30.9.16

EPISÓDIO DOS SETENTA E DOIS - LUCAS 10,13-16 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Memória de São Jerônimo – Presbítero e Doutor. Jerônimo – Dalmácia, 342-420, possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço de Deus a pedido do papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu em Belém os últimos 35 anos, na oração, na penitência e no estudo da Bíblia.
Liturgia

Caríssimos, sinto que quanto mais acumulamos conhecimento e vivência da palavra de Deus, mais leves e livres ficamos, e mais e mais, queremos perseverar nela, como fez São Jerônimo, pois nos diz o Senhor: “conhecerás a verdade e a verdade vos libertará”! Jo 8,32.

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno, para sempre – Sl 136, quer que todos nós sejamos felizes... Enviou-nos Anjos, Profetas e o próprio Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo - Jo 3,16, mas mesmo vendo e sabendo dos feitos do Senhor, muitos corações fechados pelo obscurantismo, rejeitaram Jesus, rejeitando o próprio Deus que os criou...

Verdadeiramente, nosso Deus e Pai é compassivo, clemente, misericordioso – Sl 103,8.13, mas a indiferença, a rejeição de muitos, se não se converterem, resultarão em condenação, como nos narra Lucas, no Evangelho de hoje:
                                  



'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.' Lucas 10,13-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, os milagres, os testemunhos, expressam a vossa presença e a vossa ação no meio de nós... Pai Amado, inflame nosso coração de vosso amor para que estejamos sempre voltados para o vosso Filho e aprendamos a reconhece-lo em cada irmão... Pai, em nome de Jesus Cristo, libertai-nos ó Senhor das futilidades e dos ídolos deste mundo para que nos voltemos para vós!  Pai, que pela graça, unção e pela força de vosso Espírito Santo, a vossa luz seja derramada sobre nós, nos ilumine, nos impregne e fique conosco para a irradiarmos, testemunhando a vossa Palavra e a vossa vontade aos irmãos, aonde quer que nós estejamos!   Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘busquemos conhecer o Senhor de coração aberto e sincero’, amém!

São Jerônimo, rogai a Deus por nós para que ‘preservemos e renovemos em nós o amor à Sagrada Escritura, seguindo o vosso exemplo’, amém!

       Brasília-DF., 30 de setembro de 2016

                      Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário