22.11.17

LUCAS 19,11-28 - O DINHEIRO COM JUROS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Palavra de Deus nos exorta, fortalece, ensina, santifica, salva, porque é a verdade que liberta – Jo 8,32; nos edifica, constrói, para que tenhamos uma conduta, uma postura coerente e sincera para conosco mesmo e com os irmãos, independente do que fizermos e onde estivermos...

Caríssimos, muitos devem conhecer esta narrativa 'que o dono de uma empresa construtora tinha um mestre de obra que iria aposentar, mas que não tinha ainda sua casa própria.... O patrão quis fazer-lhe uma surpresa e disse-lhe que como último trabalho, ele construísse uma casa residencial... Um projeto básico lhe serviria como indicador... Mas, o empregado, construindo de má vontade, não se esmerou no que fez...

Apresentando ao patrão a obra como concluída ... O patrão lhe revelou a surpresa, dando-lhe como presente pelos anos de bons serviços prestados... A lição amarga e o constrangimento, inundaram e entristeceram o coração daquele homem...'.

Jesus nos trás fato semelhante, mas com um dos diferenciais, trágico e assustador: o empregado construtor poderia refazer o que desdenhou e não se empenhou com responsabilidade na missão que lhe fora atribuída pelo patrão, mas o personagem apresentado por Jesus não, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. Seus concidadãos, porém, o odiavam e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi coroado rei e voltou.  
Mandou chamar os empregados aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’.
                                             

 Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas, que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ Ele respondeu: ‘Eu vos digo, a todo aquele que já possui será dado mais ainda; mas àquele que nada tem será tirado até mesmo o que tem. E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.' Lucas 19,11-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque Jesus nos ensina e admoesta a exercitarmos os dons, virtudes e bens que recebemos com amor e alegria, na sinceridade do coração como oferta generosa agradável a vós, Pai! Pai, livra-nos do medo que paralisa e obscurece nossa mente, deixando-nos egoístas, apáticos e sem atitudes que gerem frutos ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a fazermos a vossa vontade! Ajuda-nos Pai, a quando não correspondermos ao que o Senhor espera de nós, reconheçamos o nosso erro, engano, ignorância, má vontade, displicência, e supliquemos a vossa graça e a vossa misericórdia que são infinitas e eternas, sempre disponíveis e acolhedoras, quando arrependidos, vos buscarmos, sempre que necessário for, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos e vivenciarmos a Santa Palavra do Senhor! Amém!

Santa Cecília – Itália, século 3º, padroeira da música e dos músicos, rogai a Deus por nós e pelos que cantam para o Senhor, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

             Brasília-DF., 22 de novembro de 2017
                          Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário