19.11.16

A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS - LUCAS 20,27-40 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória dos Santos Roque, Afonso e João – Presbíteros e Mártires. Os “mártires das reduções jesuíticas” Roque González – Paraguai, Afonso Rodríguez e João Del Castillo – Espanha, deram a vida em defesa dos povos indígenas da América do Sul – século 17. Os três sacerdotes foram canonizados em 1988.
Liturgia.

O meu netinho de dois anos está no maternal e a coleguinha Gigi mordeu o seu braço deixando as marcas dos dentes, o tamanho circular da boca e uma vermelhidão da força da mordida, e ele começou a chorar de dor..., mas, a Manu, outra coleguinha deu um beijinho no local e a dor passou, disse ele aos seus pais...

Meditando sobre este fato, quanto a atenção e o carinho da Malu que beijou o braço do meu netinho e a dor passou, lembrei-me das palavras de Jesus, para a necessidade de nos convertermos e nos tornemos pequeninos como as crianças para entrar no Reino dos Céus – Mt 18,1-4. E, nós os adultos, no Reino dos Céus, se formos julgados dignos de lá estar, seremos iguais aos anjos, filhos de Deus, como nos diz Jesus no evangelho de hoje, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.

Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
                                                                   



Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.' Lucas 20,27-40.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, é muito gratificante, confortante, porque nos enche de fé e de esperança ler e meditar a palavra do Senhor, como disseram alguns doutores da lei ‘Mestre, tu falaste muito bem’ – Lc 20,39. Sim Jesus Amado, amado do Pai, falas divinamente - Lc 2,47 e a vossa palavra é eterna – Jo 6,68, ‘... é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, atinge até a divisão da alma ... e discerne os pensamentos e intenções do coração – Hb 4,12’. Graças, Pai!

Caríssimos, certo é que  todos morreremos, mas Jesus, com a sua própria vida nos testemunhou a Ressurreição – Jo 20-21 e da qual falou acima sobre a lei do levirato referente  aos que se casavam... Quanto à minha morte e a morte dos meus queridos, consola-me e fortalece-me muito as palavras de São Francisco de Assis que chama a morte de irmã, a Irmã que nos ajudará na passagem para o nosso encontro com o Pai!  Alegremo-nos sempre no Senhor... Não nos inquietemos com nada; mas apresentemos a Deus todas as nossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os nossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus... Ocupemo-nos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor. Fil 4,4-8’. Amém!



Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, para que sejamos considerados dignos das alegrias da vida eterna, onde estão  ' a luz e a vida imperecíveis - 2Tm1,10!' Amém!

Santos Roque, Afonso e João, rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos Jesus Cristo em todas as  circunstâncias de nossas vidas, amém!

     Brasília-DF., 19 de novembro de 2016
                 Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário