17.11.17

LUCAS 17,26-37 - O DIA DO FILHO DO HOMEM. COMO NOS DIAS DE NOÉ E DE LÓ : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso Deus e Pai nos criou à sua imagem e semelhança e por nos amar com amor eterno, em Cristo Jesus nos salvou, tornando-nos filhos e herdeiros da sua graça! E como Pai caridoso e bondoso que é, concedeu-nos dons, virtudes e frutos para que participemos e contribuamos com a sua obra – Gn 1,26s; Sl 136; Jo 3,16; Gl 4,1-7.

As nossas aptidões e interesses diversificados nos proporcionam a multiplicidade de ações profícuas, e juntos, regra geral, favorecemo-nos e beneficiamo-nos, reciprocamente, não somente no aspecto produtivo – comercial, mas no social, também.... E, tenhamos a certeza, o nosso modo de ser, a nossa conduta para com Deus e com os irmãos, serão julgados...

Assim sendo, depreende-se de que tudo o que somos e temos e tudo que vemos de belo no Cosmos, na Natureza, têm um Autor: nosso Deus e Pai! À Deus, portanto, devemos amar e temer – Sb 13,1-9, pois, diz-nos a Igreja, que ‘Sem o auxílio da graça os homens seriam incapazes de “discernir a senda frequentemente estreita entre a covardia que cede ao mal e a violência que, na ilusão de o estar combatendo, ainda o agrava mais. É o caminho da caridade, quer dizer, do amor a Deus e ao próximo. A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos. Exige a prática da justiça e só ela nos torna capazes de praticá-la. Inspira uma vida de autodoação: “Quem procurar ganhar sua vida vai perde-la, e quem a perder vai conservá-la” – Lc 17,33. CIC 1889.

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 

                                   


O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo, nessa noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”'. Lucas 17,26-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque vos amamos e reconhecemos o vosso amor, a vossa graça, o vosso poder, sempre presentes, na Obra da Criação e que estende a cada um de nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, abençoai-nos Senhor com a vossa luz e a vossa graça, e aos governantes, cientistas, profissionais e a todas as pessoas de bem e de boa vontade para que ‘persigam, com amor e perseverança, o objetivo de melhorar as relações e as condições de vida’ do mundo como um todo! Ajuda-nos Pai, para que ajudemos os nossos irmãos a caminhar na fé, no amor e na esperança, em vós, ó Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘para que nossa caminhada terrena seja constante preparação para o nosso encontro com nosso Senhor e Criador’! Amém!


Santa Isabel da Hungria - Esposa e Religiosa, 1207-1231. Pródiga na caridade para com os pobres; da Ordem Terceira Franciscana, fundou o hospital de Marburgo, dedicando-se aos enfermos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

            Brasília-DF., 17 de novembro de 2017
                       Ana Miranda Bessa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário