31.10.18

LUCAS 13,22-30 - NÚMERO DE ESCOLHIDOS : REFLEXÃO DE ANINHA








Tenho lido na mídia críticas severas sobre a fé cristã do Sr. Bolsonaro – Presidente Eleito do Brasil. Alegam aquelas, que o ‘Estado é laico’ para tratar a todos imparcialmente, independente de seu credo, de sua fé e isto, sabemos, é verdadeiro... Também, é este o ensinamento de Jesus  quando na questão do tributo a César: 'dar a César o que é de Cesar e a Deus o que é Deus - Mt 22,15-21'. Como cristãos, aprendemos, que a crucificação de Jesus de braços abertos, simboliza o seu acolhimento a todos aqueles que nele crerem, para que não pereçam, mas tenham a vida eterna – Jo 3,16.36; 6,40; Lc 23,39-43, a Vida que não passa!

Pais que amam seus filhos, regra geral, os educam e disciplinam quanto aos seus direitos, obrigações e limites para consigo mesmos e com as pessoas que os circundem e com as quais convivem no dia a dia, para que sejam felizes...

Nosso Deus e Pai também assim o faz conosco porque ele quer nos proporcionar a felicidade que não passa pela prática useira-vezeira da Justiça junto a todos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? ”

Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
                                          

Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.

Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.' Lucas 13,22-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e ‘as portas das Igrejas estão sempre abertas e receptivas para acolherem a todas as pessoas’ com amor, dedicação e respeito! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo unge-nos Senhor para acolhermos a todos indistintamente, sem preconceitos que os oprimam, humilhem, machuquem ... Ajuda-nos Pai a sermos justos, bons, honestos, transparentes em tudo a fim de passarmos pela porta estreita e estarmos convosco no vosso Reino de Amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, pelos pais e filhos para que tenhamos todos uma ‘convivência harmoniosa e fecunda, vivenciando o mandamento de amor aos pais e ao Senhor nosso Deus Pai-Criador’, amém!

Brasília-DF., 31 de outubro de 2018

             Ana Miranda Bessa

30.10.18

LUCAS 13,18-21 - O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA







Nosso Deus e Pai é Amor – 1 Jo 4,16, Amor que propõe, não impõe... Assim foi a Primeira Comunidade Cristã, que partilhava espontaneamente seus bens em comunhão com todos – At 2,41, porque o amor edifica, constrói, multiplica o bem para todos...

Hoje, a liturgia da Palavra nos traz a Parábola do grão de mostarda, comparada por Jesus à ‘semente do Reino de Deus, lançada por Ele e espalhada pelos cristãos de todos os tempos que vai se implantando nas famílias e nos relacionamentos, nos corações e ambientes dispostos a acolhê-la’, tal qual o fermento que misturado à farinha, vai fermentando-a...
                                           


'Naquele tempo, Jesus dizia: “A que é semelhante o reino de Deus e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.' Lucas 13,18-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai 
'porque o Reino dos Céus é Cristo! Cristo é ao mesmo tempo Reino dos Céus e semente, grão... São idênticos o grande e o pequeno... Pela grandeza de sua misericórdia para com o homem que é terra, ele se fez tudo para todos, a fim de ganhar a todos! É e será sempre Deus - Jo 10,30.38;12,45;14,9, mas tornou-se homem, grão, para nos salvar.' Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para sermos como a semente plantada que cresce e as aves constroem seus ninhos em seus ramos ... Ajuda-nos para que nós possamos acolher fraternalmente os nossos irmãos... E, assim também como o fermento misturado na farinha deixa tudo fermentado para se poder fazer o pão que alimenta multidões, ajuda-nos Pai, para que sejamos caridosos, solidários, generosos, partilhando nossos dons e bens com os nossos irmãos necessitados, os pequeninos do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel que em tudo fez a vontade do Pai, ajuda-nos Mãe a sermos acolhedores, abertos e receptivos de coração, aos ensinamentos do Senhor, realizando simples e pequenos gestos de ajuda, de cortesia e gentileza para a edificação do outro, a fim de merecermos participar do seu Reino de Amor, amém!

Brasília-DF., 20 de outubro de 2018
             Ana Miranda Bessa

29.10.18

LUCAS 13,10-17 - CURA DA MULHER ENCURVADA NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA





Estudei o segundo grau ginasial, atualmente, ensino médio, em uma escola particular com Bolsa de Estudo conquistada mediante aprovação em concurso ... Minha contrapartida para a manutenção de tal benefício, era manter, individualmente, as notas das matérias lecionadas acima de 5 e assim foi, graças a Deus! Nessa Escola, na minha cidade Cuiabá-Mt., a maioria dos meus colegas, eram filhos de pais de classe média alta ... Lá, nunca sofri discriminação...

O Professor Cesário Neto era o proprietário da Escola e elaborou uma Apostila intitulada “Trechos Selecionados” que eu reservei com muito carinho, mas que para minha tristeza, sumiu dos meus guardados...

Jesus nos ensina que quando formos convidados para uma festa, não sentemos nos primeiros lugares porque poderão ter sido reservados para outras pessoas – Lc 14,7-11! Esta passagem bíblica e mais outras, estavam na apostila acima... Foi um ensinamento, dentre outros, que aprendi na minha adolescência, guardei na minha mente e no meu coração e assim faço na minha vida, até hoje...

Caríssimos, a atitude de Jesus para com a mulher encurvada no Evangelho de hoje, chamando-a para curá-la à frente de todos, nos revela a coerência de seu gesto, alicerçado, na sua Palavra, em Lucas 14,7-11!

'Naquele tempo, Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado.
                       


E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado? ” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.' Lucas 13,10-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus sabe tudo de nós – Jo 21,17 e aonde quer que nós estejamos ele tem os seus olhos voltados para cada um de nós e nos chama para perto dele sem dia  nem hora marcada, e sempre, ele vem em nosso auxilio desde que o busquemos, assim como foi também, com Bartimeu no evangelho de ontem – Marcos 10,46-52! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor e livra-nos do ‘fundamentalismo que impede a vivência da caridade’ para com os irmãos que sofrem, os pequeninos do Senhor! Ajuda-nos, ó Pai, 'a valorizarmos a vida, a vida como Dom, respeitando-a em todas as suas etapas, desde a concepção, fecundação, até o momento último com o declínio na morte natural' ! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que suscite ‘nos governantes ora eleitos com os demais existentes, maior responsabilidade, consideração e respeito para com o bem dos mais necessitados’. Amém!

Brasília-DF., 29 de outubro de 2018

              Ana Miranda Bessa

28.10.18

MARCOS 10,46-52 - 'A LUZ DA FÉ EM CRISTO' : REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA







'O episódio narrado pelo Evangelho segundo Marcos (Mc 10,46-52) sobre a cura de Bartimeu, “cego e mendigo”, motiva-nos a um tríplice olhar: para a própria vida, para os nossos irmãos e, acima de tudo, para Jesus Cristo. Olhamos para nossa vida, com humildade e sinceridade, reconhecendo as situações em que faltam a luz da fé e a força para caminhar, seguindo fielmente a Jesus. Olhamos para os irmãos que vivem na condição de Bartimeu, nos dias de hoje, “sentados à beira do caminho”, necessitados de ajuda fraterna para chegar até Jesus e caminhar numa vida nova. Irmãos que necessitam ouvir, através de nós, o que disseram a Bartimeu: “coragem, levanta-te, Jesus te chama”. O que temos feito por eles? Nós somos convidados, acima de tudo, a voltar o nosso olhar para Jesus, suplicando: “Mestre, que eu veja”, “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Com a luz da fé curando a cegueira, possamos seguir Jesus, pelo caminho, numa vida nova, e ajudar os irmãos. O discípulo necessita da luz da fé para caminhar com Cristo, especialmente na hora da cruz, recordando-nos da grande viagem que Jesus faz para Jerusalém, narrada pelo Evangelho que estamos meditando nestes domingos do Tempo Comum. Por ocasião do nosso batismo, recebemos uma vela acesa simbolizando a luz da fé que deve brilhar ao longo de toda a vida. Jesus é a luz. Iluminados por ele, somos chamados também a ser luz no mundo. A vela acesa no altar possa nos recordar sempre a chama da fé em Cristo que jamais pode se apagar no coração e na vida, continuando a brilhar após a celebração da missa ou outros momentos de oração.
                                                



Unidos ao Papa Francisco, nós bendizemos a Deus pelo Sínodo dos Bispos que está sendo concluído, neste domingo, em Roma, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Com a ajuda do Documento final do Sínodo, esperamos poder valorizar e acolher, cada vez mais, os jovens na Igreja, contando com eles na evangelização dos próprios jovens. Em todas as nossas comunidades, seja dada maior atenção e acolhida à juventude! Nós bendizemos a Deus por tantos jovens que seguem a Jesus participando da vida da Igreja, atuando nas pastorais e movimentos, e testemunhando a fé nos ambientes em que vivem. Ao mesmo tempo, nós somos chamados a olhar com compaixão e maior responsabilidade para tantos outros jovens necessitados da luz da fé, procurando ir ao seu encontro. A Igreja “em saída”, ressaltada pelo Papa Francisco, necessita sair ao encontro dos jovens, contando com os próprios jovens, para compartilhar com eles a luz da fé e a alegria do Evangelho.

Rezemos, de modo especial, pelo Brasil, neste segundo turno das Eleições, procurando promover o respeito e a paz entre todos.'


            PALAVRA DO PASTOR
                   A LUZ DA FÉ EM CRISTO!
                     Dom Sergio da Rocha
              Cardeal Arcebispo de Brasília-DF.

27.10.18

LUCAS 13,1-9 - OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ. A FIGUEIRA ESTÉRIL : REFLEXÃO DE ANINHA




A televisão, como a internet nestes tempos, são meios de comunicação que nos oferecem, dentre outros, conhecimentos e diversão para todas as idades...

No dia a dia, percebo que os pais de crianças pequenas, regra geral, quando estas se mostram resistentes às correções, ou em fazer seus deveres, têm como castigo, não verem televisão por x horas...

Jesus hoje, ao ser abordado quanto às pessoas mortas por Pilatos, respondeu-lhes, o que efetivamente se passava em seus corações, estendendo também a sua resposta com relação aos que morreram com a queda da torre de Siloé... Jesus disse-lhes que esses tristes acontecimentos, não se tratavam de castigo, nem de culpa se por ventura,  as vítimas seriam pecadoras mas ressalta que tanto elas, como os que ali estavam, morreriam igualmente... E Jesus, no ensejo, por duas vezes, os adverte, admoesta, para se converterem...

Jesus vai mais além na elucidação sobre a nossa conduta, revelando-nos a misericórdia de nosso Deus e Pai em nos dar uma segunda chance, ao nos contar sobre a parábola da figueira...

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.

                                                 

                                                                                       
E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.' Lucas 13,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘a viver relações de amor sempre crescente com o Senhor, contando com a vossa paciência para que a nossa vida floresça em plenitude’, respeitando-nos mutuamente como irmãos e filhos amados do Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor e dai-nos sabedoria e discernimento a fim de nos avaliarmos conscientemente, compreendendo e vivenciando de forma adequada a Palavra e os ensinamentos de Jesus... Ajuda-nos Pai, a termos a docilidade e a postura das crianças para vos obedecer e fazer a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas famílias do nosso Brasil! Ajuda-nos Mãe, ‘a sermos fortes e prevenidos contra ideias e propostas que desviam do caminho de Jesus’. Amém!

Brasília-DF., 27 de outubro de 2018 

             Ana Miranda Bessa

26.10.18

LUCAS 12,54-59 - OS SINAIS DO TEMPO PRESENTE : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso Deus e Pai é uno com Jesus – Jo 10,30 e Jesus na Santa Eucaristia se faz uno conosco – Jo 6,56-57... Trata-se de um mistério divino maravilhoso, uma ternura de Pai que ama e que quer os seus filhos com ele e nele!

Jesus, em todas as ocasiões, recolhia-se em oração para falar e ouvir o Pai – Lc 5,16 e assim fez a sua vontade – Jo 4,34; 6,38; 8,29. Portanto, para sabermos interpretar o tempo presente, Jesus nos mostrou o caminho, a direção, é buscar Deus em oração, seu Pai Senhor e Criador do tempo, o Pai–Nosso, para falar, ouvir, meditar, vivenciar a sua Palavra, os seus ensinamentos!
                                         


'Naquele tempo, Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Lucas 12,54-59.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças ‘ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! Mt 11,25’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e ‘discernimento, segundo a vossa vontade em meio aos acontecimentos e escolher os melhores caminhos para edificar a nossa Nação, de forma Justa e Solidária’. Ajuda-nos, ó Pai, 'como missionários batizados, inseridos em Cristo e por ele, na sua Missão, a darmos testemunho e transmitir a nossa fé até os últimos confins da terra'! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘estejamos atentos às exigências e urgências do tempo presente e faça brilhar a caridade’ em nossos corações para edificarmos um Brasil melhor, que faça jus à Ordem e ao Progresso - emblema estampado em nossa Amada Bandeira Verde e Amarela, amém!

Brasília-DF., 26 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

25.10.18

LUCAS 12,49-53 - JESUS CAUSA DE DIVISÕES : REFLEXÃO DE ANINHA



A Igreja celebra a Memória de Santo Antonio Galvão - Presbítero. Antonio de Santana - Brasil, 1739-1822 deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como "homem da paz e da caridade", foi um padre amado e procurado por muitos. Celebrando a memória do primeiro santo brasileiro, canonizado em 2017, rezemos pelo nosso País.
Liturgia


Sabemos que o amor edifica, multiplica e quem ama cuida! Nosso Deus e Pai é Amor - 1Jo 4,16 e Jesus, Uno com Ele - Jo 10,30, é Amor! Como o Pai ama e cuida, Jesus também, ama e cuida... ' Deus não divide, mas na verdade, optar por Deus, é rejeitar todo mal, é estar na contra mão de tudo aquilo que nega a beleza da vida, a vida como dom!'

Jesus é o Príncipe da Paz - Is 9,5, e estende a sua Paz, primeiramente aos seus discípulos quando os envia em Missão com a saudação: ‘Paz a esta casa!’ - Lc 10,5, e Paz, a todos que nele acreditam, confiam e esperam, exortando-nos para que não nos perturbemos, nem intimidemos o nosso coração – Jo 14,27! E nesta certeza, podemos considerar que a sua revelação hoje ao dizer não ter vindo para trazer a paz, mas a divisão – Lc 12,51, consideremos a passagem bíblica, da parábola da rede de pesca, que cheia dos mais diferentes e variados peixes, passa por uma seleção, por uma classificação, onde os peixes bons são preservados, acolhidos – Mt 13,47-50.

Nosso Deus e Pai, para livrar-nos do mal da morte - 
mistério divino, serviu-se de seu próprio Filho como oferta para aniquilá-la e abrir o caminho da salvação ... Jesus, ‘ao desposar o desígnio de amor redentor de seu Pai, anima toda a sua vida – Lc 12,50; 22,15; Mt 16,21-23, porque sua Paixão redentora é a razão de ser de sua Encarnação...’. CIC 607.

Caríssimos, ‘somos cumulados da plenitude divina quando fazemos a experiência profunda do amor de Cristo, que exige decisão e provoca divisão onde não há compromisso com sua mensagem.’
Liturgia 
                                                          



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.' Lucas 12,49-53.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ‘desejou que o fogo do Espírito Santo fosse logo lançado sobre a terra...Diz-nos a Igreja que enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. E assim aconteceu, quando o Espírito Santo, pousou - em línguas como de fogo, sobre Maria, a Mãe de Jesus e os discípulos na manhã de Pentecostes, e os encheu de Si – At 1,12-14; 2,1-4.’ CIC 696.

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para ‘encher os nossos corações com o Fogo do vosso Amor e tudo será criado, e renovareis a face da Terra. Ajuda-nos Pai, a defendermos a Democracia em nosso Brasil e promovermos a solidariedade entre todos’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas famílias a viverem enraizadas no amor e na fraternidade, para que superem as divisões e se ponham a serviço da comunidade’. Amém! 


Santo Antônio Galvão - Presbítero, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 25 de outubro de 2018
             Ana Miranda Bessa

24.10.18

LUCAS 12,39-48 - O DONO DE CASA. O SERVO FIEL E ATENTO : REFLEXÃO DE ANINHA






O Evangelho de hoje é a continuidade do Evangelho de ontem... Jesus exorta seus discípulos sobre a vigilância, do estarem alertas, atentos...

A revelação de Jesus quanto à necessidade de vigilância trata-se de um indicativo para trilharmos o caminho da obediência à sua Palavra, à sua autoridade divina, como Filho amado do Pai – Mt 17,5. Os dons que temos, procedem de Deus, e como administradores que somos, devemos colocá-los à serviço... 'Somos corresponsáveis pelo caminho do mundo, pela direção da nossa sociedade...'.

São Paulo disse aos Efésios 3,2-12, dentre outros, que ele, Paulo, como o último de todos os santos, recebeu a graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo, que Deus o executou, em Jesus Cristo, nosso Senhor! 'Elaboremos pois, com clareza a nossa consciência a respeito de nossa conduta, de nossas escolhas e dos valores que presidem a nossa vida...'

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.

                                            


Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”' Lucas 12,39-48.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque ‘em Jesus Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de vós com toda a confiança’ – Ef 3,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo a fim de exercermos a caridade e sermos fraternos, solidários, instrumentos do vosso amor no mundo! 'Tornai as lideranças das comunidades e todos os fiéis em bons e generosos administradores dos vossos dons. Inspirai aos governantes e administradores públicos o espírito de cuidado pelo bem do povo e de reto uso dos recursos da sociedade.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém! Ajuda-nos Mãe, a estarmos sempre atentos e vigilantes aos sinais do Senhor, e bem como, em fazer a sua vontade aonde quer que nós estejamos, amém!


Brasília-DF., 24 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

23.10.18

LUCAS 12,35-38 - NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA : REFLEXÃO DE ANINHA





A convivência pacífica e harmoniosa entre os irmãos de fé cristã, seguidores e vivenciadores da Palavra, é dom de nosso Deus e Pai para todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Senhor Jesus Cristo!

Diz-nos São Paulo que ‘Jesus é a nossa Paz. Do que era dividido, ele fez uma unidade... Somos da Família de Deus. Estamos também no edifício, na sua construção, para nos tornarmos morada de Deus pelo Espírito – Ef 2,12-22’. A nossa contrapartida, por tão grande demonstração de amor de nosso Deus e Pai para conosco, é ouvir Jesus – Mt 17,5 !

Em família, nossos pais cuidam de nós, nos educam, instruem... Assim também fez Jesus, enviado do Pai – Jo 3,16; Jesus e seus discípulos nos deixaram os seus ensinamentos e testemunhos...

Jesus hoje nos exorta a vigiar... São Paulo e São Pedro, colunas da Igreja, ratificam tais exortações de Jesus – dentre outras, em: 1Cor 16,13; Cl 4,2; 1Ts 5,6 e 1Pd 5,8, que culminará ‘... no contexto da tentação final de nosso combate na terra, através da perseverança final. “Eis que venho como um ladrão: feliz aquele que vigia!” – Ap 16,15. CIC 2849.

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater.                                      
                                         


Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”' Lucas 12,35-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a convivência fraterna entre irmãos, nos ajudam ‘a estarmos atentos e vigilantes às necessidades dos outros e, abertos e receptivos à vossa graça que nos cumula de paz, e destrói os muros da inimizade e da separação’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Pai a estarmos atentos, vigilantes, comprometidos com a Palavra, com a verdade, com o amor ...Pai, com toda a Igreja vos pedimos: “Dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós para que possamos ‘construir em todos os âmbitos da vida, relações de paz, amizade e cooperação’. Ajuda-nos Mãe, 'pela força do nosso testemunho missionário, ajudar o mundo a compreender o caminho do amor de Deus no qual nós percorremos e vivemos a nossa vida', amém!

Brasília-DF., 23 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

22.10.18

LUCAS 12,13-21 - NÃO ENTESOURAR : REFLEXÃO DE ANINHA





No sítio fui concebida pelos meus pais e ali também fui gerada; no sítio minha mãe me trouxe à luz pelas mãos de uma Parteira, a Tia Teodora de Cáceres-MT. Desde criança, comi e apreciei as frutas caseiras dos quintais, como cajus, mangas, tarumãs, bocaiuvas, romã, goiabas, tamarindo, limas da Pérsia, limas de umbigo – que não vejo mais; canas caianas, jabuticabas, abacates, laranjas, mamões e etc., apanhadas do pé – assim dizíamos na infância, ou seja, das árvores-frutíferas ...

Desde a década de oitenta moramos no Lago, bairro aqui em Brasília-DF., constituído de casas com quintais e assim, posso continuar a vivenciar a minha infância...

Meu marido e eu, sempre caminhávamos antes de irmos para o trabalho, mas atualmente, por recomendação médica, estamos frequentando uma Academia próxima de casa onde além da caminhada, fazemos musculação...

Na academia, chamou-nos a atenção, ver algumas pessoas, disponibilizarem ora limões, goiabas, bananinhas e etc., de seus quintais, em cestos, sobre uma mesa, para quem quiser... Este belo gesto, fez-me meditar na Palavra de Jesus hoje, quanto à partilha e à solidariedade ...

'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola:
                                               


“A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.' Lucas 12,13-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina e nos adverte ‘contra as armadilhas da ganância e da arrogância para que estejamos sensíveis à situação dos mais necessitados’. Diz-nos Dom Walmor de Azevedo, que 'a ganância é de fato um veneno que corrói, corrói vidas, destrói dinâmicas de solidariedade, impede a verdadeira solidariedade a ser vivida entre nós e cria a indiferença, sobretudo a indiferença para com os mais pobres...'! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nós ‘o espírito da partilha, da solidariedade’. Ilumina-nos ó Pai para compreender que o bem que fazemos é um ato espontâneo do coração – At 2,37s, não de sequestros, invasões de propriedades, imposições ou violências ditatoriais, que não são agradáveis ao Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe, ‘guiando a nossa vida para o bom e correto uso dos bens, fazendo-nos sempre solícitos com os pobres’, os vulneráveis, os pequeninos de Jesus! Amém!

Brasília-DF., 22 de outubro de 2018
           Ana Miranda Bessa

21.10.18

MARCOS 10,35-45 : 'SERVIDORES DO REINO DE DEUS' - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA






'A primeira leitura (Is 53,10-11) apresenta-nos a figura do Servo justo e fiel, o Messias, que através da oferta de sua vida e do seu sofrimento torna-se causa de salvação para todos. A Carta aos Hebreus (Hb 4,14-16) ressalta que Jesus é o “sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas”, assumindo a fragilidade humana e fazendo-se solidário conosco. Confiantes na presença misericordiosa de Deus, nós suplicamos, com o Salmo 32: “Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois em vós nós esperamos”.

Conforme o Evangelho segundo Marcos, Jesus está caminhando para Jerusalém, onde irá sofrer a paixão e morte na cruz. Marcos ressalta que Jesus vai à frente e os discípulos os seguem (Mc 10,32). O caminho que Jesus percorre com os seus discípulos não tem sentido apenas geográfico, mas espiritual, enquanto discipulado, no qual ele vai ensinando-lhes as exigências do Reino. Contudo, em diversa ocasiões, como ocorre na passagem proclamada (Mc 10,35-45). Marcos menciona as dificuldades dos discípulos para entenderem a lógica do Reino de Deus, diferente da lógica dos reinos deste mundo.

                                                      


 A reação indignada dos discípulos ao pedido que os irmãos Tiago e João fizeram a Jesus indica que eles também tinham a pretensão de ocupar um lugar especial no Reino, acima dos outros. Jesus aproveita a ocasião para reiterar o seu ensinamento: “Quem quiser ser grande, seja o vosso servo “(Mc 10,43). Os discípulos que caminham com Jesus, para Jerusalém, devem estar dispostos a percorrer um caminho de doação e serviço, que comporta sofrimentos, e a permanecer com ele até o fim. Nós também, enquanto discípulos, somos chamados a ser servidores do Reino de Deus, de acordo com a vocação recebida por cada um. Qual tem sido o nosso estilo de vida? Seguimos a lógica do Reino ou a lógica deste mundo ?

Neste domingo do Mês Missionário, estamos celebrando o Dia Mundial das Missões. A Mensagem do Papa Francisco para esta ocasião tem como tema: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Nela, o Santo Padre nos recorda a importância da missão até os confins da terra, contando com os jovens nas condições concretas do nosso tempo, com o mundo digital e as redes sociais. O Papa deseja que o Sínodo, que está sendo realizado em Roma, sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” seja oportunidade para os jovens se tornarem “discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até os últimos confins da terra”. Na Arquidiocese de Brasília, temos visto com gratidão e esperança a participação de um grande número de jovens na vida de nossas paróquias, pastorais e movimentos eclesiais, especialmente nas visitas missionárias. É preciso valorizar e favorecer, sempre mais, a presença da juventude nas nossas comunidades. Necessitamos, acima de tudo, dos jovens evangelizando jovens!

A coleta pelas Missões, que se realiza nas missas deste domingo, é um sinal importante de unidade e partilha com os missionários dos lugares mais carentes do mundo. Reze pelos missionários, colabore com as Missões, seja também missionário!'


              PALAVRA DO PASTOR
              SERVIDORES DO REINO DE DEUS
                       Dom Sergio da Rocha
                Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 21 de outubro de 2018
       Ana Miranda Bessa

20.10.18

LUCAS 12,8-12 - INSTRUÇÕES AOS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





Conhecemos o verdadeiro bom caráter e a honestidade das pessoas pelo cumprimento perfeito e íntegro daquilo que falam, prometem e cumprem... É muito gratificante confiar nas pessoas e receber delas a realização efetiva e completa do seu penhor, da sua palavra...

Nosso testemunho, nosso jeito de ser e de agir sinceros, suscitam nas pessoas confiança e respeito, para que elas possam contar conosco, bem como também nós, possamos contar com elas ...

Jesus no evangelho de ontem disse aos seus discípulos para não terem medo de pessoas, e a quem deveriam honrar, amar, respeitar é o Senhor nosso Deus-Criador – Lc 12,1-7. Jesus nos revela que foi o Espírito Santo, que falou pelos Profetas – Lc 24,25s. João Batista dá testemunho do Espírito Santo permanecer sobre Jesus, quando o batizou nas águas do Rio Jordão  e ao mesmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo – Mt 3,16s! E Jesus nos aconselha hoje, que também ao Espírito Santo, deveremos considerar, respeitar, reverenciar, porque o Espírito Santo, nos momentos de tribulação e confronto, nos ensinará o quê, como e quanto falar...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
                                      


Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.' Lucas 12,8-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus graças Pai porque a vossa palavra e o ensinamento de Jesus, testemunham para nós que verdadeiramente o Senhor, Uno em Trindade com Jesus e o Espírito Santo, está no meio de nós, basta ‘abrirmos o coração à vossa luz para crescermos na fé, no amor e na esperança... Graças Pai, porque em vista disso, melhor compreendemos a herança a nós reservada, e mais nos sentimos impelidos a testemunhar Jesus Cristo aos irmãos’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, enviai-nos o vosso Espírito Santo e ‘dai-nos sabedoria para conhecer a profundidade da ação e do vosso poder sobre nossa vida e assim darmos fiel testemunho de Jesus Cristo diante do mundo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelo ‘empenho, coragem e perseverança das pessoas que buscam abrir as mentes obscurecidas e os corações fechados dos irmãos, à luz da verdade cristã’, amém!

Brasília-DF., 20 de outubro de 2018 

              Ana Miranda Bessa

19.10.18

LUCAS 12,1-7 - O FERMENTO DOS FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA











Sabemos que quando vamos fazer uma caminhada, a começamos com o primeiro passo... Céu claro e sol brilhante nos revelam tempo estável, propício, para caminhar ... Mas, céu nublado, nuvens carregadas, indícios de chuva, faz-se necessário ponderar ...

No nosso dia a dia, em tudo que vamos fazer, primeiro analisamos se as condições nos são adequadas ou não, e o mesmo ocorre com o nosso relacionamento interpessoal...

Jesus que conhece tudo e todos, hoje adverte seus discípulos quanto à prudência, em acautelar-se para com a hipocrisia dos fariseus, revelando-lhes que não se deixem intimidar, nem se contaminar por eles... Admoesta-os para que sejam coerentes, autênticos, sinceros e verdadeiros naquilo que forem dizer, porque maior que tudo é nosso Deus e Pai, e é a Deus, a quem devemos respeito e consideração ...

'Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
                                              


Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a esse temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.' Lucas 12,1-7.

Diz-nos a Igreja que ‘Na linha dos profetas – Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista – Mt 3,7-12, Jesus anunciou na sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um – Mc 12,38-40 e o segredo dos corações – Lc 12,1-3; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino – Mt 5,22; 7,1-5. Jesus dirá no Último Dia: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” – Mt 25,40’. CIC 678.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor nos fez e somos seus – Sl 100; sois Onisciente e sabe tudo de nós, o que pensamos, falamos, fazemos – Sl 139 e até os nossos cabelos estão todos contados... Trata-se de uma revelação divina maravilhosa que nos sustenta e nos faz caminhar confiantes e seguros com Jesus – Caminho, Verdade e Vida que nos levará até vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nós a coerência em nossa conduta e em nosso jeito de ser e de agir...Ajuda-nos ó Pai, a sermos autênticos e ‘semear a esperança, a verdade e a caridade’ aonde quer que nós estejamos. Pai, ‘desmascarai a hipocrisia dos que, por trás de discursos requintados, cultivam interesses mesquinhos’, em prejuízo dos mais carentes e vulneráveis, os pequeninos de Jesus ... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘para que nossas atitudes cotidianas sejam sinais da presença de Cristo em nós’. Amém!

Brasília-DF., 19 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

18.10.18

LUCAS 10,1-9 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Lucas, Evangelista. Lucas – Síria - Grécia, século 1º, médico que foi companheiro de Paulo nas suas viagens, é autor de um dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Evangelista do amor e da misericórdia divina, descreve Jesus como amigo dos pobres e das mulheres. Nos Atos, traça o retrato da Igreja que persevera no ensinamento dos apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração. Imitando seu exemplo, anunciemos o reino glorioso do Senhor.
Liturgia

Caríssimos, todos nós temos aspirações na vida e para alcançá-las necessitamos da graça de Deus e de um projeto pessoal para traçar o caminho que poderá nos conduzir para realizarmos o sonho esperado, desejado...

Diz-se, que, ‘quem casa, quer casa’ e muitos casais, regra geral, quando podem, começam a estruturar-se fazendo uma poupança mútua, preparando-se para alcançar seus objetivos...

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136, tudo criou, nos fez e somos seus – Sl 100; no tempo favorável, enviou-nos o seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo – Jo 3,16, para nos salvar, dentre outros, para construir, edificar a sua Igreja - a morada de Deus entre nós, para nos congregar, nos reunir, acolher...

Somente amamos o que conhecemos e Jesus nos revela o Pai, escolhe pessoas e as envia em missão para que revelem o Pai e a vontade do Pai a todos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

                                            



Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Diz-nos a Igreja, que ‘O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe – Mc 3,14-15. Representando as doze tribos de Israel Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7 e os outros discípulos – Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja.’ CIC 765.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘ao santificar vossa Igreja, a fizeste anunciar o evangelho com fidelidade e ser ouvida por todas as nações, despertando corações generosos para o vosso serviço’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e fortaleza, para escutar, vivenciar, anunciar e testemunhar com fidelidade a vossa Palavra em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a caminhar sempre junto com o Senhor! Amém!

São Lucas – Evangelista e Missionário, ‘vós que curastes muitos doentes’, rogai a Deus pelos Médicos, por todos aqueles que trabalham na área da Saúde e por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 18 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

17.10.18

LUCAS 11,42-46 - CONTRA OS FARISEUS E OS LEGISTAS : REFLEXÃO DE ANINHA






Desde o ventre materno nossos pais já cuidam de nós, e ainda pequeninos, eles nos educam, instruem para a vida e quando adultos, todo conteúdo que aprendemos, assimilamos, apreendemos, irão contribuir para a nossa independência psico- sócio-cultural-financeira...

Assumimos as nossas atividades conforme nossas aptidões, capacidades, dons e virtudes, e nos empreendemos com o firme propósito de darmos o melhor de nós, naquilo que abraçamos ... Assim o é, também, na vida espiritual...

Jesus hoje, admoesta, adverte os fariseus e mestres da lei, porque eles, embora conhecendo a Lei de Deus, não a exercem em sua essência... Tornaram-se vaidosos e exigem que outros a cumpram, mas eles não...
                                            


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. Um mestre da lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis e vós mesmos não tocais nessas cargas nem com um só dedo”.' Lucas 11,42-46.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a sermos coerentes, sinceros e verdadeiros em nosso modo de ser e de agir, conosco mesmo e perante os demais em nossos deveres e obrigações, ‘semeando amor, alegria e paz’, aonde quer que nós estejamos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e infunde em nós o ‘zelo esclarecido’ – Rm 10,2s, para compreender, acolher, vivenciar a vossa Palavra na verdade e na justiça que Jesus nos recomenda fazer! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso modelo, exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe como filhos e filhas do Pai, a escutarmos Jesus para fazermos o que Ele nos diz – Jo 2,5, amém!

Brasília-DF., 17 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

16.10.18

LUCAS 11,37-41 - CENSURA AOS FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA





Constatamos que a ‘corrupção mata’, e a mentira dói, não somente àqueles que se encontram nas filas do SUS, para atendimento médico, mas também, pela falta de segurança nas ruas, nas casas, nos bairros, como no Rio de Janeiro, dominados por facções criminosas, fruto do desemprego que inundou o nosso Brasil... Em outubro de 2017, eram 12 milhões e em 2018, em torno de 13 milhões de desempregados...

A persistência de um operário em décadas passadas para tornar-se Presidente do Brasil - louvável até, mas, seguiu um ritual, um Projeto de Governo, onde todos ‘aqueles que participaram do Foro de São Paulo, em 1990, composto, dentre outros,  por Fidel Castro, Hugo Chaves, e, Fernando Henrique Cardoso e Lula-Dilma  - estes, 
foram Presidentes do Brasil, com o objetivo de transformar a América Latina, denominada URSAL-União das Repúblicas Socialistas da A.L.’, regime social-comunista,  e nos revela um ‘feedback’, que culminou com as barbáries  que vivenciamos atualmente... 

Nesses últimos anos, tempo de preparo para o golpe final acima, foi pautado pela dissimulação e mentiras daqueles que ocuparam o poder em prejuízo do povo pobre e sofrido do nosso Brasil, porque eles mentiram, enganaram, iludiram, dizendo que estariam dando melhores condições de vida para eles, mas na realidade, faziam deles, reféns, para seus torpes objetivos... Mentiras e mentiras... Dissimulados, mentirosos, ‘cheios de roubos e maldades’, como nos diz Jesus no evangelho de hoje:
                                       


'Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. Lucas 11,37-41.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que a mentira, a dissimulação, a falsa aparência no modo de ser e de agir para com os irmãos, visando objetivos obscuros, não confessáveis, são caminhos opostos da fé verdadeira e da caridade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossa mente e em nosso coração ‘a vida de fé, segundo os impulsos da caridade e da misericórdia’! Ajuda-nos Pai, para que sejamos coerentes com a verdade do Evangelho;  amemo-nos uns aos outros como irmãos, respeitando-nos mutuamente, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que sejamos livres ‘das atitudes fundamentalistas e autoritárias e de toda forma de escravidão’. Amém!

Brasília-DF., 16 de outubro de 2018

             Ana Miranda Bessa

15.10.18

LUCAS 11,29-32 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja. Teresa – Espanha, 1515-1582, mulher de extraordinários dons, no Carmelo de Ávila concebeu e realizou a reforma que recebeu seu nome e que se estendeu a toda Ordem Carmelita. Deixou escritos de profunda riqueza espiritual, muito apreciados ainda hoje, que a levaram a ser proclamada doutora da Igreja. Sua sabedoria e coragem nos estimulem ao nosso seguimento de Jesus. Liturgia

A expressão em inglês ‘Fake News’ significando notícias falsas, mentiras, que viralizou nas redes sociais via Internet, fez com que estas redes recomendassem aos seus usuários sobre assuntos veiculados, que,  antes de serem reenviados, fossem checados primeiro quanto a serem ‘boatos’ ou assunto verdadeiro...

A verdade, como antônimo da mentira, desde sempre se fundamentou em provas, sinais, para se constatar a veracidade dos acontecimentos ...

Isto aconteceu, dentre outros, com Abraão – Gn 15,8s; Gedeão, Jz 6,17; Acaz – Is 7,11; Zacarias, pai de João Batista – Lc 1,18-25.

Hoje, os contemporâneos de Jesus, buscam um sinal e assim como essa incredulidade aborreceu nosso Deus e Pai, com Jesus, também não foi diferente, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.' Lucas 11,29-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao nos revelar sua identidade em ser mais que Jonas, e, em outros testemunhos, de ser mais que Salomão - Mt 12,41-41...; mais do que o Templo – Mt 12,6; ou quando lembra, referindo-se a si mesmo, que Davi chamou o Messias de seu Senhor – Mt 12,36.37; ao afirmar: “Antes que Abraão fosse, Eu Sou” – Jo 8,58; e até: “Eu e o Pai somos um” – Jo 10,30” - CIC 590 , nós, temos plena certeza desta verdade... Nós acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus e estamos com ele, em todas as circunstâncias de nossas vidas – Mt 12,30; 28,20; Jo 20,29. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor para ‘sermos sinais que apontam o caminho que conduz a Jesus Cristo, supremo sinal de salvação’, que nos conduz a vós, ó Pai - Jo 14,6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe,  a sermos sinais de Jesus aonde estivermos, como a Senhora foi para Isabel e Zacarias, revelando-lhes a presença de Jesus – Lc 1, 39-56. Amém!

Santa Teresa de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 15 de outubro de 2018
           Ana Miranda Bessa

14.10.18

MARCOS 10,17-30 : 'DISCÍPULOS-MISSIONÁRIOS SANTOS' - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA





'Nós estamos celebrando este Domingo do Tempo Comum, em profunda comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, e com os Bispos que participam do Sínodo sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional, iniciado no Vaticano, dia 03 de outubro. Unidos, como Igreja, nós bendizemos a Deus pelo Sínodo e pela canonização de sete santos, neste domingo, dentre os quais, o Papa Paulo VI, falecido em 1978; Dom Oscar Romero, Arcebispo de San Salvador, na América Latina, assassinado em 1980, enquanto celebrava a missa; e o jovem operário italiano Nunzio Sulprizio, falecido em 1836, com 19 anos. A canonização durante o Sínodo nos recorda a vocação à santidade de todo o Povo de Deus, especialmente dos jovens, chamados a serem santos no mundo de hoje. Somos todos chamados à santidade, através do discipulado e da missão, cada um segundo a vocação recebida. Os santos são verdadeiros discípulos-missionários, especialmente pelo testemunho cotidiano da fé e do amor ao próximo.
                                       



O Evangelho nos apresenta uma pergunta que continua a ecoar ao longo dos séculos: “que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (Mc 10,17). A resposta de Jesus pode ser resumida na expressão “Vem e segue-me” (Mc 10,21). Em Jesus Cristo, o discípulo encontra o Caminho, a Verdade e a Vida. Ao responder à pergunta daquele homem, Jesus “olhou para ele com amor”, propondo duas atitudes fundamentais: a vivência dos mandamentos e a partilha dos bens para obter um tesouro no céu. O apego aos bens materiais torna difícil entrar no reino de Deus, através do seguimento de Jesus. O discípulo não conseguirá trilhar o caminho carregado de bens materiais. Na primeira leitura, o Livro da Sabedoria nos recorda o valor maior a ser cultivado que é a “sabedoria” e não o poder e as riquezas.

O diálogo entre Pedro e Jesus ilumina a questão do desapego a ser cultivado pelo discípulo. Enquanto Pedro fala em “deixar e seguir” (Mc 10,28), Jesus se refere a “deixar e receber” (Mc 10,29-30). A visão de Pedro a respeito parece negativa, acentuando aquilo que se deixa para seguir Jesus. A resposta de Jesus a Pedro se refere ao muito que o discípulo recebe, “cem vezes mais”, já na vida presente, e no futuro, a vida eterna. Contudo, a vida dos discípulos nunca será fácil, cômoda. Jesus menciona também as “perseguições”, que se tornam um critério fundamental para definir um verdadeiro discípulo de Cristo.

A Carta aos Hebreus proclama que a “a Palavra de Deus é viva e eficaz”. Sua força criadora, renovadora, é experimentada por aqueles que a acolhem e testemunham, fazendo-se discípulos-missionários do Senhor. Para ser discípulo-missionário santo, é preciso ter sempre “coração de discípulo”, que se coloca continuamente à escuta do Senhor.'


             PALAVRA DO PASTOR                    
           
DISCÍPULOS-MISSIONÁRIOS SANTOS
                       Dom Sergio da Rocha
              Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.


Em, 14 de outubro de 2018
       Ana Miranda Bessa


13.10.18

LUCAS 11,27-28 - BEM-AVENTURANÇA DA MÃE DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso reconhecimento e gratidão pelo bem que os irmãos realizam, elogiando-os pelos seus dons e virtudes, colocados à serviço de todos, deve ser uma constante em nossas vidas, porque do próprio Pai, receberemos o louvor que nos for devido – 1Cor 4,5!

Imitar nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, deve ser nosso modo de ser e de agir... Jesus, ao ser elogiado em meio à multidão – pelo bom Filho que é, divino, maravilhoso, como sua Mamãe que se fez serva para fazer a vontade do Pai segundo a Palavra que Dele recebera, anunciada, pelo Anjo Gabriel na Anunciação – Lc 1,26-37, estendeu, a cada um de nós que Nele acredita, confia e espera, a recompensa da promessa do merecimento à herança eterna para a felicidade que não passa...
                                     


'Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.' Lucas 11,27-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela presença especial de Jesus, vosso Filho amado, a nós enviado pelo ventre de Maria... Graças Pai, pelas famílias constituídas em dignidade e respeito mútuo, ‘gerando a vida e protegendo as crianças em gestação’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ‘iluminai a vossa Igreja, concedendo a vossos filhos e filhas crescer na misericórdia e no amor’. Ajuda-nos Pai, a  nos declararmos por Jesus - Mt 10,32 em encantamento pela vida e pelo irmão ... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a conhecermos mais e melhor a Palavra do Senhor, para a anunciarmos, vivenciarmos e testemunharmos como praticantes fiéis e perseverantes da mesma, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus . Amém!

Brasília-DF., 13 de outubro de 2018
           Ana Miranda Bessa

12.10.18

JOÃO 2,1-11 - AS BODAS DE CANÁ - NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – Rainha-Padroeira do Brasil e mãe do nosso povo. Ela sempre se mostra atenta às necessidades de seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos mais difíceis de nossa história. Louvemos, com alegria, aquela que soube dizer sim a Deus e nos ensina a cumprir a Palavra de seu Filho, convidando-nos a fazer tudo o que ele nos diz.
Liturgia

A atitude da Mãe de Jesus nas bodas de Caná nos comprova que efetivamente as mulheres percebem os acontecimentos mais amiúde que os homens, se bem que eu creio que Jesus que sabe tudo, fez tal delicadeza com sua Mamãe, deixando-lhe cordialmente a prerrogativa de se manifestar...

Escutei, de um Sociólogo de muitos anos, que as mulheres têm o sentido mais aguçado que os homens porque 'no tempo das cavernas, quando seus maridos voltavam das caçadas de animais selvagens para alimento, elas, sorrateiramente, às escondidas, ficavam a escutar os comentários dos feitos ocorridos na conquista do sucesso alcançado... E daí, fala-se que nós mulheres, além dos cinco sentidos que possuímos, temos um adicional, que é o sexto sentido...'. 

Comparações, divagações, à parte, mas o que me encanta neste Evangelho é a participação de Jesus em acolher e realizar aquilo que sua Mamãe percebeu e simplesmente lhe falou... A atitude de Jesus nos revela e comprova que verdadeiramente, sua Mãe, assim como intercedeu pelos noivos e o Senhor a atendeu, Ela intercede por nós ... Aparecida do Norte, está aí, 2018 anos depois, visitada - por milhares de devotos em gratidão à ternura e à bondade de Nossa Senhora Aparecida, para agradecer e testemunhar os milagres acontecidos em suas vidas e na vida de seus familiares pela intercessão da Santa Mãe de Jesus - Lc 1,43!

'Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 
Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
                                              


 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! ” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.' João 2,1-11. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque assim como muitos Santos e Santas intercedem por nós, dentre estes, João Paulo II, Frei Galvão, Santa Terezinha, Madre Paulina, ‘Ester intercedeu ao Rei por seu povo e foi atendida – Est 5,1-2.7,23 e a Mãe de Jesus, aqui, nas bodas de Caná, intercedeu pelos noivos e Jesus inicia para nós, a sua manifestação gloriosa’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde na mente e no coração de irmãos incrédulos quanto à vossa graça, copiosamente dada à Maria, Mãe de Jesus, para que reconheçam a vossa ação na vida dela e na vida de todos aqueles que acreditam, confiam e esperam em vós, com o auxílio de Nossa Senhora, amém!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa - Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós. Ajuda-nos Mãe e caminha conosco para que como a Senhora, pelo vosso sim, cooperou para a salvação da humanidade, trazendo-nos Jesus, nós também cooperemos, com o Senhor nosso Deus e Pai! Amém!

Brasília-DF., 12 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

11.10.18

LUCAS 11,5-13 - A ORAÇÃO INSISTENTE : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso Deus e Pai tudo preparou para que vivêssemos harmoniosamente em comunidades uns com os outros, respeitando-nos mutuamente... No início da Criação, Deus determinou ao homem e à mulher que se multiplicassem e que também trabalhassem para o seu sustento – Gn 1,26s;3, e assim, caminha a humanidade...

Vivemos um tempo sério aqui no Brasil onde pessoas não tementes a Deus, além de quererem contrariar a vontade divina e eterna do nosso Pai Criador, ao promover o desmoronamento das famílias dignamente formadas e a desorganização da moral e dos bons costumes na sociedade constituída, com a exclusão de valores cristãos que nos foram passados pelos nossos pais, querem também, como programa de governo 'sequestrar' parte dos nossos salários e de nossas moradias...

Quanto aos bens que possuímos, Jesus, ao ser abordado por uma pessoa para que dissesse ao irmão que repartisse com ele a herança, lhe responde que ele não é juiz ou árbitro de tal partilha – Lc 12,13-15; a comunidade cristã, que compartilhou seus bens com os demais, fê-lo, espontaneamente – At 2,42s, não por pressão, nem apreensão, sequestro, nem violência, como fazem os ditadores no mundo...


Jesus hoje, nos ensina a pedir, insistentemente até, e não invadir, nem tomar o que o irmão conquistou com seu trabalho justo, honesto o que não nos pertence, pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; quem bate na porta do irmão, esta lhe será aberta...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.
                                           

Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”' Lucas 11,5-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente, Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20; o Espírito Santo socorre a nossa fraqueza, e quando oramos, intercede por nós - Rm 8,26-27! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e fortaleza para vos buscar na intimidade da oração! Ajuda-nos, ó Pai, a ‘deixarmos de lado a insensatez e pedirmos com confiança, para sermos contemplados pela vossa generosidade’, em todas as nossas necessidades, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘ajuda-nos Mãe a rezar com insistência – sem esmorecer, e sempre pedir o que é do agrado, de nosso Deus e Pai!’ Amém!

Brasília-DF., 11 de outubro de 2018
             Ana Miranda Bessa