9.11.16

SUBIDA A JERUSALÉM E GESTO PROFÉTICO NO TEMPLO - JOÃO 2,13-22 - REFLEXÃO DIÁRIA





Festejamos o aniversário da Dedicação da Basílica do Latrão, mãe de todas as igrejas. Com muito amor e em comunhão com as comunidades cristãs do mundo inteiro, reunimo-nos nesta igreja, casa de Deus e nossa, para celebrar a Páscoa de Jesus -
Liturgia.

A nossa casa, lar doce lar, é o lugar do sossego e do aconchego com os nossos queridos e quando temos a possibilidade de a construir, elaboramos o projeto com a participação de todos para que aquela casa além de bem acomodar a todos, tudo nela, expresse o desejo de assim ter sido construída segundo a vontade dos seus moradores.

A Casa, o Templo de Deus acolhe a todos os seus filhos amados. É o ponto de encontro de todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos nele, sendo, portanto, um lugar de reunião de todas as famílias, onde é necessário que haja reverência, ordem, disciplina e respeito de todos para com todos e em especial para com o Senhor nosso Deus e Pai!

Como toda construção poderá ser destruída, e a de Jerusalém assim foi e lá está para nos testemunhar a verdade da Palavra do Senhor, nosso Deus e Pai - que por nos amar tanto e por nos querer próximo a Ele - enviou-nos Jesus – Jo 3,16, que profetiza como sendo ele, o ' Templo Vivo e Eterno, onde Deus se manifesta', como nos narra João no evangelho de hoje:

'Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.
              
                                          

 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.' João 2,13-22.

Sabemos que a partir de João Batista ter batizado Jesus nas águas do rio Jordão, o céu se abriu e Deus disse “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo – Mt 3,13s. E tudo começou a partir do rio Jordão... Cumpriu-se assim, dentre outros,  o Cântico de Sião – Sl 46 e a profecia de Ezequiel 47,1-2.8-9.12, proferidos mil anos e 573 anos AC, respectivamente!

Jesus é esse Rio de Deus cujos braços se estendem para acolher e saciar a todos ... Desceu do céu e corre leste a oeste, norte a sul, sem limite ... É Deus conosco, todos os dias, até a consumação dos séculos - Mt 1,23; 28,20, Templo Santo, aberto e receptivo e sempre pronto para nos acolher! Graças Pai! Glórias e Louvores a vós, Senhor!

Graças ó Pai, porque nos enviastes Jesus para estar no meio de nós e o vosso Templo, enquanto Casa,  hoje, em Roma e em muitas Nações,  o Senhor nos congrega em uma mesma fé como luz para irradiar o Anúncio da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, para o mundo todo! Amém!


Graças Pai Santo , porque por Cristo, com Cristo e em Cristo , somos templos do Senhor,  pois ele permanece em nós e nós nele - Jo 6, 56-57; pela  graça do Espírito Santo, ele habita em nós - Rm 8,2.10-11 e assim podemos proclamar com São Paulo, já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim - Gl 2,20. Ó, Glória! Graças, Pai!

Pai Amado, capacita-nos, favorece-nos,  ajuda-nos Senhor a correspondermos a tão grande, imensurável e eterno amor vosso para cada um de nós, amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, ventre santo que acolheu Jesus, o Filho de Deus, rogai por nós que recorremos a vós!

          Brasília-DF., 09 de novembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário