27.11.16

VINDA INESPERADA DO FILHO DE DEUS - MATEUS 24,37-44 : "FICAIS PREPARADOS!" - REFLEXÃO DO PASTOR







'Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento. A Igreja nos ensina que o Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda, isto é, o nascimento de Jesus, é também um tempo em que os corações se voltam para a segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos. A espera do Senhor que vem é marcada pela piedosa e alegre expectativa, assim como pela conversão. A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico não é sinal de tristeza, mas de penitência e conversão, em vista do advento de Cristo.
                                                 


A Liturgia da Palavra motiva e orienta a nossa vivência do Advento. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. É preciso estar preparados e atentos para o encontro com o Senhor, pois não se sabe quando ele virá. Não há como preparar-se de última hora. Jesus nos diz: “Ficai atentos porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42), repetindo, logo a seguir, “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A atitude que o Evangelho espera de nós é a vigilância sobre a própria conduta e a prontidão para acolher o Senhor que vem. Segundo o espírito deste tempo litúrgico, é preciso preparar-se bem para acolher Jesus no Natal, assim como, para o encontro último e definitivo com o Senhor.

A vigilância exige uma séria atitude de conversão. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 13,11-14), nos alerta: “já é hora de despertar”, “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando”. É preciso deixar as “ações das trevas” para caminhar na luz da vida nova. O profeta Isaías convidava o povo a caminhar ao encontro do Senhor recorrendo também à imagem da luz, para anunciar um tempo de justiça e paz estabelecido por Deus. “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5) é a palavra que Deus dirige também a nós, através da Igreja, neste início de Advento. Quem caminha para a casa do Senhor, quem a ele volta o coração, experimenta a alegria testemunhada pelo salmista, conforme rezamos hoje: “Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor! ” (Salmo 121).

Procure viver bem o Advento. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a vivenciar este tempo litúrgico. Um Natal feliz, tal como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso. Por isso, “deixa-se guiar pela luz do Senhor”. Neste tempo da Campanha para a Evangelização, promovida em toda a Igreja no Brasil, reze pela missão evangelizadora e ajude a Igreja a evangelizar!' 


                PALAVRA DO PASTOR
                      FICAIS PREPARADOS
                       Dom Sergio da Rocha
                    Arcebispo de Brasília - DF.


Em, 27 de novembro de 2016
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário