7.11.16

ESCÂNDALO, CORREÇÃO, PERDÃO. A FORÇA DA FÉ - LUCAS 17,1-6 - REFLEXÃO DIÁRIA




Diz-se que na vida só podemos dar o que temos.... Nascemos, crescemos e nos desenvolvemos naquilo que hoje somos porque passamos por um processo de aprendizado no seio familiar onde vivenciando o dia a dia dos nossos pais – nós que os temos -, nos assemelhamos a eles, e pelo resto dos nossos dias, continuamos aprendendo ... Mas, quando por um motivo ou outro não tivemos a oportunidade de ter um aprendizado em tempo integral em família, poderemos aprender os modos de ser de outras pessoas, de outros grupos e que muitas vezes, não correspondem às atitudes paternas...

São Paulo a Tito, especifica o tipo de comportamento dos eleitos de Deus que os levará à fé e ao conhecimento da verdade da piedade ..., tanto  para ensinar e  exortar a fidelidade empenhada da sã doutrina, como para refutar os contraditores – Tt 1,1-9.

Todos somos pecadores, buscando a nossa conversão diária, para crescermos na fé e na intimidade com nosso Deus e Pai! E Jesus nos exorta hoje a agirmos com misericórdia para com os irmãos, conforme narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
                                          


Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! ” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.' Lucas 17,1-6.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos ancestrais que nos testemunharam a fé em vós, ó Senhor. Eu vos louvo Pai pela minha Mãe, que viúva, confiava no Senhor e o Senhor sempre cuidou e cuida de todos nós, e assim eu meus irmãos, com a vossa ternura e amor, perseveramos em vosso caminho! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, Pai Amado, Misericordioso e cheio de compaixão para conosco, no amor e na graça de vosso Espírito Santo, perdoa-nos Senhor, se consciente ou inconscientemente fomos motivo de escândalo em nossa vida ou na vida dos irmãos: perdão Senhor, misericórdia!  Abençoa-nos Pai, com a vossa luz e graça e ajuda-nos Senhor, para que não sejamos causa de escândalos para com os irmãos e se eles o forem para nós, busquemos a vossa misericórdia que tudo compreende, ama e perdoa, porque nós cremos, confiamos e esperamos em vós, Senhor! Senhor, aumenta a nossa fé! 


Com toda a Igreja, roguemos ao nosso Deus e Pai: ‘Ficai sempre conosco, Senhor:
- Para que saibamos compreender as fraquezas e valorizar as virtudes dos ministros da Igreja.
- Para que sempre escolhamos os caminhos da justiça, da misericórdia e da vida.
- Para que sejamos capazes de perdoar e acolher o pecador arrependido.
-  Para que evitemos dar mau exemplo aos irmãos e irmãs.
- Para que nas famílias reine a paz e a harmonia como frutos da oração e do diálogo. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que ' sejamos a geração dos que buscam a face do Senhor'- Sl 24, amém!

        Brasília-DF., 07 de novembro de 2016 

                     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário