A figura de Zaqueu se me apresenta como aquela pessoa que ainda não se decidiu de qual lado ficar e diz-se que ‘está em cima do muro’... Penso que se Zaqueu assim o fez ao subir na figueira por causa da multidão e de ser de baixa estatura, tinha uma profunda ansiedade e queria ver, quem era o Homem que muitos falavam e o seguiam...
Jesus, que sabe tudo – Jo 21,17, ao ver Zaqueu, em meio à multidão em cima da figueira como viu Natanael sob - Jo 1,45s, e este, a convite de Filipe, é levado à presença de Jesus... Aqui, é Jesus quem vai ao encontro de Zaqueu e lhe fala palavras de acolhimento que lhe fazem feliz ... Zaqueu desce da figueira imediatamente para estar com o Senhor ... Quanta 'alegria' e emoção devem ter inundado a mente e o coração de Zaqueu e a sua atitude, resultou em graça!
Zaqueu, além de satisfazer a sua curiosidade em conhecer Jesus, o recebe em sua casa e senta à mesa com ele, o pão da vida, o pão vivo descido do céu - Jo 6,48s, que concede pela sua infinita misericórdia à Zaqueu e à sua família, conversão e salvação! Maravilha de nosso Deus e Pai, que nos ama com amor eterno e nos quer bem perto dele!
Acolhamos a Palavra de nosso Senhor Jesus Cristo que nos liberta e nos salva, narrada por Lucas:
'Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.' Lucas 19,1-10.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos enviar Jesus, vosso amado Filho, para nos procurar, converter e salvar, basta que o procuremos e ele se deixa encontrar e nos contagiar, nos transformar, para uma vida nova, em solidariedade, fraternidade, justiça e misericórdia, para com todos, testemunhando e praticando os valores do Evangelho ! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Santo, Pai Amado, abençoe e proteja o nosso Brasil, seu povo, seus governantes, neste Dia da Proclamação da República! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a permanecermos em Jesus - Jo 15,7 e a sermos firmes e fortes na fé! Amém!
Brasília, DF., 15 de novembro de 2016
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário