30.11.16

VOCAÇÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS - MATEUS 4,18-22 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor celebra a Festa de Santo André, Apóstolo. André – Palestina, século 1º, inicialmente discípulo de João Batista, seguiu Jesus quando o precursor mostrou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Chamado com seu irmão Pedro, à beira do lago da Galileia, para tornar-se pescador de gente, ocupou lugar eminente entre os apóstolos. Liturgia

Uma vez ou outra somos surpreendidos com algo bom, inusitado e que desejávamos, sem, contudo, imaginar que seríamos agraciados com tal feito... Nosso Deus e Pai sempre nos surpreende porque ele nos conhece profundamente, nos ama com amor eterno e sabe tudo de nós...

Na vida familiar, meu esposo e eu, temos vivenciado as concessões e benefícios de nosso Deus e Pai, quando amiúde,  constatamos a sua providência nos acontecimentos do nosso dia a dia ... E, a alegria desse amor misericordioso do Senhor com o qual nos agracia, nos enche de gratidão, reconhecimento, reverência: louvado seja Deus! Graças, Senhor!

Jesus vê seus primeiros discípulos: Pedro, André, Tiago e João, os chama, eles o escutam e o seguem... Meditando sobre este despojamento, essa entrega imediata e total de si mesmos, fico a imaginar: eles assim o desejaram porque o próprio Senhor, já o havia suscitado preliminarmente, em seus corações...

Abertos e receptivos , acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Mateus, pedindo ao Senhor, o nosso desejo em estar sempre com ele, para segui-lo e servi-lo em todas as circunstâncias:

                                                                   



'Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.' Mateus 4,18-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque desde o ventre materno suscitastes em nós, vos amar, seguir e servir! Graças, Pai! Ajuda-nos Senhor, na força e na unção de vosso Espírito Santo a perseverarmos nesse amor para fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ouvirmos e a atendermos a voz do Senhor que nos chama ao seu seguimento e missão, amém!

Santo André, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dóceis à palavra e ao chamado de Deus e assim sejamos pescadores de gente, amém!

Brasília, DF., 30 de novembro de 2016
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário