27.10.18

LUCAS 13,1-9 - OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ. A FIGUEIRA ESTÉRIL : REFLEXÃO DE ANINHA




A televisão, como a internet nestes tempos, são meios de comunicação que nos oferecem, dentre outros, conhecimentos e diversão para todas as idades...

No dia a dia, percebo que os pais de crianças pequenas, regra geral, quando estas se mostram resistentes às correções, ou em fazer seus deveres, têm como castigo, não verem televisão por x horas...

Jesus hoje, ao ser abordado quanto às pessoas mortas por Pilatos, respondeu-lhes, o que efetivamente se passava em seus corações, estendendo também a sua resposta com relação aos que morreram com a queda da torre de Siloé... Jesus disse-lhes que esses tristes acontecimentos, não se tratavam de castigo, nem de culpa se por ventura,  as vítimas seriam pecadoras mas ressalta que tanto elas, como os que ali estavam, morreriam igualmente... E Jesus, no ensejo, por duas vezes, os adverte, admoesta, para se converterem...

Jesus vai mais além na elucidação sobre a nossa conduta, revelando-nos a misericórdia de nosso Deus e Pai em nos dar uma segunda chance, ao nos contar sobre a parábola da figueira...

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.

                                                 

                                                                                       
E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.' Lucas 13,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘a viver relações de amor sempre crescente com o Senhor, contando com a vossa paciência para que a nossa vida floresça em plenitude’, respeitando-nos mutuamente como irmãos e filhos amados do Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor e dai-nos sabedoria e discernimento a fim de nos avaliarmos conscientemente, compreendendo e vivenciando de forma adequada a Palavra e os ensinamentos de Jesus... Ajuda-nos Pai, a termos a docilidade e a postura das crianças para vos obedecer e fazer a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas famílias do nosso Brasil! Ajuda-nos Mãe, ‘a sermos fortes e prevenidos contra ideias e propostas que desviam do caminho de Jesus’. Amém!

Brasília-DF., 27 de outubro de 2018 

             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário