4.10.18

LUCAS 10,1-12 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA


A Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis - Religioso e Pai da Ecologia. Francisco - Itália, 1182-1226, de família rica, na juventude desejou ser cavaleiro e partiu para a guerra entre burgueses e nobres. Retornou para Assis e viveu intenso processo de conversão evangélica, dedicando-se ao cuidado dos leprosos e à pregação do evangelho. Seu ideal inspirou a formação de vários grupos de vida religiosa, os quais compõem a família franciscana. Celebrando o patrono da ecologia, rezemos por nossa Casa Comum. Liturgia

A gentileza, o respeito, a cordialidade, a honestidade, a gratidão e demais virtudes, devem estar implícitas na mente e no coração de cada cristão...

Jesus nos ensina a quando chegarmos à casa de alguém, nosso cumprimento inicial deve conter a nossa identidade e o nosso modo de ser e de agir cristão, desejando aos seus moradores, a Paz, e quando essa Paz não é acolhida, nem correspondida, devemos afastar-nos dali, sem animosidade, sem violência, mas, anunciando que se convertam porque o Reino de Deus está chegando...

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 

                                             


Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.' Lucas 10,1-12.

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ensinou e disciplinou discípulos que vivenciaram e testemunharam o vosso Reino a todos, e que converteu – dentre outros, São Francisco de Assis, mil anos depois e até hoje, há mais dois mil anos do vosso anúncio e chamado à conversão, o Senhor está e estará conosco até até consumação dos séculos – Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo ‘dai perseverança e fidelidade aos chamados à vida religiosa e presbiteral, e ajudai os devotos de São Francisco de Assis para que sejam imitadores de sua caridade’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘fortalecei a família franciscana no seguimento de Jesus, na conversão cotidiana e na promoção da vida fraterna, respeitando também, os animais e a natureza’. Amém!

São Francisco de Assis, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 04 de outubro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário