22.11.16

PREDIÇÃO DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO. TEMPOS DE AFLIÇÃO - LUCAS 21,5-11 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória de Santa Cecília – Virgem e Mártir. Cecília – Itália, século 3º, cujo testemunho de pureza provocou a conversão do esposo, dedicou-se à caridade para com os pobres. Foi vítima da perseguição contra os cristãos. É a Padroeira da música e de todos os músicos.
Liturgia.

Cantemos glória ao Criador, pois ele vem, pois ele vem para julgar a terra: ele julgará o mundo com justiça, e as nações com sua verdade – Salmo 96! Glórias e louvores a vós, Senhor, e que Santa Cecília rogue a vós, por nós! Amém!

Caríssimos, Deus nos ama tanto que nos enviou Jesus, seu Filho unigênito – Jo 3,16 para nos reconciliar com ele, e Jesus veio para nos resgatar e se doar para nos salvar, para que nos tornemos como ele, filhos e herdeiros do Pai Eterno – 2Cor 5,18; Cl 1,13; Rm 8,14-17. Graças, Pai!

Jesus é a Imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura – Cl 1,15; tem palavras de vida eterna, é o Santo de Deus, e em nosso tempo podemos constatar a veracidade da predição de sua Palavra – Jo 6,68 quanto à destruição do Templo de Jerusalém... Não nos deixemos enganar por ninguém;  Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6 e só a ele devemos seguir! Graças, Pai!

Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Lucas:

                                                                      



'Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.' Lucas 21,5-11.

Como Eclesiastes 3 especifica, há um tempo para tudo e todos somos convidados para uma conversão diária de vida, mas como no tempo de Noé e de Ló Gn 6-8;19;1-29, muitas pessoas continuam impassíveis, indiferentes, ante uma provável catástrofe que abalará a humanidade, onde muitos continuam vivendo, valorizando os bens terrenos, regra geral de forma corrupta, egoística, em prejuízo dos pequenos e mais pobres, onde Jesus é um com estes e quando os deixamos à mercê das situações de sofrimento e abandono, é ao próprio Jesus que deixamos de fazer – Mt 25,31s!

Os contemporâneos de Jesus lhe perguntam: 'Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?' E cada um de nós hoje, também gostaria de saber... Só Deus sabe! Penso que este tempo Deus nos concede para que o conheçamos e o amemos! Só confiamos em uma pessoa quando a conhecemos e temos intimidade com ela e este liame de amor, esta amizade, permite que penetremos fundo em sua mente e em seu coração e nos comportamos como se fôssemos alma gêmea, como em um casamento, onde dois, é um – Gn 2,24, como Jesus é Um com o Pai! Jesus mesmo nos diz repetidas vezes: eu e o Pai somos um; o Pai está em mim e eu no Pai – Jo 10,30;38; aquele que me vê, vê aquele que me enviou – Jo 12,45; quem me vê, vê o Pai – Jo 14,9. E São Paulo nos exorta e nos enche de esperança, que ao nos unirmos a Jesus, constituímos com ele um só espírito – 1 Cor 6,17. E concluo cantando com Santa Cecília e Salette Ferreira da Canção Nova, um canto novo, '... não há o que temer, e nem desanimar...'. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a vos louvar e glorificar com reverência e abnegação, abandonando-nos em vós, nosso refúgio redentor. Que a nossa mente, o nosso coração e a nossa alma estejam cheios da vossa justiça e envolvidos estejamos todos nós em vossa infinita misericórdia, amém! Cobre-nos Senhor com o vosso ‘Manto de Felicidades’ e aninha-nos sob as vossas asas como quisestes aninhar Jerusalém – Lc 13,34. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que sejamos fiéis e eficazes anunciadores e testemunhas da Palavra de Deus, em Cristo Jesus, amém!

          Brasília-DF., 22 de novembro de 2016
                    Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário