21.11.16

A MÃE E OS 'IRMÃOS' DE JESUS - MATEUS 12,46-50 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória da Apresentação de Nossa Senhora. Celebrada no Ocidente desde o século 14, esta memória realça a primeira doação que Maria fez de si mesma, tornando-se modelo de toda pessoa que se consagra ao Senhor. Com a mãe de Deus, exaltemos ao Senhor por suas maravilhas.
Liturgia.

Todo evento que realizamos em nossa vida, requer de nós conhecimento, competência, doação, dedicação, boa vontade para bem organiza-lo .... Temos que fazer uma programação e sabendo o quê, como, quando e onde será, nos sentimos à vontade como todos que lá estarão para participar e compartilhar os acontecimentos alegremente...

A história da nossa salvação foi programada pelo nosso Deus e Pai que enviou profetas para anunciar o seu desejo de  nos salvar... Deus instruiu Moisés e suscitou para seu povo um profeta, colocando suas palavras na boca dele para comunicar tudo o que Deus quis ordenar – Dt 18,18-19. Deus fala a Jeremias que antes mesmo de o modelar no ventre materno, já o conhecia; antes que deixasse o seio de sua mãe, o consagrou para o ministério profético e o constituiu Profeta para as Nações – Jer 1,4-5. Quanto amor, carinho e consideração nosso Deus e Pai teve e tem por cada um de nós! Graças, Pai!

Assim que Zacarias anuncia o Senhor que vem habitar no meio de nós – Zc 2,14-17, o sim de Maria – Lc 1,26-38 na doação total em fazer a vontade de Deus, vem concretizar o desejo do Pai para todos nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Jesus foi concebido e participou da vida familiar com Maria e José, e familiares, como nós os temos; e como a regra divina é a multiplicação, Jesus estende essa familiaridade a cada um de nós que faz a vontade do Pai, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
                                            


'Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ”E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Mateus 12,46-50.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus que nas amas com amor eterno – Sl 136; Jer 31,3! Graças Pai, porque em Jesus nos fizestes membros e herdeiros da vossa família e por Jesus, vos chamamos de Pai, Abba, Pai – Gl 4,4-7! Graças Pai, porque ao ‘sim’ de Maria quando chamada  para ser a Mãe de nosso Senhor, prontamente aceitou e assim com o sim de José, constituíste a Sagrada Família de Nazaré, para acolher Jesus, e Jesus vosso Filho Amado – Mt 3,13s, nos acolhe em um liame de amor eterno - Mt 12,50! Graças, Pai!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor  na graça e na força de vosso Espírito Santo  a entendermos  e a realizarmos a vossa vontade, acolhendo-a em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Com toda a Igreja roguemos: ‘Senhor, que a vossa Mãe, interceda por nós, para que:

- As Igrejas do mundo todo sejam, a exemplo da Virgem Maria, santuários da presença de Deus.
- Os sacerdotes e os ministros leigos vivam segundo o espírito de doação de Nossa Senhora.
- A memória de hoje nos faça contemplar o ideal de fé e amor assumido no batismo por todos os cristãos.
- Com o auxílio da Virgem Mãe, todas as mães vivam em família a vocação à santidade.
- Por intercessão de Maria, mereçamos participar da plenitude da vida em Deus. ’ Amém! Liturgia

       Brasília-DF., 21 de novembro de 2016
                 Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário