5.11.17

MATEUS 5,1-12 - BEM-AVENTURANÇAS : 'CHAMADOS A SER SANTOS' - REFLEXÃO DO PASTOR



'Estamos celebrando, neste domingo, a solenidade de "Todos os Santos", transferida, no Brasil, para o domingo seguinte ao dia primeiro de novembro, quando este ocorrer em dia da semana. Os santos são intercessores e modelos de vida cristã para o Povo de Deus. Pela intercessão dos santos, as nossas preces chegam a Jesus e por meio dos seus exemplos somos motivados a segui-lo fielmente . Quanto às imagens dos santos, a nossa atitude é de respeito e piedosa veneração, nada existindo de idolatria na representação dos santos por meio das imagens. Quem afirma ser idolatria o culto aos santos ou a veneração de suas imagens não conhece bem o ensinamento da Igreja a respeito dos santos, nem está entendendo o que a Bíblia afirma sobre idolatria.

Num mundo marcado por tantas situações de pecado, esta solenidade litúrgica nos convida a fazer a experiência de uma vida santa, recordando-nos que todos são chamados a ser santos. O Livro do Apocalipse (Ap 7, 2-4.9-14) se refere a uma "multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar", indicando-nos que a salvação em Cristo e a santidade são para todos. Eles permaneceram fiéis na "grande tribulação"; perseveram até o fim em meio a perseguições. Os santos são exemplos de fidelidade a Cristo, são testemunhas corajosas e fiéis do Senhor. Recentemente, no dia 15 de outubro, tivemos a alegria da canonização de 30 santos mártires do Rio Grande do Norte, cujo testemunho nos estimula a viver a fé com maior empenho e fidelidade. Contudo, não são santos por conta própria; são santos porque foram redimidos por Cristo, "lavaram e alvejaram as suas roupas mo sangue do Cordeiro".
                                              


A passagem das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12) nos mostra quem são os santos e como ser santos. Os santos são "bem-aventurados", são "felizes". Nesta solenidade, nós somos motivados não somente a meditar e a rezar as "Bem-aventuranças", mas acima de tudo a por em prática o que Jesus nos ensina. Santos e felizes são os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os aflitos consolados por Deus, os que têm fome e sede de justiça e os perseguidos por causa da justiça. Este é o caminho de santidade proposto por Jesus. Somos todos chamados a ser santos, trilhando o caminho das bem-aventuranças.

A primeira carta de S. João (1Jo 3,1-3) nos recorda o "grande presente" que o Pai nos deu:"sermos chamados filhos de Deus". Os santos, purificados por Cristo, se comportam como verdadeiros filhos de Deus e, por isso, como irmãos.'


                            PALAVRA DO PASTOR
                      CHAMADOS A SER SANTOS
                           Dom Sergio da Rocha
                   Cardeal Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 05 de novembro de 2017
    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário