9.9.16

CEGOS GUIAS DE CEGOS. O CISCO E A TRAVE - LUCAS 6,39-42 - REFLEXÃO DIÁRIA







Conta-se que um sábio ancião em seu leito de morte pediu ao amigo que estava ao seu lado que lhe trouxesse uma vela acesa – costume antigo dos nossos ancestrais, para simbolizar a luz de Cristo. Mas, o amigo do ancião não dispunha de uma vela, nem de fósforo e sim de um isqueiro que o acendeu e o sábio ancião, agradecido, disse-lhe: ‘morrendo e aprendendo’...

Como uma parede construída com tijolos e cada tijolo unido ao outro a soergue e sustenta, assim somos nós: necessitamos um do outro nesta caminhada para a casa do Pai – Sl 84, e quando nosso Deus e Pai nos diz para amarmos a ele e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-38, eis a chave da nossa felicidade, eis a regra de ouro que o Senhor nos recomenda viver – Mt 7,12!

Não somos, nem seremos melhores que ninguém e mesmo que assim nos sintamos, ou imaginamos ser, sempre haverá algo para aprender com o próximo, como Jesus nos admoesta no evangelho de hoje, narrado por Lucas:
                                            


'Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.’ Lucas 6,39-42.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, perdão Senhor, misericórdia, pelas vezes que temos sido dissimulados,  críticos e censores em relação aos nossos irmãos, magoando-os Senhor, consciente ou inconscientemente... Pai, ajuda-nos a amá-los como o Senhor nos tem amado, retirando a trave dos nossos olhos, para que o nosso olhar, o nosso falar sejam palavras que edifiquem as pessoas... Pai, ajuda-nos 
 para que a humildade e o reconhecimento dos nossos próprios limites em relação às pessoas,  nos favoreçam, aceitando em contrapartida, sermos também edificados por elas, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor para que na força e na graça de vosso Espírito Santo nosso coração transborde de amor por vós, por Jesus Cristo, pelos irmãos e pela vossa Santa Palavra, que nos orienta, exorta, admoesta para a nossa salvação, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que nos doando ao outro, respeitando -nos  mutuamente, de modo fraterno e solidário, possamos contribuir para um mundo melhor! Amém!

      Brasília-DF., 09 de setembro de
 2016
                   Ana Miranda Bessa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário