8.10.18

LUCAS 10,25-37 - O BOM SAMARITANO : REFLEXÃO DE ANINHA






O amor une, edifica, perdoa e em casos que consideramos extremos e precisamos agir rapidamente, justifica toda ação em prol, em benefício da pessoa humana, sem contrariar a Lei de Deus...

Jesus, no evangelho de hoje relata a atitude de três pessoas, sendo que duas delas, arraigadas aos preceitos humanos da época, embora vendo uma pessoa ferida por bandidos caída na estrada por onde passavam, não consideraram o seu sofrimento para prestar-lhe socorro e seguiram os seus caminhos...

Caríssimos, não devemos nos ater aos conceitos meramente humanos... Jesus nos deixou seu exemplo – dentre outros, ao curar o leproso – Mt 8,1-4, revelando-nos que as nossas atitudes para com os irmãos devem ser pautadas à luz do evangelho, da verdade, do amor, da compaixão, da misericórdia, virtudes que são agradáveis ao nosso Deus e Pai, porque são estas as ações Dele para conosco!

'Naquele tempo, um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “O que está escrito na lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”                                           


Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.' Lucas 10,25-37.

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque é maravilhoso acolher e vivenciar o amor, através dos ensinamentos de Jesus para com o nosso próximo... Graças Pai, porque existem muitas pessoas de coração compassivo e bom que desejam sinceramente o bem de todos e podemos testemunhar pela mídia, o socorro, a ajuda prestados por aquelas aos irmãos que sofrem, vítimas de terremotos, inundações, guerras, epidemias e etc. Graças, Pai! Glórias e louvores avós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo unge-nos Senhor com o óleo da verdade que nos fortifica para ajudar os mais fracos... Ilumina Senhor, a nossa mente, o nosso coração para vermos e percebermos a necessidade do irmão que sofre e irmos em seu auxílio, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe e Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Pai, amando-o acima de todas as coisas e amando os nossos irmãos, como Jesus nos tem amado – Mt 22,34-40; Jo 13,34! Amém!

Brasília-DF., 08 de outubro de 2018 

           Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário