7.11.17

LUCAS 14,15-24 - OS CONVIDADOS DO BANQUETE : REFLEXÃO DE ANINHA




Nós, pais e mães, sentimo-nos felizes quando recebemos a visita dos nossos filhos... Minha sogra, já idosa, preparava uma torta de camarão deliciosa quando íamos visitá-la, até que uma das filhas nos alertou, dizendo-nos que isso a deixava muito cansada ... E assim, para pouparmos a mãe do meu marido, quando íamos, levávamos o prato principal e a nossa alegria era completa, pelo fato de estarmos todos juntos...


Jesus, nos conta sobre os convidados que recusaram o banquete e o quanto isso enraiveceu o Senhor, como nos narra Lucas no evangelho de hoje: 

 'Naquele tempo, um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no reino de Deus!” Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O empregado voltou e contou tudo ao patrão. 
                                                


Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito e ainda há lugar’. O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo, nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.' Lucas 14,15-24.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque Jesus nos ensina e nos revela o tanto que o Senhor nos ama  e o quanto o Senhor nos quer juntos convosco - Sf 3,17! Graças Pai, porque tudo preparastes para nos acolher e 'nos ensinas o caminho para a vida, cheio de alegrias em vossa presença e de delícias à vossa direita, perpetuamente - Sl 16,11'! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e ajuda-nos a estarmos vigilantes e atentos, abertos e receptivos aos vossos sinais e ao vosso chamado para fazermos a vossa vontade! Ajuda-nos Pai para que 'nos solidarizemos com quem tem fome e com os que carecem de dignidade, colocando os dons e bens que nos concedes, a serviço da comunidade e do bem comum'! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos fiéis testemunhas como filhos amados do Pai, sendo dóceis e obedientes à sua Palavra, amém!

             Brasília-DF., 07 de novembro de 2017
                             Ana Miranda Bessa

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário