24.11.17

LUCAS 19,45-48 - EXPULSÃO DO COMÉRCIO E ENSINO NO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA





O carinho, a atenção e o cuidado que temos com a nossa casa poderá revelar o quanto gostamos de onde moramos, onde todos os detalhes e adereços que a compõem seguem um padrão que admiramos, que nos é agradável e procuramos manter, preservar...

Nosso Deus e Pai tem sua morada celestial, onde, pela sua graça, estaremos com ele, face a face – Jo 14,1-3, mas ele, querendo congregar-se conosco aqui, encarregou à Moisés e depois à Salomão a construção de seu templo, sua casa, conforme as especificações por ele desejadas e assim aconteceu – Ex 25s; 1Rs 5-7; 2Cr 1-8!

Assim sendo, o que nosso Deus e Pai criou deve ser por nós amado, assim como a sua casa entre nós deve ser bem cuidada com esmero e dedicação, preservada para o fim a que se destina... Desvirtuar, profanar esse espaço sagrado, é passível de correção, punição, porque essa não é a vontade do Senhor como nos narra Lucas no evangelho de hoje:                                    


'Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.' Lucas 19,45-48.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a exemplo de Jesus, cedinho estamos todos os dias com os irmãos na vossa casa ‘para celebrar o vosso nome glorioso’ e os vossos sacramentos; para ouvir a vossa palavra e participar da ceia que o Senhor nos oferece como fonte de fortaleza para caminharmos dia a dia, na prática da caridade, buscando a nossa conversão! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor

Pai Amado, na unção do vosso Espírito Santo imprime em nossos corações o desejo de querer estar sempre em vossa casa...Sabemos que o Senhor está em toda a parte, como o ar que respiramos, mas também sabemos que o Senhor quer que vivamos em comunidade, amando-vos e amando-nos mutuamente em nossa casa e em vossa casa, que está sempre de portas abertas para nos acolher – Mt 22,34-40; At 2,42s. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e obediente à Palavra, rogai a Deus por nós e pelos pais para que apresentem os seus filhos pequenos ao Senhor no seu templo, como fizestes com Jesus, que aos doze anos, sabendo o caminho do templo lá estava, com os doutores da lei – Lc 2,22s. Amém!


Santo André Dung-Lac, Presbítero e Mártir - atual Vietnã, nos séculos 17 ao 19, ele e mais de uma centena de companheiros foram martirizados por ali introduzirem e viverem a religião cristã, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

           Brasília-DF., 24 de novembro de 2017

                      Ana Miranda Bessa

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário