11.11.17

LUCAS 16,9-15 - DITOS SOBRE O "DINHEIRO". REAÇÃO DOS FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Martinho de Tours, Bispo. Martinho – atual Hungria, 316-397 -, abandonando a carreira militar, tornou-se sacerdote e depois bispo de Tours, onde se fez apóstolo das populações rurais. Fundou na França o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica teve destaque fundamental na história da Igreja na Gália.
Liturgia.

A mídia brasileira noticiou que a palavra mais usada neste tempo é “corrupção” ... E por causa da corrupção, nosso País vive um caos, um déficit nas contas públicas que reflete drasticamente na Saúde, Segurança, Educação...

Meditando o evangelho de Jesus Cristo, narrado por Lucas, dentre outros, constata-se que verdadeiramente uma autoridade constituída ‘não pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro... – Lc 16, 13. Assim, os corruptos e corruptores que se apropriaram ilicitamente do dinheiro público, unicamente por interesses pessoais, desprezaram a Nação e o seu próprio povo...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 

                                         

Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens é detestável para Deus”.' Lucas 16,9-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas a boa medida e o bom uso do dinheiro para atender as nossas necessidades sem que façamos dele, tão somente, motivo primordial em nossas vidas... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo imprima em nós o princípio da fidelidade e da honestidade na obtenção do dinheiro justo que nos servirá ... Ajuda-nos, Pai, para que ‘sejamos fiéis a vós e aos irmãos a partir das pequenas coisas’, compartilhando com os mais necessitados os dons e bens que nos concedes, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos ‘sábios e íntegros em nossas atividades’, e assim agrademos ao Senhor! Amém!

São Marinho de Tours, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

          Brasília-DF., 11 de novembro de 2017
                        Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário