21.11.17

MATEUS 12,46-50 - A MÃE E OS " IRMÃOS" DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória da Apresentação de Nossa Senhora. Celebrada no Ocidente desde o século 14, esta memória realça a primeira doação que Maria fez de si mesma, tornando-se modelo de toda pessoa que se consagra ao Senhor. Com Nossa Senhora, exaltemos a Deus por suas maravilhas.
Liturgia.

Sabemos que só podemos contar com o aqui e agora, porque ‘o há pouco’, já pertence ao passado.... E assim sendo, é primordial que aproveitemos o momento presente que o Senhor nos concede para expressar a verdade  quanto ao que  pensamos, sentimos, vivenciamos, agindo simultaneamente com sinceridade e ‘intrepidez, oportuna e inoportunamente – At 4,23s; 2Tm 4,2’!

Jesus para alcançar os corações das pessoas que o escutavam e seguiam, utilizava-se dentre outros, de parábolas, metáforas...  Mas, para nos testemunhar o amor do Pai para conosco, de forma concreta e até sofrida, Jesus ratificou, confirmou, no Calvário, suspenso e preso na Cruz – Jo 19,25-27, o que nos diz no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                                                                 


'Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Mateus 12,46-53.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina e nos exemplifica que vos amar e amar o próximo – Mt 22,34-40, é estender o vosso amor aos irmãos aonde formos e com quem estivermos... É servir e viver nosso discipulado em obediência ao Senhor nosso Deus, como fez Nossa Senhora!


Caríssimos, amando os irmãos, amamos também a Mãe de Jesus, e com João, a acolhemos em nosso coração, como a última vontade de Jesus, porque somos ‘membros da família de Deus’ e amando-nos mutuamente, fazemos a Sua vontade, pois ‘há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos’ – Ef 2,19; 4,6’! Graças, Pai! Glórias e louvores avós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nós a disposição e a disponibilidade para ouvir a vossa Palavra, medita-la e vivencia-la no nosso dia a dia, sempre atentos e compromissados com o amor e a verdade da nossa fé! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula exemplar, modelo, exemplo e mestra nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Senhor para ‘seguirmos seus desígnios’, amém!

        Brasília-DF., 21 de novembro de 2017
                    Ana Miranda Bessa


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário