3.9.16

ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO - LUCAS 6,1-5 - REFLEXÃO DIÁRIA








A Igreja do Senhor celebra a memória de São Gregório Magno – Papa e Doutor da Igreja. Gregório – Itália, 540-604, de imensa preocupação pelo povo quando prefeito de Roma, abandonou a vida pública e ingressou na Ordem de São Bento. Eleito papa, governou a Igreja com solicitude e caridade. Promoveu a ação missionária e a liturgia, divulgando o gênero de música vocal que leva seu nome, e deixou escritos que formaram gerações de cristãos.
Liturgia.

Realmente, quando amamos, preocupamo-nos com as pessoas amadas e queremos dar-lhes o melhor, especialmente os nossos filhos aos quais, regra geral, dedicamos amor e proteção e não medimos esforços, mesmo com sacrifícios e renúncias, para proporcionar-lhes conforto e uma vida digna...

Nosso Deus e Pai deixou-nos uma Lei para que direitos e deveres fossem estendidos igualmente a todos, indistintamente, e assim nos respeitássemos uns aos outros, mutuamente, destacando-nos o Mandamento Maior, em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-38.

Amar o próximo como a nós mesmos, implica fazer-lhe o que nós faríamos por e para nós mesmos .... Então penso que numa situação em que a nossa necessidade ou a do outro, supera, sobrepõe ao direito, nosso Deus e Pai nos inspira a exercermos a justiça e a misericórdia
 – Sl 103,6; Mt 9,13, como Jesus, evocando Davi, responde, justifica aos fariseus o comportamento dos seus discípulos no Evangelho de hoje, narrado por Lucas:

'Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? ”
                                                                  


Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. ’ Lucas 6,1-5.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus Cristo, o Senhor nos manifesta a vossa vontade e nos ensina o respeito e a consideração pelo valor e pelo dom das vidas de vossos filhos amados... 

Graças, Pai, porque por Cristo, com Cristo e em Cristo, vosso amado Filho, nos alimentas com o Pão Vivo descido do céu, o Pão da Vida – Jo 6, 32-35, para nos fortalecer e já fazer que experimentemos as alegrias da vida eterna.... Somos vossos Pai Santo e tudo que somos, temos e amamos procedem de Vós e por isso, na graça e na força de vosso Espírito Santo, proclamamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador! Graças, Pai!

Pai Santo, como ‘O Senhor está perto de quem o invoca’- Sl 145, ‘ouvi-nos Senhor’ e vinde em nosso auxílio:
- ‘Senhor, fortalecei a fé e a coragem da Igreja contra as ideologias que não dignificam a vida.
- Abençoai os que perseveram no esforço pela paz e pelo entendimento em meio aos conflitos.
- Abri caminhos de esperança e dignidade para os desempregados e os que vivem na extrema pobreza.
- Amparai as instituições empenhadas na promoção humana e na defesa do bem comum.
- Livrai nossa comunidade da busca de glórias pessoais e das compreensões contrárias ao espírito do evangelho. ’ Amém! Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, amém!

São Gregório Magno, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

     Brasília-DF., 03 de setembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário