10.11.17

LUCAS 16,1-8 - O ADMINISTRADOR PREVIDENTE : REFLEXÃO DE ANINHA



A Igreja celebra a memória de São Leão Magno - Papa e Doutor da Igreja. Leão - Itália, 400-461 mereceu o título de Magno pela grandeza de sua obra e de seu magistério. Durante seu pontificado, fomentou o diálogo entre o Ocidente e o Oriente e convocou o Concílio de Calcedônia - 451, que definiu a existência indivisa das naturezas humana e divina na pessoa de Cristo. Liturgia

Desde a nossa concepção trabalhamos para ser o primeiro a chegar ao abrigo seguro e fecundo do óvulo materno que nos acolherá.... Vir à luz espontaneamente também requer um grande esforço...

Crescemos, ficamos adultos já nos preparando para a idade avançada que poderemos alcançar... A nossa legislação trabalhista, dentre outros, regulamenta o benefício para a aposentadoria para aqueles que, regra geral, contribuíram, mensalmente, ao longo de suas vidas...

Jesus nos mostra o comportamento de um administrador dos bens de um homem rico,  que na iminência de ser dispensado, se preocupa com o seu futuro.... Cobrar um percentual de quem foi beneficiado, fazia parte do acordo como remuneração do serviço prestado, mas o esbanjar, abusar dos bens sob sua responsabilidade, incomodou o Senhor dos bens que pediu contas dos mesmos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.

                                                     

 Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta!’ Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.' Lucas 16,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas a regra de ouro para fazermos ao outro, como queremos que assim nos façam – Mt 7,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nós, ó Pai, o respeito e a fidelidade na administração dos bens das pessoas que confiam em nós.... Ajuda-nos Pai para que sejamos honestos quanto aos bens e dons que o Senhor nos concede, para que mereçamos a vossa confiança e participemos do vosso Reino! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, ‘a contrapormos, no dia a dia, à cultura do suborno e dos malfeitos’, amém!


São Leão Magno, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

              Brasília-DF., 10 de novembro de 2017
                             Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário