25.10.18

LUCAS 12,49-53 - JESUS CAUSA DE DIVISÕES : REFLEXÃO DE ANINHA



A Igreja celebra a Memória de Santo Antonio Galvão - Presbítero. Antonio de Santana - Brasil, 1739-1822 deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como "homem da paz e da caridade", foi um padre amado e procurado por muitos. Celebrando a memória do primeiro santo brasileiro, canonizado em 2017, rezemos pelo nosso País.
Liturgia


Sabemos que o amor edifica, multiplica e quem ama cuida! Nosso Deus e Pai é Amor - 1Jo 4,16 e Jesus, Uno com Ele - Jo 10,30, é Amor! Como o Pai ama e cuida, Jesus também, ama e cuida... ' Deus não divide, mas na verdade, optar por Deus, é rejeitar todo mal, é estar na contra mão de tudo aquilo que nega a beleza da vida, a vida como dom!'

Jesus é o Príncipe da Paz - Is 9,5, e estende a sua Paz, primeiramente aos seus discípulos quando os envia em Missão com a saudação: ‘Paz a esta casa!’ - Lc 10,5, e Paz, a todos que nele acreditam, confiam e esperam, exortando-nos para que não nos perturbemos, nem intimidemos o nosso coração – Jo 14,27! E nesta certeza, podemos considerar que a sua revelação hoje ao dizer não ter vindo para trazer a paz, mas a divisão – Lc 12,51, consideremos a passagem bíblica, da parábola da rede de pesca, que cheia dos mais diferentes e variados peixes, passa por uma seleção, por uma classificação, onde os peixes bons são preservados, acolhidos – Mt 13,47-50.

Nosso Deus e Pai, para livrar-nos do mal da morte - 
mistério divino, serviu-se de seu próprio Filho como oferta para aniquilá-la e abrir o caminho da salvação ... Jesus, ‘ao desposar o desígnio de amor redentor de seu Pai, anima toda a sua vida – Lc 12,50; 22,15; Mt 16,21-23, porque sua Paixão redentora é a razão de ser de sua Encarnação...’. CIC 607.

Caríssimos, ‘somos cumulados da plenitude divina quando fazemos a experiência profunda do amor de Cristo, que exige decisão e provoca divisão onde não há compromisso com sua mensagem.’
Liturgia 
                                                          



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.' Lucas 12,49-53.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ‘desejou que o fogo do Espírito Santo fosse logo lançado sobre a terra...Diz-nos a Igreja que enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. E assim aconteceu, quando o Espírito Santo, pousou - em línguas como de fogo, sobre Maria, a Mãe de Jesus e os discípulos na manhã de Pentecostes, e os encheu de Si – At 1,12-14; 2,1-4.’ CIC 696.

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para ‘encher os nossos corações com o Fogo do vosso Amor e tudo será criado, e renovareis a face da Terra. Ajuda-nos Pai, a defendermos a Democracia em nosso Brasil e promovermos a solidariedade entre todos’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas famílias a viverem enraizadas no amor e na fraternidade, para que superem as divisões e se ponham a serviço da comunidade’. Amém! 


Santo Antônio Galvão - Presbítero, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 25 de outubro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário