4.11.17

LUCAS 14,1.7-11 - LIÇÃO DE HUMILDADE : REFLEXÃO DE ANINHA





A expressão ‘respeito é bom e eu gosto’, abrange toda uma filosofia comportamental de vida... Somos interdependentes e cada um de nós tem direito a seu espaço, e o nosso limite, é quando não invadimos o espaço dos demais...

Nesta quinta–feira, meditamos sobre a Ressurreição – Jo 6,37-40, quanto a veste que usamos e o seu significado no contexto que habitamos e em relação à vida eterna quando “estaremos de pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas – Ap 7,9s.’

Hoje, Jesus nos fala da escolha dos lugares à mesa no banquete...

Todas as vezes que leio este evangelho, lembro-me do Professor Cesário Neto que elaborou “Trechos Selecionados” para a sua escola Ginásio Brasil, em Cuiabá-Mt. Era uma apostila de muitas folhas, composta de sábias, belas e significativas expressões para vivenciarmos a sabedoria no nosso dia a dia e lá se encontrava este ensinamento de Jesus, que incorporei na minha vida, nas minhas atitudes...

Caríssimos, acolhamos com amor a Santa e Eterna Palavra de Jesus que nos ensina a sermos educados, prudentes e a respeitarmos as pessoas, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:                                 

'Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.' Lucas 14,1.7-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai pelos ensinamentos de Jesus que nos levam a olhar para o alto e nos motivam a amar o próximo como a nós mesmos, porque esta é a Lei e os Profetas, para que assim como queremos que os outros nos façam, devemos fazer também a eles - Mt 7,12; Lc 6,31! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor para que sejamos prudentes, sensatos e o nosso coração bata ao ritmo do coração de Jesus para que sejamos mansos e humildes de coração, como Ele, o é!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, serva, discípula do Senhor, nossa mestra, exemplo para cada um de nós, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a respeitarmos os irmãos, as autoridades, as leis, os ritos e tudo que disciplina a boa e recíproca convivência entre nós ! Amém!

São Carlos Borromeu, Bispo - Itália, 1538-1584. Chamado "pai dos pobres", utilizou os próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!


           Brasília-DF., 04 de novembro de 2017

                        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário