11.11.16

COMO NOS DIAS DE NOÉ E DE LÓ - LUCAS 17,26-37 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor, celebra a Memória de São Martinho de Tours – Bispo. Martinho – Panônia, atual Hungria, 316-397, abandonando a carreira militar, foi ordenado sacerdote e depois bispo de Tours. Reconhecido como apóstolo das populações rurais, fundou na França o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica teve destaque fundamental na história da Igreja na Gália.
Liturgia.

O dom mais precioso para os pais, é a vida de seus filhos pelos quais se necessário for, doarão a própria vida por eles... Nosso Deus e Pai por nos amar tanto – Jo 3,16 e para nos resgatar das transgressões cometidas no regime da primeira aliança, doou-nos seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, e por isso, todos nós que somos chamados, receberemos a herança eterna que foi prometida – Hb 9,15. Graças, Pai! 

Como cristãos, conhecemos a história de Jesus, e ele evoca os acontecimentos trágicos enviados por Deus, causados pela maldade das pessoas que foram: o dilúvio, no tempo de Noé – Gn 6-9 e nos dias de Ló, a destruição de Sodoma – Gn 19,1-29, e nos adverte quanto às nossas escolhas, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 

                                            

O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso? ” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.' Lucas 17,26-37.

Caríssimos, Jesus, Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6 quer nos levar ao Pai, ao seu Reino de amor, e citando Noé e Ló, fez-me lembrar, dentre outras tragédias causadas pelos homens, que além de ceifar vidas humanas, causam impactos e prejuízos incalculáveis na natureza como a bomba atômica por força de guerras em 1945 ; há um ano, aqui no Brasil, em Minas Gerais 
o rompimento da barragem - Fundão em Bento Rodrigues - Mariana, com uma enxurrada de lama que chegou ao mar, causado por neglicencia ...  Assim, estamos expostos a fenômenos naturais e a ação egoísta dos próprios homens que colocam em risco a vida de todos nós, em momentos previsíveis ou  inesperados, e Jesus nos adverte: ' E o mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado’!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós Senhor, o vivenciar o amor para convosco e para com os irmãos e a viver conforme os vossos mandamentos, e, permanecendo na vossa doutrina, Pai e Filho estejam em nós, 2Jo 4-9. Pai, somos vossos, perdoa-nos os nossos pecados e ajuda-nos no nosso discernimento espiritual para que façamos a vossa vontade e assim no tempo favorável do Senhor, levantemos nossa cabeça para acolher a nossa redenção que se aproxima – Lc 21,28. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a  bem discernirmos as nossas escolhas e a sermos vigilantes e fiéis seguidores da lei do Senhor, amém!

São Martinho de Tours, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

        Brasília-DF., 11 de novembro de 2016
                  Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário