8.9.16

GENEALOGIA DE JESUS. NASCIMENTO DE JESUS - MATEUS 1,1-16.18-23 : NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA - REFLEXÃO DIÁRIA







A Igreja do Senhor celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora que se liga estreitamente à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto de salvação. Veneramos hoje Maria, aurora que precede o “sol da justiça”, e recordamos os acontecimentos que prepararam o nascimento de Jesus.
Liturgia.

Todas as vezes que vamos empreender algo, é necessário estarmos preparados para realiza-lo. Na Igreja, o Pároco quando vai convidar pessoas para fazerem parte do quadro paroquial o faz após minuciosa observação de seus comportamentos, buscando junto aos seus mais próximos, informações que possam constatar e reforçar suas impressões...

De forma semelhante acontece com as empresas quando vão contratar servidores e solicitam o currículo, bem como pesquisam nos órgãos pertinentes a vida pregressa do interessado...

E, regra geral, nós e a sociedade como um todo assim procedemos... É a prudência no bem – Mt 10,16, e penso que nosso Deus e Pai assim o fez igualmente, quando predestinou José da dinastia davídica e Maria, para acolherem e educarem Jesus!

José, tem a sua genealogia, narrada por Mateus desde Abraão..., de Jessé que gerou o rei Davi, até Jacó que o gerou, e que se tornou, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo – Mt 1,1-16.

Maria, como nos narra a Tradição milenar da Igreja, ‘é filha de Joaquim – próspero pastor, e Ana, que residiam em Jerusalém, nas proximidades do templo e que eram judeus piedosos... Joaquim, por não ter descendência, sentia-se humilhado ... e abrigou-se no deserto, onde jejuou por quarenta dias. No fim desse período, Joaquim em seu retiro no deserto e Ana em seu jardim, em Jerusalém, ambos receberam angélicos visitantes que lhes disseram que Deus se havia apiedado deles e que responderia às suas orações, dando-lhes descendência.

O piedoso Joaquim e sua esposa Ana tinham sido escolhidos pelo nosso Deus e Pai para serem os pais de Maria, que com o dom de sua vida e o seu 'sim' ao Anjo - Lc 1,26-42,  trouxe ao mundo o Filho de Deus feito homem, o Salvador da humanidade. ’ Linda história de amor de nosso Deus e Pai para conosco!

Acolhamos a continuidade do evangelho narrado por Mateus pertinente a Maria, sobre o nascimento de Jesus:

'A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
                                                                      



José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.' Mateus 1,1-16.18-23.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, como sois bom ó Pai e embora sendo Deus, Criador de tudo, quis a colaboração de seus filhos amados, dentre muitos, especialmente em Joaquim e Ana e em José e Maria, e tudo preparou para nos trazer a salvação na pessoa de Jesus Cristo vosso Filho Unigênito, nosso Deus e Senhor, porque é Uno Convosco – Jo 1,1;10,30.

Pai Santo, nós vos louvamos, vos bendizemos, vos glorificamos por nos dar Mãe tão linda e tão cheia de graça, inserindo-nos na vossa família e como nos diz nosso Papa Francisco, ‘não somos órfãos’, pois temos um Pai Misericordioso e uma Mãe, que olha e intercede por cada um de nós! Ó, Glória!

Graças, Pai! Graças, Jesus! Graças, Espírito Santo! Graças, Maria! Graças, José! Graças, ao nosso Bom Anjo da Guarda! Graças, Anjos de Deus que nos comunicam a vontade do Pai! Graças! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Parabéns, Maria,  Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe a fim de que sejamos dóceis e obedientes à Palavra do Senhor e com a graça e o dom das nossas vidas, possamos fazer um dom de amor, solidário e fraterno em benefício das pessoas, amém!

            Brasília-DF., 08 de setembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário