22.9.16

REAÇÃO DE HERODES - LUCAS 9,7-9 - REFLEXÃO DIÁRIA





O Povo de Deus esperava o Messias anunciado pelos Profetas, e quando surgiu João Batista pregando para que as pessoas ‘produzissem frutos dignos de arrependimento para que fossem salvas ...’, interrogavam-no se ele era o Messias! João respondia que ele batizava com água ... e o Messias, batizaria com o Espírito Santo e com fogo!

E a profecia se cumpriu, testemunhada pelo povo quando João batizava Jesus nas águas do rio Jordão: e o ‘céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma corporal, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho; eu, hoje, te gerei! ” Lc 3.

Herodes, ao ouvir falar de Jesus queria saber quem era Jesus e procurava vê-lo, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                                   


'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? ” E procurava ver Jesus.' Lucas 9,7-9.

Eclesiastes 1, diz-nos no seu prólogo, sobre as vaidades, que nada há de novo debaixo do sol, e meditando sobre a pessoa de João Batista e de Jesus, em correlação com Herodes, autoridade magna na época, lembrei-me de fato recente, da semana passada, aqui no Brasil, ocorrido na calada da noite na Câmara dos Deputados, seguido da ameaça do Presidente do Senado, Sr. Renan Calheiros, em querer restringir a ação do Juiz Sérgio Moro no combate à corrupção, que assolou o nosso País...

Lembrei-me também de outubro de 2010, da empáfia e da satisfação do Sr. Lula, ex-presidente do Brasil, ao ver sua candidata vitoriosa e ele, atualmente, se encontra neste tempo, como réu duplo...; bem como, me lembro da então presidente Dilma, eleita ..., quando disse que " nem Jesus tiraria a sua vitória" e foi deposta maciçamente pelo Congresso Nacional da Presidência da República ...

Caríssimos, quando a vaidade se sobrepõe nas atitudes e no  comportamento humano  e ' se exclui Deus da lida de cada dia, tudo é relativizado, até mesmo a vida.'

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a história da nossa salvação nos relata a vossa justiça para manifestar o direito aos oprimidos, em benefício de seu povo .... Os reis, os que detém o poder, passam, ‘uma geração passa, outra lhe sucede...’, mas Jesus Cristo permanece e permanecerá pelos séculos dos séculos sem fim – Mt 28,20.

Jesus Cristo, nós cremos que sois, o ' Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai.', enviai o vosso Espírito Santo e iluminai o nosso Brasil e todas as Nações, especialmente as que estão em guerra, trazendo-nos a fé, a esperança e a caridade, bens eternos, que não passam!

Pai Amado, caminha conosco e livra-nos das vaidades:
- 'Ajudai-nos Senhor, a termos sempre em vós o sentido e a razão de nossa vida.
- “Fostes sempre um refúgio para nós”, diz-nos o Salmo 90; dai-nos viver a cada dia com a certeza e a alegria do vosso amparo.
- João Batista foi degolado por Herodes; defendei-nos dos perversos e de todos os perigos.
- “E procurava ver Jesus”; convertei os corações que consideram cristãos, mas resistem ao vosso evangelho.' Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sempre procurarmos Jesus, ouvindo-o e seguindo os seus  passos, e assim contribuirmos, com a verdade e a justiça, a favor da vida! Amém!

         Brasília-DF., 22 de setembro de 2016

                     Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário