3.11.16

A OVELHA PERDIDA. A MOEDA PERDIDA - LUCAS 15,1-10 - REFLEXÃO DIÁRIA






Diz-se que quem ama, cuida! Cuidamos de nós, das nossas crianças, dos familiares, das pessoas amigas, dos irmãos de nossa comunidade, dos carentes e etc.; e até dos animais de estimação. Cuidamos também do dinheiro conquistado com o esforço do nosso trabalho ou de uma herança, um prêmio, dinheiro este, que nos propicia conforto e atende as nossas necessidades...

Pessoas e bens, tratam-se de dois pontos relevantes no nosso dia a dia; a vida do outro, relativo e abstrato; os bens, palpáveis, concretos; e o nosso comportamento, em relação à pessoas e bens, revelará a que viemos a este mundo!

Quando nos sentimos cuidados e amados, desfrutamos de uma situação de segurança, tranquilidade e nos sentimos felizes onde nos encontramos; e quanto aos bens que possuímos e sabemos estão protegidos, além de nos sentirmos prósperos e vitoriosos, nos proporcionam o mesmo bem-estar oriundo do sentir-se amado, distinguido..., e aqui está o risco de nos considerarmos melhores do que os outros e deixamos de ser misericordiosos, como os fariseus e mestres da Lei do evangelho de hoje, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! ’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

                       

E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! ’ Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. ’ Lucas 15,1-10.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus convida os pecadores à mesa do Reino: “Não vim chamar justos, mas pecadores” – Mc 2,17; 1Tm 1,15. Convida-os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, mas mostrando-lhes, com palavras e atos, a misericórdia sem limites do Pai por eles – Lc 15,11-32 e a imensa “ alegria no céu por um único pecador que se arrepende” – Lc 15,7. A prova suprema deste amor será o sacrifício da sua própria vida “em remissão dos pecados” – Mt 26,28’. CIC 545.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos cerca, cuida de nós e nos guarda com carinho – Dt 32,10-11; com laços de amor nos atrai para vós – Os 11,3-4, nos amas com amor eterno - Is 54,8, e por nos amar tanto nos enviou Jesus vosso filho muito amado para nos salvar – Jo 3,16-17 e para permanecer conosco, todos os dias até a consumação dos séculos - Mt 28,20! Graças, Pai Santo! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, ajuda-nos Pai na graça e na força de vosso Espírito Santo, para que não julguemos os outros - Rm 14,7-10 e nem nos gloriemos da nossa situação confortável, porque tudo que somos e temos nos são concedidos por vós,  mas  nos gloriemos da inteligência que procede do Senhor para que vos conheçamos cada vez mais e pratiquemos o amor, o direito e a justiça na terra, porque é disto que o Senhor gosta – Jer 9,22-23.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vermos indistintamente a face de Jesus, em cada irmão! Amém!

Brasília-DF., 03 de novembro de 2016
           Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário