15.9.16

A MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ - JOÃO 19,25-27 - REFLEXÃO DIÁRIA


A Igreja do Senhor celebra a Memória de Nossa Senhora das Dores. Esta memória nos faz recordar as dores e dificuldades que Maria enfrentou, sobretudo a suprema dor de ver o Filho morrer na cruz. Celebremos em comunhão com as mães que veem os seus filhos seguindo caminhos de morte, como o das drogas, do roubo e da violência. Liturgia

Diz-se que quem obedece, erra menos, e lembrei-me de Eva e Adão no Paraíso, que embora advertidos pelo Senhor sobre uma única restrição, não obedeceram... e, tendo praticamente acesso a 99% de tudo, perderam o que tinham... Gn 2,15-17; 3.

Nossa Senhora foi obediente e ao concordar com o Anjo cumpriu e realizou a  vontade de Deus, dizendo-lhe: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” – Lc 1,26-38.

Jesus Cristo, ‘mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem’ – Hb 5,7-9.

Caríssimos, penso que, se Jesus permanece em nós – Jo 6,56;15,4; está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e na Cruz – sendo obediente ao Pai –, estendeu sua filiação materna a cada um de nós – Jo 19,25-27, muito mais estará Jesus com sua Mãe, Nossa Senhora e Embaixadora Eterna do Filho amado, ouvindo-a dizer para nós seus filhos: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’ – Jo 2,5.
                             


Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por João, solidarizando-nos com a dor e o martírio de Nossa Senhora e de todas as mães que assistem à morte dos seus próprios filhos:

'Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.' João 19,25-27

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos conceder a Mãe do Belo Amor, Maria, que obedecendo e seguindo a vossa palavra, nos trouxe Jesus Salvador e Senhor da Vida, e participando de tão grande dor, teve seu coração também transpassado como por uma espada – Lc 2,34s.  Pai, Maria,  obedeceu, entendeu, e por vossa graça, realizou plenamente a vossa vontade para nos mostrar que as nossas tribulações  - Jo 16,33, são provas de resistência para o fortalecimento da nossa fé e da nossa esperança, para sermos merecedores vitoriosos das vossas bem-aventuranças prometidas por vós ó Pai, em nosso Senhor Jesus Cristo – Mt 5,1-12.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, Senhora das Dores, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos Mãe, das promessas de Cristo, amém!

      Brasília-DF., 15 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário