÓRDIA
                      Dom Sergio da Rocha
                    Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 25 de setembro de 2016
Ana Miranda Bessa

24.9.16

SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO - LUCAS 9,43-45 - REFLEXÃO DIÁRIA






Adentramos à Primavera ... Primavera, Verão, Outono, Inverno, com suas singularidades, são as quatro estações climáticas do ano...

Como as estações..., nesta vida estamos, ora crianças, adolescentes, adultos, anciãos, percorrendo um tempo, neste espaço denominado Terra, encaminhando-nos para ‘ a morada eterna ‘ – Ecl 11,5, onde seremos todos Anjos – Mt 22,30.

Viver tempos bons e felizes é o anseio do nosso coração e os Apóstolos assim viveram com Jesus, onde todos estavam admirados com todas as coisas que ele fazia quando então, Jesus chama-lhes a atenção e os admoesta sobre um tempo que virá e que diverge desse tempo que eles estão vivendo; e o medo os envolve, e se calam, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
    
                           



'Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.' Lucas 9,43-45.

Seguir Jesus é ofertar-se como ele fez; é ‘carregar a nossa cruz de cada dia’ - Lc 9,23-26,  e recusá-la, é renunciar  'à luz e à vida imperecíveis'  – 2Tm 1,10, que nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, reservou para cada um de nós, seus filhos muito amados - Jo 3,16, que acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus, nosso Senhor – Fil 2,11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a cruz fez parte da vida de Jesus, ajuda-nos Senhor a não termos medo, a superarmos os nossos limites e a ofertarmo-nos ao Senhor, carregando a nossa cruz de cada dia e que também,  ajudemos os nossos irmãos a carregá-la se estiverem vivendo momentos difíceis em perseverar na fé!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, na graça e na unção de vosso Espírito Santo a compreendermos e a entendermos a vossa vontade em nossas vidas... Pai, ajuda-nos  a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista,  os bens eternos... Pai, ajuda-nos a que dialoguemos com Jesus através da oração e da escuta de sua Palavra... Ajuda-nos Pai a que nos familiarizemos com ela e a busquemos para uma vivência intimista, meditativa, alegre e celebrativa, anunciando e testemunhando Jesus aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 24 de setembro de 2016
           Ana Miranda Bessa

23.9.16

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO - LUCAS 9,18-22 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Memória de São Pio de Pietrelcina – Presbítero. Francisco Forgione – Itália, 1887-1968, o padre Pio, foi herdeiro espiritual de são Francisco de Assis e o primeiro sacerdote a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Empenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos do corpo e da alma, a quem trouxe cura corporal e renovação espiritual.
Liturgia.

Como filhas e filhos amados de nosso Deus e Pai, o Senhor nos deu um DNA que nos faz pessoas únicas, indivíduos, cada um com o seu jeito de ser, e somente a convivência pode nos ajudar no conhecimento do outro... No nosso dia a dia aproximamo-nos das pessoas de bem quando existe um interesse mutuo, afinidades, para daí então, revelarmo-nos um ao outro... E maravilhoso,  é que essa convivência pacífica e harmoniosa, vai nos moldando um ao outro, em discernimento,  e vamos nos assemelhando ao seu jeito de ser,  em especial, como aconteceu com o Padre Pio, em relação a Jesus...

Vimos ontem que Herodes ainda não conhecia Jesus, mas ouviu falar dele e procurava vê-lo – Lc 9,7-9. E hoje, Jesus, após um tempo de oração com seus Apóstolos, quer saber dos mesmos, não só o que o povo diz, mas o que eles mesmos dizem dele, e Pedro lhe responde ...; e Jesus, então, lhes antecipa o sofrimento que irá passar, segundo nos narra Lucas, a seguir:

'Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
                                             



Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou? ” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.' Lucas 9,18-22.

Jesus, na festa da Dedicação em Jerusalém, responde aos judeus, sobre a sua identidade, dizendo-lhes ser ‘Uno com o Pai – Jo 10,30’, revelando-nos um ‘mistério de unidade vasto e profundo’; concluindo, diz-lhes ainda, ‘ ... o Pai está em mim e eu no Pai’ – Jo 10,38.

Jesus veio para nos salvar – Jo 3,16! Sabe tudo e nos conhece plenamente – Jo 21,17, mas, como perfeito amigo que verdadeiramente é – Jo 15,15, quer saber de cada um de nós, de nossa boca, de nossa alma e de nosso coração, olho no olho: como o vemos, o sentimos e o quanto o amamos!

Aprendi que ‘os nossos louvores, nada acrescenta ao Senhor, mas nos aproxima dele’! Louvemos, sempre,  o Senhor ! 

Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos...; sois o Senhor das nossas vidas e colocamo-nos em vossas mãos... Ajuda-nos Senhor a termos um coração puro, todo dedicado a vós, ao Pai e ao Espírito Santo, como o amor dos amantes, cantado por Davi no salmo 144. O desejo de estar junto de vós nos enche de gozo e de alegria. Ajuda-nos Senhor, a sentirmos a vossa presença em nós para que vos glorifiquemos e o Senhor nos glorifique, para que ‘outros possam ver a vossa obra em nossos corações ‘ e proclamemos jubilosos: Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a anunciarmos e a testemunharmos Jesus – 'O Cristo de Deus', em palavras, gestos e ações em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

São Pio de Pietrelcina, rogai a Deus por nós para que tenhamos um coração manso, compassivo e misericordioso para com os irmãos, em unidade com Jesus, amém!

       Brasília-DF., 23 de setembro de 2016
                    Ana Miranda Bessa



22.9.16

REAÇÃO DE HERODES - LUCAS 9,7-9 - REFLEXÃO DIÁRIA





O Povo de Deus esperava o Messias anunciado pelos Profetas, e quando surgiu João Batista pregando para que as pessoas ‘produzissem frutos dignos de arrependimento para que fossem salvas ...’, interrogavam-no se ele era o Messias! João respondia que ele batizava com água ... e o Messias, batizaria com o Espírito Santo e com fogo!

E a profecia se cumpriu, testemunhada pelo povo quando João batizava Jesus nas águas do rio Jordão: e o ‘céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma corporal, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho; eu, hoje, te gerei! ” Lc 3.

Herodes, ao ouvir falar de Jesus queria saber quem era Jesus e procurava vê-lo, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                                   


'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? ” E procurava ver Jesus.' Lucas 9,7-9.

Eclesiastes 1, diz-nos no seu prólogo, sobre as vaidades, que nada há de novo debaixo do sol, e meditando sobre a pessoa de João Batista e de Jesus, em correlação com Herodes, autoridade magna na época, lembrei-me de fato recente, da semana passada, aqui no Brasil, ocorrido na calada da noite na Câmara dos Deputados, seguido da ameaça do Presidente do Senado, Sr. Renan Calheiros, em querer restringir a ação do Juiz Sérgio Moro no combate à corrupção, que assolou o nosso País...

Lembrei-me também de outubro de 2010, da empáfia e da satisfação do Sr. Lula, ex-presidente do Brasil, ao ver sua candidata vitoriosa e ele, atualmente, se encontra neste tempo, como réu duplo...; bem como, me lembro da então presidente Dilma, eleita ..., quando disse que " nem Jesus tiraria a sua vitória" e foi deposta maciçamente pelo Congresso Nacional da Presidência da República ...

Caríssimos, quando a vaidade se sobrepõe nas atitudes e no  comportamento humano  e ' se exclui Deus da lida de cada dia, tudo é relativizado, até mesmo a vida.'

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a história da nossa salvação nos relata a vossa justiça para manifestar o direito aos oprimidos, em benefício de seu povo .... Os reis, os que detém o poder, passam, ‘uma geração passa, outra lhe sucede...’, mas Jesus Cristo permanece e permanecerá pelos séculos dos séculos sem fim – Mt 28,20.

Jesus Cristo, nós cremos que sois, o ' Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai.', enviai o vosso Espírito Santo e iluminai o nosso Brasil e todas as Nações, especialmente as que estão em guerra, trazendo-nos a fé, a esperança e a caridade, bens eternos, que não passam!

Pai Amado, caminha conosco e livra-nos das vaidades:
- 'Ajudai-nos Senhor, a termos sempre em vós o sentido e a razão de nossa vida.
- “Fostes sempre um refúgio para nós”, diz-nos o Salmo 90; dai-nos viver a cada dia com a certeza e a alegria do vosso amparo.
- João Batista foi degolado por Herodes; defendei-nos dos perversos e de todos os perigos.
- “E procurava ver Jesus”; convertei os corações que consideram cristãos, mas resistem ao vosso evangelho.' Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sempre procurarmos Jesus, ouvindo-o e seguindo os seus  passos, e assim contribuirmos, com a verdade e a justiça, a favor da vida! Amém!

         Brasília-DF., 22 de setembro de 2016

                     Ana Miranda Bessa





21.9.16

A VOCAÇÃO DE MATEUS - MATEUS 9,9-13 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Festa de São Mateus – Apóstolo e Evangelista. O evangelista Mateus – Palestina, século 1º, também conhecido como Levi, exercia a atividade de cobrador de impostos quando foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo dos doze. Segundo a tradição, pregou no Oriente e morreu mártir na Etiópia.
Liturgia

Minha família e eu, acreditamos, como São Paulo que: ‘Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fomos chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. ’ Ef 4,4-7.

Assim sendo, somos uma grande família e Jesus veio para nos ensinar isso, mas muitos não o acolheram, como ainda hoje, muitos não o acolhem...

Jesus em tudo fez a vontade do Pai – Jo 4,34;6,38 e ao escolher seus apóstolos, estendeu-lhes a graça de realizar milagres, curas, prodígios e sinais - Mt 10; e como escolheu homens trabalhadores, mas pecadores, foi criticado por alguns fariseus como nos narra o próprio Mateus no evangelho de hoje - chamado por Jesus para segui-lo:

'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me! ” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores? ”                                    


Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor, Pai clemente e compassivo porque nos vês, nos conheces, sabe tudo de nós e queres que todos nós, vossos filhos amados, nos convertamos, caminhemos convosco e sejamos salvos para que um dia ‘cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do vosso Filho Unigênito, Jesus Cristo, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude’. Amém! Ef 4,13. Graças, Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, na força e na unção de vosso Espírito Santo para que tenhamos um coração sem preconceitos,  dócil e misericordioso para acolher a todos os irmãos, indistintamente, como o Senhor nos acolhe! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos fiéis ouvintes, anunciadores e testemunhas da Palavra , perseverantes e eficazes seguidores de Jesus Cristo, nosso Senhor! Amém!


São Mateus, rogai a Deus por nós para que ao sermos chamados para seguir e servir ao Senhor, prontamente o façamos como o senhor o fez! Amém!

        Brasília-DF., 21 de setembro de 2016
                   Ana Miranda Bessa

20.9.16

A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS - LUCAS 8,19-21 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória dos Santos André Kim e Paulo Chong – Mártires. No início do século 17, os leigos coreanos se organizaram como uma comunidade cristã fervorosa. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Nos anos seguintes, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais o padre André Kim Taegon e o leigo Paulo Chong Hasang.
Liturgia

Muitos sacerdotes e missionários até os nossos dias, estão sendo mortos, martirizados, por anunciar e testemunhar a palavra de Deus e se esta palavra permanece é graças a Deus por aqueles que nos antecederam e permanecerá, pelo nosso anúncio e testemunho, na vida dos irmãos, como um liame de amor ao Senhor nosso Deus e Pai!

A palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12 e com a ajuda de Deus nós buscamos vivencia-la, aprendendo com Jesus que além de nos ensinar através de parábolas, correlaciona também, eventos simultâneos, para nos ensinar a como fazer a vontade do Pai...

Jesus veio para fazer a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38; nos reconciliar com o Pai – 2Cor 5,18, e, sendo Filho unigênito, estendeu-nos a adoção filial , como nos diz São Paulo: ‘ E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba,Pai! ... E se és filho, és também herdeiro, graças a Deus. ’ Gl 4,1-7.

Assim sendo, no evangelho de hoje narrado por Lucas, quando anunciam a Jesus a presença de sua mãe e irmãos - 'A palavra irmão em hebraico significa primo ou parente próximo. ' - , por obra e graça do Pai, ele estende a filiação materna e paterna, a todos nós – que ouvimos a Palavra de Deus e a praticamos! Portanto, Jesus nos agraciou com a herança e a pertença de filhos amados, doravante pertencentes à Família de seu Pai: Pai Nosso - Mt 6,7-15, como nos ensinou!

Acolhamos a palavra que nos salva e nos guia no caminho do Senhor:
                                    


'Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Lucas 8,19-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor porque pelo ‘sim’ de Maria - Lc 1,26-38, nos trouxestes Jesus, Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6 para abrir as portas do vosso Reino de Amor para nós e nele nos introduzir, com a condição de fazermos Pai, a vossa vontade!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo, para que ‘apliquemos toda a diligência em juntar à nossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade, para que sejamos úteis, frutíferos e coerentes na vivência e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo’. 1Pd 1,3-11. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘nos tornemos ouvintes e praticantes da palavra do Senhor, para que vivamos sempre como sua família’, amém!

Santos André Kim e Paulo Chong, rogai a Deus por nós para que mesmo ameaçados, anunciemos e testemunhemos Jesus, com palavras, gestos e ações fraternos, solidários e misericordiosos, em todas as circunstâncias das nossas vidas, amém!

      Brasília-DF., 20 de setembro de 2016
                 Ana Miranda Bessa



19.9.16

A LÂMPADA - LUCAS 8,16-18 - REFLEXÃO DIÁRIA





Sempre ouvi dizer que o poder é efêmero, assim como é efêmero o dom das nossas vidas - Sl 103,15-16; mas quanto ao poder, algumas pessoas dignamente constituídas querem mudar as regras, com uma conduta em benefício e usufruto de si mesmas e de seus aliados, como se donas fossem, e assim querem se manter ...


No Brasil estamos vivendo um tempo de descobertas das arbitrariedades e abusos de pessoas corruptas que dilapidaram  o progresso e a economia do nosso País em prejuízo de seus filhos, especialmente nas áreas da saúde, educação, segurança e que vêm ocasionando falências, concordatas de empresários e desemprego da população...

Diz-se também, que a justiça pode tardar, mas que ela vem, ah, vem..., e aqueles que exerciam tais atos nas trevas da mentira, da dissimulação e do egoísmo, tornaram-se conhecidos, manifestos, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz.Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.' Lucas 8,16-18.

Caríssimos, diz-nos Jesus: ‘...a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más... Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus’. Jo 3,19-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque ‘outrora éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor; ajuda-nos Pai, para que andemos como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade e justiça e verdade’. Ef 5,8. Amém!

Pai Santo, nós vos pedimos: ‘Senhor, escutai a nossa prece:
- Ajudai, Senhor, a Igreja a libertar os que sofrem sob o jugo da injustiça.
- Tornai-nos mensageiros da vossa luz, sobretudo onde as trevas se manifestam.
- Desnudai os planos perversos e as maldades praticadas às ocultas contra o vosso povo.
- Iluminai as famílias na educação dos filhos para a honestidade e para a vida cristã.
- Ensinai nossa comunidade a bem ouvir vossa palavra e irradiar seus ensinamentos. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos uma conduta exemplar, digna, sincera, honesta e um coração íntegro, bom e generoso para testemunhar e refletir a luz do Senhor, amém!

    Brasília-DF., 19 de setembro de 2016

               Ana Miranda Bessa

18.9.16

PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR INFIEL - LUCAS 16,1-13 : 'NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO' - REFLEXÃO DO PASTOR




'A parábola do administrador infiel (Lc 16,1-13) questiona as nossas atitudes no uso e na administração dos bens materiais, não podendo ser interpretada, jamais, como favorável à desonestidade. O administrador, chamado a prestar contas da sua administração, estava sendo acusado de esbanjar os bens do proprietário. Ao final, ele foi elogiado, não por ser desonesto, mas "porque agiu com esperteza". A sua atitude faz pensar que "os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz" (Lc 16,8). Não se pode ficar acomodado diante dos problemas, mas agir com prontidão para superá-los. Diante dos bens materiais, a nossa atitude deve ser a administração justa, prudente e responsável, ao invés da desonestidade. A parábola se completa com uma exortação a ser "fiel nas pequenas coisas" para ser "fiel também nas grandes", pois quem é injusto nas pequenas coisas, será injusto também nas grandes. É comum as pessoas acharem que pequenas faltas não têm importância. Quando alguém se deixa levar pela infidelidade nas pequenas coisas, acaba caindo em infidelidades maiores, causando danos para si e para os outros. A conclusão desta parábola não deixa dúvidas sobre a condenação da desonestidade e da ganância na administração dos bens: "vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro" (Lc 16,13), afirma Jesus.
                                            


O profeta Amós (Am 8,4-7) condena severamente a desonestidade e as injustiças, ressaltando que Deus não se esquecerá do que estão fazendo contra os pobres, pois "maltratam os humildes"; "causam a prostração dos pobres da terra"; "dominam os pobres". No tempo de Amós, assim como hoje, não se pode servir a Deus e ao dinheiro; ao contrário, é preciso usar e administrar os bens materiais com prudência, justiça e honestidade. Quando o dinheiro ocupa o lugar de Deus, a corrupção cresce e se alastra.

Na Primeira Carta a Timóteo (1Tm 2,1-8), S. Paulo nos recorda a necessidade da oração para a vida pessoal e social, recomendando "que em todo lugar os homens façam orações, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões" (2,8). A oração deve ser acompanhada da vivência da santidade, especialmente, do amor ao próximo, o que inclui a honestidade. As mãos erguidas em oração devem ser também mãos estendidas aos irmãos. Na liturgia eucarística, erguemos as mãos para o Pai, em oração, para logo depois estendê-las aos irmãos, desejando-lhes a paz.

Para servir a Deus e não ao dinheiro, é preciso discernir o que Deus quer de nós, a cada momento, lendo e meditando a Palavra de Deus. Faça isso, durante esta semana, especialmente, neste mês dedicado à Bíblia!


             PALAVRA DO PASTOR
   NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO
                      Dom Sergio da Rocha
                     Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 18 de setembro de 2016
Ana Miranda Besa

17.9.16

PARÁBOLA DO SEMEADOR - LUCAS 8,4-15 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando uma pessoa vem nos contar sobre o comportamento de um irmão - por exemplo, filho dos mesmos pais - ser divergente de seus próprios irmãos, costumamos justificar,  mostrando uma das mãos para dizer-lhe: 'que até os dedos, não são iguais' ...

Assim, é com a nossa adesão ao Senhor nosso Deus e Pai! A Palavra nos é anunciada e testemunhada ..., mas cada pessoa tem o seu discernimento, aceitando-a ou não, como a semente lançada nos vários e diversificados terrenos da parábola de hoje, narrada por Lucas:

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:

“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
                                           

                         
Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu:

“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor, porque ‘colocastes a vossa lei no fundo do nosso ser e a escreveste em nosso coração; então sois o nosso Deus e nós somos o vosso povo’, ‘porque nos estendestes a graça de conhecer os mistérios do vosso Reino de Amor’ – Jer 31,33-34; Lc 8,10.

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Ajuda-nos, Senhor para que não fiquemos na superficialidade da fé, sujeitos ao vento forte, à tempestade e ao sol causticante que podem nos afastar de vós... Ajuda-nos Senhor, para que  abramos o nosso coração, a nossa mente, acolhamos o vosso amor e nele perseveremos, porque nas amas com amor eterno, ‘tens um projeto de felicidade para cada um de nós, nos dás um futuro, uma esperança', quando então 'traremos, refletiremos  - 
na vossa graça -, a imagem do homem celeste’! ‘Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça', diz-nos o Senhor!- Jer 29,11; 1Cor 15,49. Mt 13,43. Amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos um coração generoso e bom para perseverarmos, anunciarmos e testemunharmos a Palavra do Senhor! Amém!


          Brasília-DF., 17 de setembro de 2016

                        Ana Miranda Bessa

16.9.16

MULHERES ENTRE OS SEGUIDORES DE JESUS - LUCAS 8,1-3 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor, celebra a Memória dos Santos Cornélio e Cipriano - Papa e Bispo Mártires. Cornélio – papa, de grande coração, muito lutou pela unidade da Igreja e pela reconciliação dos cristãos que a abandonaram por causa das perseguições. Cipriano – bispo, mestre de moral cristã, deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja. Ambos pagaram com a vida sua fé em Cristo – século 3º.
Liturgia

Quando vivemos em uma comunidade - com unidade, que ama e se dedica ao Senhor, seus membros também se amam e se respeitam reciprocamente uns aos outros e todos se sentem como membros de uma mesma família ...

A necessidade de um membro dessa comunidade é aliviada com a ajuda dos mais próximos e cada um oferece o que tem e o que pode em benefício do outro, não só no aspecto espiritual, mas também no material, e o fazem de bom grado, com alegria e despretensiosamente, confirmando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais felicidade em dar que em receber ‘ – At 20,35.

As mulheres que ajudavam Jesus e seus discípulos, o faziam por amor e gratidão ...

O apego aos bens pode nos afastar da intimidade com nosso Deus e Pai – 1 Tm 6,10, mas a nossa ajuda, com os nossos bens e dons, multiplica a fraternidade e a solidariedade,  nos une mais ainda em um liame de amor, porque compartilhamos - além dos nossos dons e bens,  a mesma fé, os mesmos sentimentos, a mesma esperança...

Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Lucas, abrindo o nosso coração à gratuidade e à generosidade para a boa-nova do Reino de Deus:
                                                    


'Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.' Lucas 8,1-3.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque como as mulheres do evangelho de hoje, muitos de nós vos buscamos pelo sofrimento, pela dor e o Senhor veio ao nosso encontro, curou as nossas enfermidades e nos libertou para vos seguir e vos servir com os dons e bens que o Senhor mesmo nos concedes... 

Senhor, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos graças Senhor, por vossa imensa glória!

 Senhor, na força de vosso Espírito Santo e na comunhão de vosso Corpo e Sangue, fortaleça-nos Senhor e renova o nosso ânimo, pois queremos vos seguir, vos servir e vos testemunhar em gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que, homens e mulheres, expressem com o coração e a alma, todo o amor, respeito e admiração por nosso Deus e Senhor, amém!

Santos Cornélio e Cipriano, rogai a Deus por nós para que estejamos sempre unidos na fidelidade ao Evangelho e à Igreja do Senhor! Amém!

          Brasília-DF., 16 de setembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa

15.9.16

A MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ - JOÃO 19,25-27 - REFLEXÃO DIÁRIA


A Igreja do Senhor celebra a Memória de Nossa Senhora das Dores. Esta memória nos faz recordar as dores e dificuldades que Maria enfrentou, sobretudo a suprema dor de ver o Filho morrer na cruz. Celebremos em comunhão com as mães que veem os seus filhos seguindo caminhos de morte, como o das drogas, do roubo e da violência. Liturgia

Diz-se que quem obedece, erra menos, e lembrei-me de Eva e Adão no Paraíso, que embora advertidos pelo Senhor sobre uma única restrição, não obedeceram... e, tendo praticamente acesso a 99% de tudo, perderam o que tinham... Gn 2,15-17; 3.

Nossa Senhora foi obediente e ao concordar com o Anjo cumpriu e realizou a  vontade de Deus, dizendo-lhe: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” – Lc 1,26-38.

Jesus Cristo, ‘mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem’ – Hb 5,7-9.

Caríssimos, penso que, se Jesus permanece em nós – Jo 6,56;15,4; está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e na Cruz – sendo obediente ao Pai –, estendeu sua filiação materna a cada um de nós – Jo 19,25-27, muito mais estará Jesus com sua Mãe, Nossa Senhora e Embaixadora Eterna do Filho amado, ouvindo-a dizer para nós seus filhos: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’ – Jo 2,5.
                             


Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por João, solidarizando-nos com a dor e o martírio de Nossa Senhora e de todas as mães que assistem à morte dos seus próprios filhos:

'Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.' João 19,25-27

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos conceder a Mãe do Belo Amor, Maria, que obedecendo e seguindo a vossa palavra, nos trouxe Jesus Salvador e Senhor da Vida, e participando de tão grande dor, teve seu coração também transpassado como por uma espada – Lc 2,34s.  Pai, Maria,  obedeceu, entendeu, e por vossa graça, realizou plenamente a vossa vontade para nos mostrar que as nossas tribulações  - Jo 16,33, são provas de resistência para o fortalecimento da nossa fé e da nossa esperança, para sermos merecedores vitoriosos das vossas bem-aventuranças prometidas por vós ó Pai, em nosso Senhor Jesus Cristo – Mt 5,1-12.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, Senhora das Dores, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos Mãe, das promessas de Cristo, amém!

      Brasília-DF., 15 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

14.9.16

CONVERSA DE JESUS COM NICODEMOS - JOÃO 3,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. A festa da Exaltação da Cruz motiva-nos a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus pela humanidade. Liturgia

Verdadeira é a História da nossa Salvação, testemunhada por multidão de milhares de miríades de pessoas que nos antecederam e nos deixaram relatos escritos dos feitos de nosso Deus e Pai nas suas vidas, para beneficiar e solidificar a nossa fé e a nossa esperança!

Como vamos recordar os acontecimentos se não os registramos, por exemplo, quando Jesus nos pediu que realizássemos a Santa Eucaristia, como memorial de sua paixão, morte e ressurreição – Lc 22,19-20? Assim como Deus  escreveu os Mandamentos sobre duas tábuas de pedra e as entregou a Moisés - Dt 5, assim a Igreja o fez para nós, para manter viva a nossa fé!

Toda história tem começo, meio e fim e Jesus para ilustrar seu ensinamento à Nicodemos, recorda Moisés no deserto – Nm 21,4-9, para mostrar a ação de Deus em benefício de seu povo; e o que acontecerá, com ele mesmo, Jesus, oferta do Pai, para  alcançarmos a vida eterna, como nos narra João no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
                                              



Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. João 3,13-17.

Diz-nos a Igreja do Senhor: 'Os Evangelhos narram em dois momentos solenes – o Batismo e a Transfiguração de Cristo – a voz do Pai que o designa como seu “Filho bem-amado” – Mt 3,17; 17,5. Jesus designa-se a si mesmo como “o Filho Único de Deus” – Jo 3,16 e afirma com este título a sua preexistência eterna – Jo 10,36. Exige a fé “em nome do Filho Único de Deus” – Jo 3,18. Esta confissão cristã aparece já na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” – Mc 15,39, pois é somente no Mistério Pascal que o crente pode captar o alcance último do título “Filho de Deus”.' CIC 444.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor! Nós vos louvamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor por vossa imensa glória, porque sois maravilhoso Pai: falavas com Moisés... Que maravilhoso sois vós Jesus, falastes com Nicodemos! Que maravilha Pai Santo, que maravilha Jesus, pois falas conosco na vossa Palavra Sagrada; se fazes uno conosco  na Santa Eucaristia  .... Permaneça em nós Senhor, para que nós permaneçamos em vós - Jo 6,56!  Senhor, que a vossa Palavra também permaneça em nossas mentes, em nossos corações e se estenda à nossa descendência - como a recebemos de nossos pais -, porque sois o Senhor das nossas vidas! Pai Amado, Pai querido em Cristo Jesus, fica conosco Senhor para que irradiemos a vossa luz e graça, e vos anunciemos e testemunhemos a todos que de nós se achegarem e àqueles que nós, nos achegarmos, amém!

Pai Amado, rezando com toda a Igreja, vos pedimos, ‘Senhor, escutai nossa prece:
- Cristo, vencedor da morte e de todo orgulho, dai à Igreja imitar vosso exemplo de amor e humildade.
- Cristo, Senhor da história, iluminai os governantes no empenho em favor do povo necessitado.
- Cristo, erguido na cruz, elevai toda a humanidade à dignidade e felicidade de vosso reino.
- Cristo, exaltado pelo Pai, concedei aos vossos discípulos e discípulas o dom de amar até o fim.
- Cristo, enviado para nos salvar, libertai os crucificados do mundo de hoje. ’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que nossos corações sejam sempre agradecidos ao Pai e a Jesus - na cruz – Jo 19,25-27,  por estender a nós a graça da filiação materna, a fim de que a Senhora, Mãe, nos ajude como a filhos e filhas, a fazermos a vontade do Pai! Amém!

     Brasília-DF., 14 de setembro de 2016
                 Ana Miranda Bessa



13.9.16

O FILHO DA VIÚVA DE NAIM - LUCAS 7,11-17 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória de São João Crisóstomo – Bispo e Doutor da Igreja. João – Antioquia, 349-407, presbítero em sua terra natal, foi fiel anunciador da palavra de Deus. Em Constantinopla, como bispo, dedicou-se à evangelização, à catequese e à caridade. Notabilizou-se pela vastidão e riqueza de seus comentários à Escritura e de sua doutrina sobre a eucaristia.
Liturgia.

Nosso Deus e Pai é compassivo para com cada um de nós – Sl 103,13; e os seus favores continuam, suas compaixões não se esgotam; elas se renovam todas as manhãs, grande é a sua fidelidade. Digamos sempre: nossa porção é o Senhor nosso Deus e Pai. Eis porque nele esperamos: ele é bom para quem nele confia, para aquele que o busca – Lam 3,22-25, e como São João Crisóstomo, sejamos também, fiéis anunciadores da sua Palavra!

Caríssimos, Deus nos ama com amor eterno – 1Mc 4,24; Is 54,8; Jer 31,3 e por nos amar tanto, enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito – Jo 3,16 para nos dar a vida eterna, e nos reconciliar com ele – 2Cor 5,18 e, tal pai, tal filho, Jesus nos testemunha uma vez mais, o mesmo amor compassivo do Pai por nós, dentre outros, ao ressuscitar o filho da viúva, na cidade de Naim, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores! ”
                                                                 



Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te! ” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.' Lucas 7,11-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, Senhor e fonte da Vida,  graças Senhor porque nos diz para que vos busquemos – Lc 11,9-10 e o Senhor, diante da nossa dor, do nosso sofrimento, vem ao nosso encontro, tem compaixão de nós, nos consola, nos dá a alegria do encontro convosco, como destes à viúva em Naim .... Nós somos o seu povo e seu rebanho – Sl 110! Graças, Senhor!

Graças, Pai! Graças, porque Jesus é nosso Salvador, nos cura, nos salva, nos liberta, nos perdoa, nos ressuscita ... E o Senhor Pai, na graça e na ação de vosso Espírito Santo, ressuscita o próprio Jesus – Mt 28, e pela sua Ressurreição, nos revelas a esperança de que um dia poderemos estar convosco em vossa glória – Jo 17,24.

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, para que sejamos afetuosos, fraternos, solidários e misericordiosos para com os nossos irmãos que sofrem, e que  o  nosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, a fim de podermos discernir o que é importante, para que sejamos puros e irreprováveis no dia de Cristo, na plena maturidade do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo para a glória e o louvor, a vós, ó Pai'! Fil 1,9-11.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, pelas ‘ viúvas desamparadas e pelos jovens desorientados’, amém!

       Brasília, DF., 13 de setembro de 2016

                    Ana Miranda Bessa

12.9.16

O SERVO DO CENTURIÃO - LUCAS 7,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA




A palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12s e por ser viva permanece e se move em nossa mente e em nosso coração e é também atual porque perdura desde sempre e para sempre – 1Pd 1,23s, que o Senhor nos exorta dentre outros, que ‘mais vale a perseverança inflexível na busca do Senhor do que a agitação... de nossa própria vida’ – Eclo 20,32, porque o justo viverá por sua fidelidade, que lhe garante segurança e vida – Hab 2,4; Is 33,6.

Jesus nos ensina o jeito de proceder diante das nossas necessidades, a buscarmos o que queremos; a pedirmos, que nos será dado e a batermos – a porta -, que se nos abrirá – Lc 11,9-10 e, quando, se despedindo dos seus fiéis discípulos lhes diz, como o diz a cada um de nós, que acreditamos, confiamos e esperamos nele: ‘E o que pedirdes em meu nome, eu o farei a fim de que o Pai seja glorificado no Filho – Jo 14,13’. E assim como ele fez às multidões que o buscavam e o buscam e em especial hoje, ao oficial romano, o fará também a nós, porque suas palavras, são palavras de vida eterna – Jo 6,68.

Acolhamos irmãos caríssimos a palavra de salvação, narrada por Lucas que nos exorta a buscarmos Jesus em todas as circunstâncias de nossas vidas, porque ele virá ao encontro:

'Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.

O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.

Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.
                                          


Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai! ’, ele vai; e a outro: ‘Vem! ’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto! ’, e ele o faz”.

Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. ’ Lucas 7, 1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque o bem que fazemos é reconhecido por vós e a nossa fidelidade abre caminhos e portas junto ao Senhor para nos acolher, atender as nossas necessidades, curar as nossas enfermidades, libertar de todo mal e nos salvar e não somente a nós, mas aos nossos familiares e a toda a nossa casa – Js 6,17; 2Cor 9,13s; Lc 19,9; 7,10. Graças, Senhor!


Pai Santo, ajuda-nos Senhor para que na força de vosso Espírito Santo, o Senhor aumente a nossa fé, a nossa  solidariedade, a fim de sermos misericordiosos e fraternos para com os irmãos que sofrem, segundo a vossa Palavra! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 12 de setembro de 2016
        Ana Miranda Bessa

11.9.16

A OVELHA PERDIDA. A MOEDA PERDIDA. O FILHO PERDIDO E REENCONTRADO - LUCAS 15,1-32 : 'MISERICORDIOSOS COMO O PAI' - REFLEXÃO DO PASTOR







'Neste domingo do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, temos a graça de escutar as parábolas da misericórdia, narradas por S. Lucas. O belíssimo capítulo quinze do Evangelho segundo São Lucas narra as parábolas da misericórdia, postas em relevo pelo Papa Francisco na Misericordiae Vultus (O rosto da misericórdia). Para bem compreender o seu sentido, é importante considerar o que São Lucas declara logo no início: “os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus” porque ele acolhia os pecadores e fazia refeição com eles. Em resposta, Jesus contou as parábolas da ovelha perdida, da mulher que encontra a moeda perdida e a célebre parábola conhecida como “filho pródigo”, mas que pode ser chamada parábola do “Pai misericordioso".


A mensagem pode ser resumida em três pontos. 1º) A misericórdia de Deus para com os pecadores, ressaltada por Jesus. Deus é o Pai misericordioso com o coração e os braços sempre abertos para acolher o filho que erra e quer retornar à casa. Deus é Pastor que não desiste de encontrar a ovelha perdida. 2º) A alegria de encontrar o que estava perdido enfatizada nas três parábolas. 3º) A recusa em admitir o perdão e se alegrar com a volta do irmão que erra. A parábola do Pai misericordioso nos faz pensar no modo como tratamos os irmãos que erram. A recusa do filho mais velho retrata bem a atitude dos fariseus, muito diferente do modo misericordioso de agir de Jesus.
                                            



Além disso, as parábolas da misericórdia nos convidam também a reconhecer a nossa condição de ovelhas perdidas ou de filhos pródigos, quando pecamos. Contudo, o mais importante é arrepender-se e dispor-se a recomeçar a vida, caminhando com confiança rumo à casa do Pai misericordioso, que vem ao nosso encontro com os braços abertos, alegrando-se conosco. Possamos fazer a experiência da misericórdia de Deus, ao rezar o Salmo 50, conforme o refrão proposto na liturgia da missa: “Vou agora levantar-me; volto à casa do meu pai”.

Conforme a segunda leitura, São Paulo louva a Deus testemunhando a misericórdia divina em sua vida e missão. No trecho proclamado da carta a Timóteo, ele afirma duas vezes: “encontrei misericórdia” (1Tm 1,13.16). Ao proclamar “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores”, ele humildemente se reconhece como “o primeiro deles”. Para ser misericordioso com os irmãos, é preciso fazer a experiência da misericórdia divina na própria vida. Na liturgia de hoje, também o Livro do Êxodo, narrado na primeira leitura, testemunha a misericórdia de Deus para com seu povo.

Nesta Eucaristia, acolhamos a misericórdia divina, para que possamos ser, no dia a dia, “misericordiosos como o Pai”! '

          PALAVRA DO PASTOR
         MISERICORDIOSOS COMO O PAI
                Dom Sergio da Rocha
              Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 11 de setembro de 2016
Ana Miranda Bessa