19.9.16

A LÂMPADA - LUCAS 8,16-18 - REFLEXÃO DIÁRIA





Sempre ouvi dizer que o poder é efêmero, assim como é efêmero o dom das nossas vidas - Sl 103,15-16; mas quanto ao poder, algumas pessoas dignamente constituídas querem mudar as regras, com uma conduta em benefício e usufruto de si mesmas e de seus aliados, como se donas fossem, e assim querem se manter ...


No Brasil estamos vivendo um tempo de descobertas das arbitrariedades e abusos de pessoas corruptas que dilapidaram  o progresso e a economia do nosso País em prejuízo de seus filhos, especialmente nas áreas da saúde, educação, segurança e que vêm ocasionando falências, concordatas de empresários e desemprego da população...

Diz-se também, que a justiça pode tardar, mas que ela vem, ah, vem..., e aqueles que exerciam tais atos nas trevas da mentira, da dissimulação e do egoísmo, tornaram-se conhecidos, manifestos, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz.Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.

Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.' Lucas 8,16-18.

Caríssimos, diz-nos Jesus: ‘...a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más... Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus’. Jo 3,19-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque ‘outrora éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor; ajuda-nos Pai, para que andemos como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade e justiça e verdade’. Ef 5,8. Amém!

Pai Santo, nós vos pedimos: ‘Senhor, escutai a nossa prece:
- Ajudai, Senhor, a Igreja a libertar os que sofrem sob o jugo da injustiça.
- Tornai-nos mensageiros da vossa luz, sobretudo onde as trevas se manifestam.
- Desnudai os planos perversos e as maldades praticadas às ocultas contra o vosso povo.
- Iluminai as famílias na educação dos filhos para a honestidade e para a vida cristã.
- Ensinai nossa comunidade a bem ouvir vossa palavra e irradiar seus ensinamentos. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos uma conduta exemplar, digna, sincera, honesta e um coração íntegro, bom e generoso para testemunhar e refletir a luz do Senhor, amém!

    Brasília-DF., 19 de setembro de 2016

               Ana Miranda Bessa

Um comentário:

  1. Esse texto, com suas palavras cheias de luz, me edificaram muito. Obrigada por tê-las escrito.

    ResponderExcluir