1.4.16

APARIÇÃO JUNTO AO LAGO - JOÃO 21,1-14 - REFLEXÃO DIÁRIA








Quando passamos por angústias, enfermidades, inquietações, em oração, invocamos o Senhor e derramamos-lhe a nossa alma, contando-lhe tudo – 1 Sm 1,9-18, porque verdadeiramente o Senhor vem em nosso auxílio,’ ele escuta as nossas palavras, considera o nosso gemido’ – Sl 5.

Mais aliviados, contamos ao amigo, ao irmão de fé, e a partir de então, abre-se um liame de amor e o nosso sofrimento compartilhado é suavizado, tal qual Jesus nos exorta a que quando estivermos cansados sob o peso do nosso fardo ele nos dará descanso... porque seu jugo é suave e o seu fardo é leve – Mt 11,28 s. Graças, Senhor!

A morte de Jesus, deixou um vazio muito grande no coração dos seus amigos e a saída para aquele momento de tormento para eles foi a decisão de Pedro: “Eu vou pescar” e os demais o acompanham, para retornarem ao que faziam, porque penso, não sabiam o que fazer naquele momento, e  fizeram o que sabiam fazer, mas sem sucesso, e Jesus que como o Pai, vê e sabe tudo - Jo 21,17 lhes aparece e é maravilha aos nossos olhos...

Acolhamos com Alegria Pascal a Palavra do Senhor, narrada por João que estava lá, viu, ouviu tudo, e nos dá seu testemunho verdadeiro e eterno, para que cresçamos na fé:

‘Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

                               
Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.’ João 21,1-14.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, vem e permanece conosco Senhor! Abra a nossa mente ao entendimento, abra os nossos ouvidos à vossa Palavra, abra Senhor, o nosso coração ao amor, e o nosso ser todo, a vós, Senhor!

 Jesus Cristo, naquela bela manhã fostes ao encontro dos vossos amigos angustiados e tristes e preparastes peixe e pão assados para eles... Vós que sois o Nosso Senhor e Nosso Deus, os acolheu, alimentou e consolou,  muito mais nós ainda Senhor, devemos vos servir e acolher, alimentar, consolar os nossos irmãos, na força da fé, com a qual o Senhor nos sustenta diariamente, na Santa Eucaristia!

O Senhor nos dá o exemplo da amizade que busca o amigo, o irmão que sofre, ajuda-nos Senhor Jesus Cristo a sermos solidários, fraternos e misericordiosos, para acolhermos a todos, indistintamente, como o Senhor nos acolhe! Graças, Senhor! Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe, para que a nossa acolhida aos irmãos que sofrem, seja agradável ao Senhor! Amém!

Brasília-DF., 1º de abril de 2016
     Ana Miranda Bessa

  

                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário