26.9.16

QUEM É O MAIOR? O EXORCISTA ESTRANHO - LUCAS 9,46-50 - REFLEXÃO DIÁRIA




Conheci uma pessoa que passou por muito esforço para alcançar seu objetivo numa atividade que lhe proporcionou independência financeira, fama, poder e etc., mas que assumiu um modo de ser que difere de sua origem humilde e se tornou altiva, pretensiosa, orgulhosa de si mesma, incorporando uma personalidade que contrasta com a sua  identidade...

Muitos de nós, vivemos dificuldades para alcançarmos uma meta, um objetivo na vida e por isso devemos ter em mente o sermos gratos à nossa família e às pessoas com as quais convivemos no percurso da nossa caminhada, porque de forma direta ou indireta, também contribuíram para a nossa formação, edificando-nos, uns aos outros...

Penso que quando Jesus nos exorta a que sejamos como crianças e a que aceitemos o diferente que ajuda o próximo, ele nos exorta à humildade, ao desprendimento do que somos e temos – como se não os tivéssemos; a não disputarmos lugares de destaque,  a não nos sentirmos melhores que os demais  e a não fazermos acepção de pessoas, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:                                     


'Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.' Lucas 9,46-50.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque quando passamos por situações difíceis, suscitas em nós ‘a atividade de nossa fé, o esforço da nossa caridade e a perseverança da nossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo’. 1Ts 1,3. Graças, Senhor!

Pai Santo, ‘inclinai o vosso ouvido e escutai-nos - Sl 17': ajuda-nos Senhor a sermos como crianças que tudo espera dos pais, e que mesmo sendo pessoas adultas assim devemos ser com o Senhor porque sois nosso Criador, e tudo o que somos e temos, procedem de vós!  Pai, ajuda-nos para que mais nos voltemos para o Senhor, porque isso vos é agradável, pois a tristeza de muitos pais, é verem seus filhos distantes deles...

Pai Santo, nós vos amamos, ajuda-nos Senhor a amarmos os nossos irmãos – Mt 22,36-40; a sermos misericordiosos como o Senhor é misericordioso – Lc 6,36-38. Ajuda-nos Pai, a sermos mansos e humildes de coração, como Jesus, é manso e humilde de coração – Mt 11,28s, e que os nossos critérios de preferência, sejam semelhantes aos vossos, ó Pai!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que nos ‘façamos pequenos em benefício dos irmãos e irmãs’, servindo-os despretensiosamente! Amém!

       Brasília-DF., 26 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário