20.9.16

A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS - LUCAS 8,19-21 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória dos Santos André Kim e Paulo Chong – Mártires. No início do século 17, os leigos coreanos se organizaram como uma comunidade cristã fervorosa. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Nos anos seguintes, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais o padre André Kim Taegon e o leigo Paulo Chong Hasang.
Liturgia

Muitos sacerdotes e missionários até os nossos dias, estão sendo mortos, martirizados, por anunciar e testemunhar a palavra de Deus e se esta palavra permanece é graças a Deus por aqueles que nos antecederam e permanecerá, pelo nosso anúncio e testemunho, na vida dos irmãos, como um liame de amor ao Senhor nosso Deus e Pai!

A palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12 e com a ajuda de Deus nós buscamos vivencia-la, aprendendo com Jesus que além de nos ensinar através de parábolas, correlaciona também, eventos simultâneos, para nos ensinar a como fazer a vontade do Pai...

Jesus veio para fazer a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38; nos reconciliar com o Pai – 2Cor 5,18, e, sendo Filho unigênito, estendeu-nos a adoção filial , como nos diz São Paulo: ‘ E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba,Pai! ... E se és filho, és também herdeiro, graças a Deus. ’ Gl 4,1-7.

Assim sendo, no evangelho de hoje narrado por Lucas, quando anunciam a Jesus a presença de sua mãe e irmãos - 'A palavra irmão em hebraico significa primo ou parente próximo. ' - , por obra e graça do Pai, ele estende a filiação materna e paterna, a todos nós – que ouvimos a Palavra de Deus e a praticamos! Portanto, Jesus nos agraciou com a herança e a pertença de filhos amados, doravante pertencentes à Família de seu Pai: Pai Nosso - Mt 6,7-15, como nos ensinou!

Acolhamos a palavra que nos salva e nos guia no caminho do Senhor:
                                    


'Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Lucas 8,19-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor porque pelo ‘sim’ de Maria - Lc 1,26-38, nos trouxestes Jesus, Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6 para abrir as portas do vosso Reino de Amor para nós e nele nos introduzir, com a condição de fazermos Pai, a vossa vontade!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo, para que ‘apliquemos toda a diligência em juntar à nossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade, para que sejamos úteis, frutíferos e coerentes na vivência e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo’. 1Pd 1,3-11. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘nos tornemos ouvintes e praticantes da palavra do Senhor, para que vivamos sempre como sua família’, amém!

Santos André Kim e Paulo Chong, rogai a Deus por nós para que mesmo ameaçados, anunciemos e testemunhemos Jesus, com palavras, gestos e ações fraternos, solidários e misericordiosos, em todas as circunstâncias das nossas vidas, amém!

      Brasília-DF., 20 de setembro de 2016
                 Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário