5.9.16

A MÃO SECA CURADA NO SÁBADO - LUCAS 6,6-11 - REFLEXÃO DIÁRIA




Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, diz o dito popular e o mesmo pode acontecer quando conhecemos pessoas de coração duro, obscurantistas ou inflexíveis em suas convicções e antes de agirmos diante delas em defesa do que acreditamos e consideramos justos, apresentemos argumentos coerentes, contundentes e verdadeiros, quanto ao que falamos e defendemos...

Penso que este modo de agir é uma forma preventiva para evitar situações de conflitos que tendem a impedir que sejamos vitoriosos em um bem que queiramos realizar em benefício nosso ou de outrem...

Jesus sabe, conhece e percebe tudo – Jo 21,17; Lc 6,8; Mc 2,8, e assim, em prol da vida e da felicidade, desafiando os mestres da lei e os fariseus, devolveu ao homem da mão seca a sua dignidade de filho amado do Pai, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? ”
                                             


Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. ’ Lucas 6,6-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelo vosso amor para conosco e pela vossa palavra “Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não o sacrifício. ” - Mt 9,13, que nos dá a certeza de que verdadeiramente em Cristo Jesus, estais conosco e exerce a vossa misericórdia – Mc 5,19, devolvendo-nos a nossa integridade física, psíquica, mental... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Caríssimos, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, bondoso e compassivo - Sl 103,13, quer o nosso bem; apresentemos a ele as nossas dores, necessidades e preocupações, porque nele está todo o poder e ele sabe o que é melhor para nós! Cabe-nos tão somente trazer, apresentar, falar para ele o que nos entristece, aflige, angustia..., e só o fato de assim procedermos, estamos sendo obedientes e seguindo a sua vontade para conosco quando nos diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde coração e encontrareis descanso para vossas almas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve. ” Mt 11,28-30.

Ser manso, é deixar-se tocar e Jesus nos deixou a Eucaristia – Lc 22,19-20, para que assim procedamos e ele possa estar em nós e nós nele - Jo 6,56 para nos fortalecer no nosso dia a dia - Jo 15,5! Ó, Glória! Graças, Senhor!

Pai Santo, escutai a nossa prece, e com toda a confiança de filhos amados, vos pedimos:
'- Pela Igreja, para que não esmoreça diante de incompreensões e críticas.
- Pelas autoridades, para que honrem a responsabilidade com os mais empobrecidos.
- Pelos casais, para que busquem a superação dos conflitos pela oração e pelo diálogo sincero e amoroso.
- Pelos doentes, para que tenham o apoio da família e a assistência do poder público.
- Pela nossa comunidade, para que seja livre do legalismo doentio e se empenhe pela vida. ' Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a praticarmos e a testemunharmos o bem em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

     Brasília-DF., 05 de setembro de 2016
                Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário