27.9.16

RECUSA DOS SAMARITANOS - LUCAS 9,51-56 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de São Vicente de Paulo – Presbítero e Fundador. Vicente – França, 1581-1660, fundador da Congregação da Missão – Lazaristas – e das Filhas da Caridade – Vicentinas, foi apóstolo da caridade entre os pobres, doentes e sofredores. O amor com que tratou os mais necessitados espelhava o próprio Cristo.
Liturgia

Caríssimos, deliberar, tomar atitudes e decisões com relação a mudanças radicais em nossas vidas exigem de nós reflexão, silêncio, oração e escuta quanto ao caminho a seguir...

Penso que a maioria de nós prefere o cotidiano tranquilo já conquistado, mas quando surgem os imprevistos, requerem de nós ação para que não fiquemos à mercê de acontecimentos que nos tragam preocupações e desconforto...

Jesus Cristo, nosso exemplo de obediência ao Pai, nos ensina a viver segundo a vontade do Pai e diante de obstáculos, ele os contorna e segue adiante, sem contestações, nem conflitos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                                  



'Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? ” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. Lucas 9,51-56.

Sobre a subida de Jesus a Jerusalém, diz-nos a igreja do Senhor: “Ora, quando se completaram os dias de sua elevação, Jesus tomou resolutamente o caminho de Jerusalém” – Lc 9,51; Jo 13,1. Com esta decisão, indicava que subia a Jerusalém pronto para morrer. Por três vezes tinha anunciado sua Paixão e sua Ressurreição – Mc 8,31-33; 9,31-32; 10,32-34. Ao dirigir-se para Jerusalém, disse: “Não convém que um profeta pereça fora de Jerusalém” – Lc 13,33. ’ CIC 557.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor, na força de vosso Espírito Santo, a que façamos a vossa vontade!  Pai, ajuda-nos a sermos tolerantes e misericordiosos para com as pessoas de duro coração que impõem de forma inflexível suas atitudes de discriminação e preconceitos, para que deixemos ir os empecilhos, sem discussões e sem imposições da nossa parte, buscando com sabedoria outras soluções conciliatórias que nos favoreçam...

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe, a sermos sábios e inteligentes em situações que fogem ao nosso controle.

São Vicente de Paulo, sabemos que nosso 'Deus e Pai ama os pobres e se fez pobre também', rogai  por nós, para que 'tomemos decisões que promovam a vida dos necessitados e infelizes'. Amém!


        Brasília-DF., 27 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário