30.11.17

MATEUS 4,18-22 - VOCAÇÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa de Santo André, Apóstolo. André – Palestina, séc.1º, inicialmente discípulo de João Batista, seguiu Jesus quando o precursor mostrou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Chamado com seu irmão Pedro, à beira do lago da Galileia, para tornar-se pescador de gente, ocupou lugar eminente entre os apóstolos.
Liturgia

Como irmãos em Cristo, reconhecemo-nos uns aos outros pelo nosso jeito de ser, de agir, de falar, testemunhando a unidade na fé em nosso Deus e Pai...

Numa certa noite, em 14.02.2011, sonhei com o Santíssimo Sacramento exposto onde  'vi e li' em letras grandes, a expressão “Engrandeço o teu entendimento!”. Foi tão claro, tão real, tão maravilhoso, que acordei muito feliz e anotei na agenda que mantenho ao lado da cama...

Passados uns dias deste sonho revelador, o nosso Pároco nos convidou, dizendo-nos ‘tratar-se de um chamado de Jesus para servirmos no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE’. Ao lembrar-me do sonho que eu tivera, aceitei, como uma confirmação de benção e graça do Senhor para eu estar com ele e até tocá-lo em 'corpo, alma e divindade' em comunhão com a Igreja e com os irmãos - Lc 22,19-20!

Caríssimos, penso que Jesus, ao convidar seus primeiros discípulos, como fizera comigo, já havia suscitado em seus corações e em suas almas, o desejo e a vontade de segui-lo e de servi-lo, e assim o fizeram, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

                                           

'Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram.' Mateus 4,18-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque aprendemos com os nossos pais a conhecer a vossa palavra e procuramos vivencia-la no nosso dia a dia, a começar em nossa casa, com nossos familiares, com a comunidade... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo derrame sobre nós a sabedoria para discernirmos e acolhermos a vossa vontade em nossas vidas e vos anunciar e testemunhar aonde quer que nós estejamos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a permanecermos fiéis e perseverantes no seguimento do Senhor!

Santo André, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo, nosso Senhor, amém!

          Brasília-DF., 30 de novembro de 2017
                        Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário