8.11.17

LUCAS 14,25-33 - AS EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso Deus e Pai infundiu em nós a capacidade de nos adequarmos em quaisquer situações onde nos encontremos e a minha experiência, foi mudar para outra cidade...

Quando decidimos mudar algo em nossa vida, analisamos minuciosamente o que pretendemos, as vantagens e desvantagens e ao percebermos que tal mudança nos será benéfica tomamos a resolução de fazer o que almejamos... Outra situação é quando somos forçados pelas circunstâncias que se nos apresentam...

Seguir Jesus, também requer discernimento e firmeza de decisão, como nos relata Lucas, no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.

                                                   

Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda, qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se, com dez mil homens, poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”' Lucas 14,25-33.

Diz-nos a Igreja, que 'Jesus ordena a seus discípulos que o prefiram a tudo e a todos e lhes propõe que “renunciem a todos os bens” – Lc 14,33 por causa dele e do Evangelho - Mc 8,35. Pouco antes de sua paixão deu-lhes como exemplo a pobre viúva de Jerusalém que, de sua indigência, deu tudo o que possuía para viver – Lc 21,4. O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos céus.' CIC 2544

E isso, realmente aconteceu e acontece 21 séculos depois da estada de Jesus aqui na terra para nos testemunhar que verdadeiramente, suas palavras, são palavras de vida eterna – Jo 6,667-69. Louvado seja, o Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos criastes e nos formastes com dons, carismas, virtudes e frutos e quando nos chamas, nos capacitas para seguir-vos e servir-vos, porque tudo é vosso – Rm 11,39.36! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, Amor que procede de vós e de Jesus Cristo, vosso Filho amado, plenifica-nos, ó Pai, com o vosso amor – 1Jo 4,16, amor que nos ‘ impulsione para Jesus, para vivermos espírito novo de doação generosa e desprendida em favor do vosso Reino’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, serva e discípula do Senhor, exemplo e mestra nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘assumirmos as exigências do seguimento de Jesus’, centrando-nos integralmente nÊle, Filho amado do Pai! Amém!

Brasília-DF., 08 de novembro de 2017
            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário