17.9.16

PARÁBOLA DO SEMEADOR - LUCAS 8,4-15 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando uma pessoa vem nos contar sobre o comportamento de um irmão - por exemplo, filho dos mesmos pais - ser divergente de seus próprios irmãos, costumamos justificar,  mostrando uma das mãos para dizer-lhe: 'que até os dedos, não são iguais' ...

Assim, é com a nossa adesão ao Senhor nosso Deus e Pai! A Palavra nos é anunciada e testemunhada ..., mas cada pessoa tem o seu discernimento, aceitando-a ou não, como a semente lançada nos vários e diversificados terrenos da parábola de hoje, narrada por Lucas:

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:

“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
                                           

                         
Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu:

“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor, porque ‘colocastes a vossa lei no fundo do nosso ser e a escreveste em nosso coração; então sois o nosso Deus e nós somos o vosso povo’, ‘porque nos estendestes a graça de conhecer os mistérios do vosso Reino de Amor’ – Jer 31,33-34; Lc 8,10.

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Ajuda-nos, Senhor para que não fiquemos na superficialidade da fé, sujeitos ao vento forte, à tempestade e ao sol causticante que podem nos afastar de vós... Ajuda-nos Senhor, para que  abramos o nosso coração, a nossa mente, acolhamos o vosso amor e nele perseveremos, porque nas amas com amor eterno, ‘tens um projeto de felicidade para cada um de nós, nos dás um futuro, uma esperança', quando então 'traremos, refletiremos  - 
na vossa graça -, a imagem do homem celeste’! ‘Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça', diz-nos o Senhor!- Jer 29,11; 1Cor 15,49. Mt 13,43. Amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos um coração generoso e bom para perseverarmos, anunciarmos e testemunharmos a Palavra do Senhor! Amém!


          Brasília-DF., 17 de setembro de 2016

                        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário