24.11.16

O FIM DOS TEMPOS.VOLTA DO FILHO DO HOMEM - LUCAS 21,20-28 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Memória dos Santos André Dung-Lac – Presbítero e Mártir. Do século 17 ao 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual Vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.
Liturgia

A história da nossa salvação nos revela que todas as vezes que nos afastamos de Deus, pagamos um alto preço, porque o esquecemos, nos tornamos autossuficientes e não mais o reconhecemos como nosso Criador... O 4º mandamento do Senhor nos ensina que devemos 'honrar pai e mãe' e se o fazemos com os nossos pais, muito mais, devemos fazer com Deus, nosso Pai Criador, em Cristo Jesus!

O preâmbulo da Constituição Brasileira, traz expresso que a sua promulgação foi realizada “sob a proteção de Deus” e o seu cumprimento assim deveria ser,  mas os acontecimentos atuais, não exprimem esse sentimento nacional e comprovam um afastamento literal de Deus, onde a mentira e a corrupção daqueles que deveriam proteger o bem público e faze-lo multiplicar, o usurpou para si e seus amigos, em prejuízo da saúde, da educação, da segurança, do trabalho e etc., da população pobre deste País e muitos são os que perdem a vida por falta de atendimento hospitalar, ou por violência, tendo como consequência a falência do País e o sofrimento da maioria de seu povo ... É catastrófico!

Nosso Deus e Pai fará justiça, porque ele dá o direito aos oprimidos – Sl 103,6; nessa certeza, com a mente e o coração abertos e receptivos, acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Lucas:

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
                                                                      



Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.' Lucas 21,20-28.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘A vinda do Messias glorioso depende em todo momento da história – Rm 11,31 do reconhecimento dele por “todo Israel” – Rm 11,26; Mt 23,39. Uma parte desse Israel se “endureceu” – Rm 11,25 na “incredulidade” – Rm 11,20 para com Jesus. S. Pedro o afirma aos judeus de Jerusalém depois de Pentecostes: “ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, a fim de que sejam apagados os vossos pecados e deste modo venham da face do Senhor os tempos de refrigério. Então enviará ele o Cristo que vos foi destinado, Jesus, a quem o céu deve acolher até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas” – At 3,19-21. E S. Paulo lhe faz eco: “Se a rejeição deles resultou na reconciliação do mundo, o que será o acolhimento deles senão a vida que vem dos mortos? ” – Rm 11,15. A entrada da “plenitude dos judeus” – Rm 11,12 na salvação messiânica, depois da “plenitude dos pagãos” – Rm 11,25; Lc 21,24, dará ao Povo de Deus a possibilidade de “realizar a plenitude de Cristo” – Ef 4,13 na qual “Deus será tudo em todos” – 1Cor 15,28’. CIC 674.

Caríssimos, ‘o triunfo do Reino de Cristo não ocorrerá sem um último assalto dos poderes do mal’ – CIC 681. Não tenhamos medo porque Jesus Cristo está no meio de nós, diz-nos ele: até a consumação dos séculos - Mt 28,20;  na unção e na força de seu Espírito Santo,  creiamos, confiemos e esperemos Nele, nosso Salvador, pois ‘coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam’ – 1 Cor 2,9. Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e neste Dia de Ação de Graças, nosso coração se rejubile de alegria em louvor e agradecimento ao Senhor nosso Deus e Pai pelos dons que ele nos concede, e com a Senhora Mãe, queremos cantar: “O Senhor fez em nós maravilhas, Santo é o seu Nome! ” Graças, Pai!

Santo André Dunc-Lac e Companheiros, rogai a Deus por nós para que perseveremos na fé em Jesus Cristo nosso Senhor, e sejamos dignos de suas promessas! Amém!

Brasília-DF., 24 de novembro de 2016
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário