12.11.16

O JUIZ INÍQUO E A VIÚVA IMPORTUNA - LUCAS 18,1-8 - REFLEXÃO DIÁRIA





A nossa Igreja celebra a Memória de São Josafá – Bispo e Mártir. Josafá – Ucrânia, 1580-1623, como bispo de Polotsk, trabalhou pela reforma da vida monástica e pela união da Igreja na Rússia com a Santa Sé. Dedicou-se à promoção social do povo, sendo bem-aceito por ele, mas enfrentou a hostilidade dos poderosos e foi martirizado.
Liturgia

Diz-se que água mole em pedra dura tanto bate até que fura... vinte e quatro horas ininterruptas ali pingando uma gotícula até que vai perfurando e perfurando ou, como a estalagmite no chão e a estalactite no teto das cavernas se acumulando, se acomodando ... Como a árvore, que de uma sementinha pequenina se transforma ... Que belos exemplos nos mostram a natureza e que se assemelham aos atos e fatos de nossas vidas.

Nossas atividades no dia a dia são feitas partindo de uma experiência, um aprendizado, e nosso Deus e Pai quer que vivamos em família, em comunidade; cada pessoa tem um dom específico - Rm 12,3-13, onde uma e outra se edifica e se consolida para o bem de todos...

Pedir, bater, buscar – Lc 11,9-13, é um ato de fé e de humildade ao reconhecermo-nos necessitados do outro e muito, muito mais mesmo, necessitamos estar conectados com o Senhor - que nos criou e somos seus – 1Cor 3,23 -, como nos diz Jesus hoje no seu evangelho, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário! ’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me! ’” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto.
                           



 E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra? ”' Lucas 18,1-8.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Os atos de fé, de esperança e de caridade ordenados pelo primeiro mandamento cumprem-se na oração. A elevação do espírito para Deus é a expressão da adoração que lhe rendemos; prece de louvor e de ação de graças, de intercessão e de súplica. A oração é uma condição indispensável para poder obedecer aos mandamentos de Deus. “É preciso orar sempre, sem jamais esmorecer” – Lc 18,1”, diz-nos Jesus! CIC 2098.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor – Jo, 20,29; Jer 17,7; Is 25,9, vinde Senhor, plenifica-nos com a vossa vida, saúde e justiça, abundantes; dai-nos um coração manso e humilde que pulse ao ritmo do coração de Jesus e na força e graça de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria e entendimento para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos; dai-nos os vossos dons e ajuda-nos a sermos caridosos e prestativos, misericordiosos, fraternos e solidários para com todos, amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos ligados no Senhor, e como a Senhora, a nossa alma O glorifique e exulte de alegria o nosso espírito Nele, nosso Salvador! Amém!

São Josafá, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Brasília-DF., 12 de novembro de 2016
            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário