26.11.16

EXORTAÇÃO FINAL : VIGILÂNCIA - LUCAS 21,34-36 - REFLEXÃO DIÁRIA



Dizemos que o tempo corre veloz ... E assim, o dia e a nossa vida seguem céleres, sendo preciso programar bem este tempo que nos é disponibilizado com o estabelecimento de prioridades, executando-as passo a passo, em divina ordem,  sem ansiedade, nem estresse, sem atropelar as pessoas, respeitando-as em seus espaços e sempre atentos aos nossos limites...

Como o nosso corpo necessita do alimento sólido e sem este, ficamos fracos, doentes e nada podemos realizar, a nossa alma necessita de Deus, nossa fonte de vida, de vida abundante - Jo 10,10, e Jesus, dentre outros,  nos diz: “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer” – Jo 15,5.

Caríssimos, nosso corpo e nossa alma se integram, necessitados de uma fonte, de um sustento que nos fortaleça, sem os quais, não viveremos! Jesus nos adverte sobre a gula e outros contratempos, que podem nos prejudicar e nos exorta à oração, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
                                              


Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.' Lucas 21,34-36.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ Em Jesus, “o Reino de Deus está próximo” e convoca à conversão e à fé como também à vigilância. Na oração, o discípulo vigia atento Aquele que É e que Vem na memória de sua primeira Vinda na humildade da carne e na esperança de sua segunda Vinda na Glória – Mc 13; Lc 21,34-36. Em comunhão com o Mestre, a oração dos discípulos é um combate, e é vigiando na oração que não se cai em tentação – Lc 22,40.46’. CIC 2612. Amém!

Meu esposo e eu estamos aposentados.... Mas antes da aposentadoria, trabalhávamos fora: manhã e tarde. Nossa experiência de comunhão com nosso Deus e Pai, através da vigilância orante e da Santa Missa, foi realiza-las cedinho, como a prioridade 1 de nossas vidas e assim disponibilizamo-nos o dia todo para as demais atividades.

Caríssimos, sabemos que todo trabalho que realizamos, requer de nós atenção e vigilância ... Se não procedermos assim poderemos comprometer aquilo que nos propomos fazer.... Se sentimos algum mal-estar físico, buscamos o Médico.... Portanto, se agimos assim no plano material devemos fazê-lo também no espiritual com mais afinco ainda, porque vivemos pela fé e através dela, temos a esperança, pela graça de nosso Deus e Pai de estarmos um dia no seu Reino de Amor – Ap 22,1-7, sem mais preocupações.... É como construir uma casa sólida.... Necessitamos para erguê-la de uma base sólida! Procuremos, pois, com a ajuda de nosso Deus e Pai em Cristo Jesus e do seu Espírito Santo, dar solidez à sua Palavra, nela permanecendo sempre, meditando-a, vivenciando-a em todas as circunstâncias das nossas vidas, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, para ficarmos de pé, diante do Filho do Homem! Amém!

Santa Maria, Mãe e Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos vigilantes, perseverantes na oração e a estarmos sempre atentos aos sinais dos tempos, amém!

Brasília-DF., 26 de novembro de 2016
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário