4.11.16

O ADMINISTRADOR PREVIDENTE - LUCAS 16,1-8 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória de São Carlos Borromeu, Bispo. Carlos – Itália, 1538-1584, como Arcebispo, desenvolveu intensa atividade pastoral e consumiu suas energias na reforma da Igreja e na caridade, especialmente durante a famosa peste de Milão. Chamado “pai dos pobres”, fez uso dos próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários.
Liturgia

Caríssimos, certa vez foi feita uma pesquisa sobre o que mais incomodava as pessoas em relação às outras e elas responderam: ser enganadas! Realmente quando nos enganam, é porque mentem para nós e a mentira é abominável...

Quando somos vítimas da mentira, sentimos uma dor na alma e a pessoa que a originou provoca em nós uma rejeição profunda que queremos afastá-la de vez da nossa vida, do nosso relacionamento, quando isso é possível...

Vivemos no Brasil um paralelo de uma situação um pouco semelhante ao evangelho de hoje narrado por Lucas, em relação aos corruptos da Operação Lava – Jato, onde recentemente, um dos réus, solicitou altos mandatários contemporâneos de sua gestão, para serem suas testemunhas de defesa.... Acolhamos a palavra que nos salva:

'Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.          

                                       

          

Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão? ’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! ” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta! ’ Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves? ’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. ’ Lucas 16,1-8.

Sabemos que todo comerciante, quando compra um produto, coloca uma margem de lucro e um pouco mais, para um possível desconto, uma promoção como as Outlet com descontos de mais de setenta por cento ....  O desconto que o administrador ofereceu aos devedores do patrão, deveria ser do conhecimento preliminar do negócio contratado com o patrão e assim, ele o fez porque poderia propiciar para ele, 
administrador, em troca,  uma contrapartida de gratidão por parte dos devedores, pelo desconto concedido.

Negócios, são negócios, porém é necessário sorte, inteligência, espírito empresarial e uma dose de esperteza, como o disse o Senhor. Mas o que é inadmissível, é o esbanjamento daquilo que não nos pertence, como os políticos corruptos fizeram com o nosso Brasil!

Pai Santo, Pai Amado, em Cristo Jesus, como filhos da luz que somos,  ajuda-nos Senhor para que na graça e na força de vosso Espírito Santo nós e a ‘nossa sociedade sejamos iluminados e libertos do espírito de ganância, malícia e corrupção’, amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos dons e bens que nos concedes, que não são nossos, mas o Senhor os coloca à nossa disposição para que os usemos moderadamente, sem esbanjamento, e, sejamos solidários e misericordiosos como São Carlos Borromeu para os compartilharmos com os nossos irmãos mais necessitados! Amém!

Sagrado Coração de Jesus, 'de onde brotam o perdão e a vida para todas as pessoas' – Papa Francisco, ajuda-nos Senhor para que tenhamos o mesmo sentimento do vosso coração misericordioso!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que como filhos da luz e herdeiros de Cristo, ‘sejamos cidadãos do céu’ – Fil 3,17-20. Amém!

São Carlos Borromeu, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

           Brasília-DF., 04 de novembro de 2016
                       Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário