5.11.16

DITOS SOBRE O "DINHEIRO". REAÇÃO DOS FARISEUS - LUCAS 16,9-15 - REFLEXÃO DIÁRIA




Pequenas e grandes coisas; pobres e ricos, palavras que estão espalhadas mundo afora e caracterizam o estado, a situação das diversas classes sociais na vida humana que nosso Deus e Pai nos deixou para que equilibrássemos esses extremos através da nossa participação concreta e efetiva na gestão dos bens por ele criados... Mas, a história da nossa salvação, nos revela que poucos são os que entendem ou que  queiram  fazer a vontade do Criador e o que presenciamos é o descompasso da minoria que tem muito e a retém para seu usufruto, em detrimento da maioria...

São Paulo se alegra ao ver florescer o afeto e a ajuda dos Filipenses para com ele e lhes diz que esse afeto estava sempre vivo, mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se – Fil 4,10-19 e que acontece todas as vezes em que fazemos o bem para as pessoas, fazendo fluir a partir de nós, a  solidariedade, a justiça e a misericórdia tão agradáveis ao nosso Deus e Pai!

Com a mente e o coração abertos e receptivos, acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Lucas:
                                           




'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.' Lucas 16,9-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, sabemos que a nossa essência é pura porque procede do Senhor! Ajuda-nos Senhor a fazermos a vossa vontade; ajuda-nos Senhor a que cresçamos em caridade e misericórdia para que o nosso afeto seja reavivado pelo vosso Santo Espírito para que possamos compartilhar com os mais necessitados nossos dons e bens com os quais o Senhor nos agracia para que os multipliquemos em benefício daqueles, e assim contribuir para diminuir o abismo entre pobres e ricos, amém!

Pai Santo, com toda a Igreja vos pedimos; ‘Senhor, vinde em nosso auxílio:
- Iluminai, Senhor, nossas comunidades, para que se deixem conduzir pelo espírito de dedicação e partilha, generosidade e gratidão.
- Suscitai nos administradores públicos e privados os propósitos de honestidade e justiça no desempenho das suas funções.
- Ajudai nossa sociedade a partilhar a riqueza, para que tenha justo destino e não fique acumulada.
- Ensinai-nos a valorizar sempre mais os momentos de oração pessoal e comunitária.
- Mantende-nos fiéis nas menores coisas do dia a dia, para que sejamos dignos das maiores. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que estejamos sempre atentos às necessidades dos irmãos mais necessitados, a começar, dos nossos próprios familiares, amém!

           Brasília-DF., 05 de novembro de 2016
                       Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário