9.11.17

JOÃO 2,13-22 - SUBIDA A JERUSALÉM E GESTO PROFÉTICO NO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA





Festejamos hoje o aniversário da Dedicação da Catedral de Roma, a Basílica do Latrão, mãe de todas as igrejas. Com muito amor e em comunhão com as comunidades cristãs do mundo inteiro, reunimo-nos nesta igreja, casa de Deus e nossa, para celebrar a Páscoa de Jesus -
Liturgia.

Caríssimos, a Casa de Deus, a Igreja do Senhor, está sempre com as portas abertas para acolher a cada um de nós que gostamos de viver em comunidade e testemunhar a nossa fé...

A casa, a igreja de Deus é uma só, mas tem vários endereços para que logo a identifiquemos, assim como a água dos braços de um rio – que vai jorrando, levando vida, saúde, alimento aos homens e aos animais – Ez 47,9.12.

Nosso Deus e Pai nos criou a sua imagem e semelhança e Jesus nos revelou isso – Jo 10,30, pois nos diz São Paulo ‘não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?... Pois o templo de Deus é Santo e esse templo sois vós’ – 1Cor 3,16-17.

Portanto, assim como respeitamos nosso corpo – templo espiritual de Deus, devemos respeitar a sua Casa, como admoesta, repreende Jesus no evangelho de hoje, narrado por João:
 

'Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 


                                                    


Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.' João 2,13-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos porque como a água que corre no leito do rio, a cada dia o Senhor nos dá vida abundante – Jo 10,10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós o vosso amor para que ‘sejamos cada vez mais unidos, fraternos e solidários’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘crescermos na perfeição da caridade’, amém!

             Brasília-DF., 09 de novembro de 2017 
                          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário