13.9.16

O FILHO DA VIÚVA DE NAIM - LUCAS 7,11-17 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória de São João Crisóstomo – Bispo e Doutor da Igreja. João – Antioquia, 349-407, presbítero em sua terra natal, foi fiel anunciador da palavra de Deus. Em Constantinopla, como bispo, dedicou-se à evangelização, à catequese e à caridade. Notabilizou-se pela vastidão e riqueza de seus comentários à Escritura e de sua doutrina sobre a eucaristia.
Liturgia.

Nosso Deus e Pai é compassivo para com cada um de nós – Sl 103,13; e os seus favores continuam, suas compaixões não se esgotam; elas se renovam todas as manhãs, grande é a sua fidelidade. Digamos sempre: nossa porção é o Senhor nosso Deus e Pai. Eis porque nele esperamos: ele é bom para quem nele confia, para aquele que o busca – Lam 3,22-25, e como São João Crisóstomo, sejamos também, fiéis anunciadores da sua Palavra!

Caríssimos, Deus nos ama com amor eterno – 1Mc 4,24; Is 54,8; Jer 31,3 e por nos amar tanto, enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito – Jo 3,16 para nos dar a vida eterna, e nos reconciliar com ele – 2Cor 5,18 e, tal pai, tal filho, Jesus nos testemunha uma vez mais, o mesmo amor compassivo do Pai por nós, dentre outros, ao ressuscitar o filho da viúva, na cidade de Naim, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores! ”
                                                                 



Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te! ” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.' Lucas 7,11-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, Senhor e fonte da Vida,  graças Senhor porque nos diz para que vos busquemos – Lc 11,9-10 e o Senhor, diante da nossa dor, do nosso sofrimento, vem ao nosso encontro, tem compaixão de nós, nos consola, nos dá a alegria do encontro convosco, como destes à viúva em Naim .... Nós somos o seu povo e seu rebanho – Sl 110! Graças, Senhor!

Graças, Pai! Graças, porque Jesus é nosso Salvador, nos cura, nos salva, nos liberta, nos perdoa, nos ressuscita ... E o Senhor Pai, na graça e na ação de vosso Espírito Santo, ressuscita o próprio Jesus – Mt 28, e pela sua Ressurreição, nos revelas a esperança de que um dia poderemos estar convosco em vossa glória – Jo 17,24.

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, para que sejamos afetuosos, fraternos, solidários e misericordiosos para com os nossos irmãos que sofrem, e que  o  nosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, a fim de podermos discernir o que é importante, para que sejamos puros e irreprováveis no dia de Cristo, na plena maturidade do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo para a glória e o louvor, a vós, ó Pai'! Fil 1,9-11.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, pelas ‘ viúvas desamparadas e pelos jovens desorientados’, amém!

       Brasília, DF., 13 de setembro de 2016

                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário