18.11.16

EXPULSÃO DO COMÉRCIO E ENSINO NO TEMPLO - LUCAS 19,45-48 - REFLEXÃO DIÁRIA






E nosso Deus e Pai, disse: Com efeito, minha casa será chamada casa de oração para todos os povos – Is 56,7, citada por Jesus em circunstâncias graves de sua vida – Mt 21,13, anuncia dupla novidade: a oração equipara-se aos sacrifícios, também no templo, e todos os povos a ele são convidados –
Rodapé Bíblia.

A casa do Senhor é o espaço sagrado da comunidade que busca, em oração, o alimento da Palavra e da eucaristia para ter forças para cumprir com fidelidade sua missão profética no mundo – Liturgia, e por isso deve ser amada, reverenciada, respeitada!

Onde quer que nós católicos estejamos e onde haja um templo, uma celebração eucarística, seu rito, em qualquer língua, nos é familiar, como se estivéssemos mesmo na casa do Pai e sabendo exatamente o sentido de cada momento, falamos com o Pai em nossa mente e em nosso coração e partilhando da mesma refeição sagrada, entramos em comunhão concreta com ele: maravilha de Deus na sua Igreja, na sua casa de oração!

Com a mente e o coração abertos e receptivos acolhamos a palavra do Senhor, narrada por Lucas; palavras de vida eterna – Jo 6,68, que fascinaram e fascinam os filhos do Pai Eterno em todos os tempos:

                                                                     

'Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.' Lucas 19,45-48.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a vossa Igreja, o vosso Templo, para nós é e será sempre a vossa Casa de Oração, onde a vossa Palavra é proclamada e meditada ... É o nosso ponto de encontro de filhos com o Pai com endereços em vosso nome, Pai Nosso, Pai Eterno,  em nome de Jesus, do Espírito Santo, de Nossa Senhora, de Anjos e Santos para caracterizar as devoções, a ternura e o carinho de todos aqueles que vos seguiram e serviram e que testemunharam a vossa ação nas suas vidas para firmar e ajudar a nossa fé!

Pai Santo, Pai Amado, somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade! Senhor, ajuda-nos a termos intimidade com a palavra e com o seguimento no caminho de Jesus Cristo! Pai, na graça e na força de vosso Santo Espírito tenha compaixão de nós e perdoa-nos Senhor pelas vezes que negligenciamos estar devotamente em vossa casa...  Pai, dai-nos lábios puros para que possamos invocar o vosso santo nome  - Sof 3,9 e vos servir e aos irmãos... Pai, sois o Deus de justiça e bem-aventurado é todo aquele que em vós espera – Is 30,18 e nós acreditamos – Jo 20,29, confiamos – Jer 17,7 e esperamos no Senhor – Is 25,9, e em Jesus Cristo, nosso Salvador,  amém! Abençoa-nos, com a vossa luz e graça! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas ‘assembleias que se reúnem para fortalecer a fé e o compromisso com Jesus, e por todos aqueles que estudam a Palavra de Deus e procuram torna-la acessível ao povo’, amém!

         Brasília-DF., 18 de novembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário