21.9.16

A VOCAÇÃO DE MATEUS - MATEUS 9,9-13 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Festa de São Mateus – Apóstolo e Evangelista. O evangelista Mateus – Palestina, século 1º, também conhecido como Levi, exercia a atividade de cobrador de impostos quando foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo dos doze. Segundo a tradição, pregou no Oriente e morreu mártir na Etiópia.
Liturgia

Minha família e eu, acreditamos, como São Paulo que: ‘Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fomos chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. ’ Ef 4,4-7.

Assim sendo, somos uma grande família e Jesus veio para nos ensinar isso, mas muitos não o acolheram, como ainda hoje, muitos não o acolhem...

Jesus em tudo fez a vontade do Pai – Jo 4,34;6,38 e ao escolher seus apóstolos, estendeu-lhes a graça de realizar milagres, curas, prodígios e sinais - Mt 10; e como escolheu homens trabalhadores, mas pecadores, foi criticado por alguns fariseus como nos narra o próprio Mateus no evangelho de hoje - chamado por Jesus para segui-lo:

'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me! ” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores? ”                                    


Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor, Pai clemente e compassivo porque nos vês, nos conheces, sabe tudo de nós e queres que todos nós, vossos filhos amados, nos convertamos, caminhemos convosco e sejamos salvos para que um dia ‘cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do vosso Filho Unigênito, Jesus Cristo, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude’. Amém! Ef 4,13. Graças, Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, na força e na unção de vosso Espírito Santo para que tenhamos um coração sem preconceitos,  dócil e misericordioso para acolher a todos os irmãos, indistintamente, como o Senhor nos acolhe! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos fiéis ouvintes, anunciadores e testemunhas da Palavra , perseverantes e eficazes seguidores de Jesus Cristo, nosso Senhor! Amém!


São Mateus, rogai a Deus por nós para que ao sermos chamados para seguir e servir ao Senhor, prontamente o façamos como o senhor o fez! Amém!

        Brasília-DF., 21 de setembro de 2016
                   Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário