29.9.16

VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL - JOÃO 1,47-51 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Festa dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel – quem é como Deus – é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel – força de Deus – revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus. Rafael – Deus curou – acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego.
Liturgia.

Depreende-se que os três  Arcanjos têm dons nobres e missões específicas, e meditando a história da nossa salvação, nosso Deus e Pai, Onisciente, Onipresente, Onipotente, como Pai compassivo e misericordioso que é, quis também a colaboração de Anjos e Profetas e de seus filhos amados, estendendo-nos seus dons e carismas, para que na força e na graça do seu Espírito Santo, colaboremos com o seu Reino de Amor – 1 Cor 12-14.

Sabe-se que pessoas de bem buscam a verdade, a justiça, e procuram conviver com os bons de alma e de coração: João falou de Jesus a seus discípulos; os discípulos de João falaram de Jesus aos seus irmãos e amigos, que vieram até Jesus, e Jesus, que tudo sabe e tudo vê, acolhe, elogia e promete maravilhas a serem vistas, por aquele que vem ao seu encontro e  que o seguirá, como nos narra João no evangelho de hoje:
                                                               



'Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás! ” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.’ João 1,47-51.

Caríssimos, Jesus não só nos acolhe, mas já nos antecipa aquilo que veremos e o que seremos, por isso, devemos sempre querer encontrá-lo... Nossa recompensa está nos céus - Mt 5. Esta tenda, o nosso corpo, ficará, mas a nossa alma, o nosso espírito, subirá aos céus, na Ressurreição – Mt 22,30; esta é a nossa fé; esta é a nossa esperança: para com, e ‘perante os vossos Anjos, vamos cantar-vos, ó Senhor!" Sl 138. Graças! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, Deus Eterno e Todo Poderoso, sois bendito para sempre em Cristo Jesus! Com toda a Igreja, nós vos pedimos:
- ‘ Deus santo, que mandastes vossos anjos para proteger todos os nossos passos, conduzi-nos sempre pelos caminhos do bem.
- Pai de bondade, a quem os anjos contemplam dia e noite, fazei-nos procurar sem cessar vossa face misericordiosa.
- Deus eterno, cujos filhos e filhas serão como anjos no céu, dai-nos a pureza de mente e de coração.
- Deus todo-poderoso, que enviastes os anjos para anunciar vossas maravilhas, ajudai-nos a proclamar com fé vossa bondade.
- Deus misericordioso, que nos destes vosso Filho, concedei que a humanidade aprenda dele a fazer brilhar vosso reino de amor e justiça. ’ Amém! Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa com os Arcanjos e Anjos de Deus, rogai por nós Mãe, para que um dia,  juntando-nos à multidão do exército celeste louvemos ao nosso Deus e Pai, dizendo-lhe: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados”. Lc 2,13-14. Amém!

         Brasília-DF., 29 de setembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário